domingo, 13 de julho de 2008

PENSAR EM NADA

Todo mundo gosta de um chavão, né?! Repetir frases de efeito até ajuda, mas, se a pessoa estiver em crise de Depressão, reserve-se ao direito de falar NADA!

Se for dar um conselho, um toque, e quiser usar alguma frase de efeito, faça, mas escolha a frase certa e o momento certo. Uma pessoa em crise é uma bomba prestes a estourar. É nitroglicerina pura! Tudo é um motivo para a pessoa se fechar e distorcer tudo o que você falou em algo destrutivo. Capaz de pensar e sentir que você falou aquilo para prejudicar. É, a capacidade de distorcer de uma pessoa em Depressão é extremamente criativa, ainda mais se for alguém inteligente, estudado...as possibilidades de distorções aumentam! Sim, mas continuando, se quiser realmente ajudar, não fale, pelo amor de Deus: "pense positivo". Isso mata! A pessoa está se achando o O, menos do que nada. Não tem forças nem para ir ao sanitário, você imagine pensar positivo? Dê um conselho que me dei e me ajudou: "PROCURE PENSAR EM NADA!!!"

A minha técnica de PENSAR EM NADA me ajudou a neutralizar os pensamentos ruins. Daí, os pensamentos positivos terão espaço para fluir livremente no âmbito mental.

Ah, também não diga para procurar relaxar, nada disso. Nenhuma técnica de relaxamento, num momento de crise, vai ajudar. É igual a cão raivoso, você isola um tempo... Deixe a pessoa saber que você está sempre ali, mas que vai respeitar seu momento. É, é um trabalho árduo, até porque quem está envolvido de "fora para dentro" (considerando o ângulo do doente ou Depressivo) também tem seus problemas. Afinal, todo mundo tem problema, certo?! E a nossa mente não tem barreiras físicas, nem gavetas, nem divisórias...para separar cada problema por pasta. Tudo se mistura e nós somos, muito, como conseguimos administrar isso. Ah, inclusive, ADMINISTRAR AS EMOÇÕES eu aprendi na terapia. Nada genial, um termo, mas que pode virar uma ferramenta mesmo. Em vez de controlar, administre o que você pensa. Olha, fingir que não está vivendo, ou sentindo, não ajuda em nada! Cada um sempre vai achar que seu problema é maior do que o do outro. E é! Cada um tem o seu problema, e ele sempre será grande. Não existe "o meu é maior do que o seu", nem vice-versa, existe: cada um com o seu. E cabe a cada um dar a dimensão que ele merece. Voltando: é difícil para quem quer ajudar estar sempre bem e à disposição do Depressivo. Isso é natural. Mas, há um esforço mais concentrado em se ficar bem, para poder ajudar. Um Depressivo precisa ser "vigiado" constantemente. Como já falei, a pessoa com Depressão é um perigo a si próprio. Em casos muito graves, aos outros também. Muita mãe mata o filho após o parto e a gente as julga como "desumanas"(algumas até são, afinal, existe a condição animal em nossa mente... veja quanta guerra por nada; quanta gente que adora tirar proveito de tudo, nem que seja invadir um sinal vermelho, só por uma questão de se achar melhor do que os outros...). Essa doença é capaz de fazer com que uma mãe ODEIE o seu filho. Sem um motivo racional (ou até por conta de fome, miséria... ah, sou partidária do Controle de Natalidade. Ter um filho não é simplesmente colocar no mundo e sobreviver...é muito mais! É amor, sim, mas é também um indivíduo que vai ter problema de saúde, vai precisar ir a um médico; vai estudar; vai comer...enfim, é um Ser Humano e requer certos cuidados. Trazer uma criança ao mundo é lindo, mas o ato de "procriar" constantemente pode ser controlado.). O fato é que gera um desequilíbrio mesmo. E a gente vê e condena aquela pessoa, que não teve condições de detectar a doença e nem de tratá-la. A cura é a entrega e a confiança no tratamento. O respeito ao tempo. O desapego do ego e seus artifícios... Em meu caso, eu rejeitei a mim mesma, e me ajeolhava ao lado de Peu pedindo perdão pela mãe tão "pequena" que ele tem. Me julgava não merecedora daquele menino lindo e tão perfeito. A inocência da criança é magistral. Tanta gente briga por tanta coisa sem sentido, quando viver a vida em sua essência, amar, ser amado é o caminho mais certo!
Costumava dizer para Peu que ele veio para me ensinar a criá-lo! A criança vem completa! A gente só precisa se ajustar para orientá-lo. Conheça seu filho e veja como orientá-lo melhor...regras ajudam, mas na prática...viva seu filho, sinta seu filho, curta seu filho e aprenda com ele.

PENSAR EM NADA abre a cabeça. Permite que as agonias entrem e saiam, sem dar força.Não brigue; não force; permita que as emoções entrem e saiam. Daí, o espaço fica livre. Agora, se você é uma pessoa, naturalmente, difícil, fechada, egoísta, orgulhosa...se abra para a melhora mesmo. Confiar de olhos fechados no tratamento (desde que seja um profissional qualificado e preparado). Veja qual a linha de terapia você se adapta. Acredite: passa! E isso eu falo "da boca para dentro" ou "de dentro para fora". Eu passei por tudo que estou escrevendo e muito mais e superei!

Estou reaprendendo a viver, a me conhecer. É estranho mesmo. Você volta a ser criança por um momento, mas vira adulto rapidinho. Cuidado com quem se acha maduro demais, porque pode cair de maduro!!! Cuidado com quem quer ser Zen, sem sentir e viver Zen...seja você mesmo em busca de paz, pela paz e com paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails