sábado, 22 de setembro de 2012

MORGANA GAZEL E O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO - RELEMBRANDO QUE EXISTE UM SER HUMANO EM CADA UM DE NÓS


Arte: Miguel Martins de Menezes

Morgana Gazel é uma escritora de livros que falam sobre "humanização". Seus escritos - sejam romances, contos ou poesias - abordam essa temática de resgate do ser humano, através do respeito a si e ao outro. Suas mensagens são ricas, edificantes e positivas, com honestidade ímpar e peculiar - característica pessoal da autora - onde conseguimos nos ver como um todo. Seus personagens trazem diversas nuances e não apenas um lado bom e outro ruim. Eles são praticamente reais. Somos capazes de vê-los e sentí-los, porque eles, somos nós. Assim como nós temos nossas diversas características, assim eles o são. Para mim, esse é o principal diferencial em seus personagens, em sua escrita, bem como em suas abordagens ao tema "humanização".

Morgana Gazel é dessas pessoas reais que parecem ter saído de alguma novela. Sua história de vida nos remete a entender o que é superação sem sofrimento, apenas sabendo-se e acreditando ser capaz de fazer. Sua principal característica é: se é para ser feito, eu faço. Ela faz. Ela constrói. Ela planta, rega e colhe. Por isso belas lições de vida/amor, em forma de histórias criadas, trazem um toque sutil capaz de ajudar em nosso processo de transformação, evolução, crescimento pessoal. 

Arte: Miguel Martins de Menezes

Psicóloga renomada, Noemia Nocera, a pessoa por trás da Morgana Gazel, traz em si seus aprendizados da vida, desde sua saída de Alagados - bairro popular de Salvador - até sua "abertura" de caminho através dos 3 D´s: dedicação, determinação e disciplina - três de suas principais qualidades, dentre diversas outras. Química Industrial, Matemática - onde atuou como professora em escolas públicas de Salvador -, Analista de Sistemas, Psicóloga, Escritora e sempre: mulher, mãe, amiga, ser humano notável. Em suas histórias, a mensagem de que é possível nos melhorarmos, sim, têm esse fundo real, sustentado pela pessoa por trás da narradora Morgana Gazel e sua trajetória de vida, bem como um cunho psicológico, trazido por sua experiência profissional em psicologia clínica. A vejo muito mais como uma "educadora de vidas", onde nos mostra com seu próprio exemplo, sem peso, sem dramas, sem rodeios, sem carregar nas tintas, apenas de maneira como foi, como é e como ela trabalha para que seja. 

Ler Morgana Gazel, essa "educadora de vidas", é permitir-nos eduzir a luz que existe em cada um de nós com honestidade, bons valores e virtudes que descobrimos sermos capazes de reconhecer em nós à medida que nos deparamos com cada personagem seu, seus dilemas, reflexões e caminhos na vida. No momento em que vamos começar a julgar, não conseguimos... Me senti incapaz de ter raiva deles, mesmo vendo, de fora, e emitindo julgamento de valor, sobre suas escolhas "equivocadas". De fora, torna-se fácil julgar, condenar, estabelecer os caminhos que deveríam ter tomado. E de dentro? Em nossas vidas? 

Seu enredo é como um fio condutor que nos conduz palavra por palavra, como verdadeiras emoções vivas. E não as são? Há vida em cada linha que traça. Os escritos dessa autora são obras primas lapidadas pela sabedoria e experiência de quem sabe o que diz, assim como através do zelo em construir cada período, cada expressão de pensamento, com o uso dessas palavras. O ritmo cadenciado de seus textos nos levam àquele mundo de fantasia real e nem nos damos conta de ver o tempo cronológico passar. Cada passagem nos remete a sensação de saciedade. Começamos a leitura calmamente e vamos aumentando nosso ritmo, como é na vida. Vamos bebendo dessa fonte de conhecimento abundante em vida, em profissão, em si para consigo, em si para com os outros... 

Arte: Miguel Martins de Menezes

Sugiro a quem tem sede de aprender com prazer, através de boas leituras que nos conduzem a nós mesmos, ler os livros dessa notável escritora. Assim é Noemia, Morgana e os escritos que surgem de ambas: uma, a pessoa, com toda bagagem pessoal e profissional; a outra, a narradora, capaz de trazer da pessoa e transformar em histórias inventadas com cunho psicológico e real, romances tocantes de "despertadores de alma". Uma de suas mensagens que me tocou, após leitura do primeiro livro publicado "Enseada do Segredo":


"Fazer diferente exige mais que contradizer"



Morgana Gazel


Essa é Morgana Gazel.

Quem quiser conhecer um pouco mais dessa escritora e seus escritos:

Livro publicado pela Paco Editorial à venda, em TODO O BRASIL,pela Livraria Saraiva
CLIQUE PARA ADQUIRIR SEU EXEMPLAR!

À venda, em SALVADOR, também, na
JHANA LIVRARIA
- Shopping Itaigara -
MORGANA GAZEL - BLOG
O "Aqui e Agora" é um espaço para reflexão. Morgana Gazel é uma dessas pessoas que planta boas sementes e ajuda a construir estradas a nós mesmos. 

Para quem tem essa vontade de se reaproximar de si, Morgana Gazel é mais uma dessas pessoas que colabora com o processo de humanização - como resgate do ser humano!

Pat Lins.

Um comentário:

  1. Oi, Patrícia. Suas palavras fizeram-me lembrar um caminhante que, ao se deparar com uma fonte, enxerga-a tão grandiosa quanto sua sede. Quero dizer, querida, que o mérito não é todo meu, na verdade é mais seu, pois conseguiu encontrar, em meus escritos, o que buscava, por ser uma pessoa singularmente sensível. Um afetuoso abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails