segunda-feira, 26 de março de 2012

COMEÇAR E TERMINAR - ESCALA DE PRIORIDADES


Aos poucos comecei a entender - após começar a praticar no dia a dia - que fazer tudo aos poucos quer dizer: estabelecer a ordem de prioridade; começar aos poucos e concluir o que começar. Melhor fazer um pouquinho de cada vez e finalizar, do que começar tudo de vez e nunca terminar.

Faz um bem danado a sensação de dever cumprido. Essas pequenas conquistas podem parecer pequenas, mas, de uma em uma vou eliminando pendências de minha vida e abrindo novas frentes - também pequenas. Tudo sobe gradativamente e por merecimento.
  

Devagar e sempre é muito melhor, menos desgastante e muito mais provável concluir com louvor! Muito melhor um problema resolvido do que muitos em andamento... Eu, hein? Vejo gente - como eu - se afundando e se aprisionando aos problemas e sempre com a mesma resposta: "Está difícil. Para você é mais fácil...". Já falei tanto isso. Já justifiquei meus infortúnios como uma vítima-mor. Já falei tanto que a grama do vizinho era mais verde e eu, pobre coitada, com minha grama queimada... também, não regava. Criar o hábito de fazer coisas melhores - um pouquinho a cada dia - não é papo de auto-ajuda - no sentido pejorativo que damos a esse termo -, muito menos, apenas palavras bonitas... é possível, desde que comecemos a mudar o foco, o ângulo que olhamos e nos mexamos devagar, lenta e continuamente. Pressa desmedida é para quem está disposto a vagar infinitamente pelos vales das pessoas atarefadas e que nunca têm tempo sequer para respirar. Olha, têm horas em que tudo acontece de vez, só que são eventuais momentos e com prazo para terminar... Problema é quando passamos a vida, dia a dia, a nos enchermos de tarefas e continuar com a sensação de que foi um dia nada produtivo. O detalhe é que não me refiro a ter várias ocupações... todo mundo assume vários papéis na vida e isso faz parte. Me refiro a relação com o tempo, ao desespero e à afobação que gera ansiedade, falta de foco e, naturalmente, uma vida estressante. Sabe quem vai se queixar? O corpo, a mente... nossas células, nossos pequenos átomos. Eles bem nos dão a lição: pequenos e capazes de manter todo um corpo em funcionamento fazendo, cada um, sua parte e sem perder a real dimensão do todo. Mas, como cada um tem que fazer sua parte, façamos a nossa de permitir cuidado com nosso corpo, nossa mente, nossos pensamentos, nossas emoções... nossa vida. Isso não nos impedirá de perder o controle de vez em quando, mas, de saber lidar com essa questão e ir se ajustando até, quem sabe um dia, não perder mais o controle porque estará tudo em ordem, em equilíbrio. Eh! Temos que redefinir nossos valores diariamente, como quem renova votos com a Vida.

Hoje, eu compreendo - apesar de ainda não ter assimilado de verdade - que solução é problema resolvido, não acúmulo de problema e repetição: "afff! Tô cheia de problemas para resolver...". Resolve um, depois outro... Têm coisas que não dependem de nós, a essas, entreguemos ao Tempo e vamos resolvendo os menores. Às vezes eu escuto alguém me dizer: "estou com tanto problema que, só assim, vejo que sou forte, viu?" e não resolve nenhum... E haja força, mesmo. Força bruta. Eu quero força vital. E não me sinto mais bonitinha ou merecedora do que ninguém, apenas, estou vendo e me esforçando para que minhas fichas caiam. E cada vez que cai uma, eu vibro com minha vitória! Não acredito nessa de excesso de otimismo, para mim é fuga da realidade e perde-se o foco do mesmo jeito. Eu, Patricia, acredito no esforço com consciência e, sim, com boas doses de pensamentos otimistas. É assim, às vezes, não sabemos o motivo de ter agido de determinada maneira, mas, ter consciência de que agiu daquela maneira. Depois, tentar se ajustar e entender porquê age dessa maneira. E por aí vai. O importante é começar, ainda que resmungando as agruras da vida. De dez reclamações, se a gente identificar UMA, podemos comemorar! É um começo. Só não paremos. E lembremos: ninguém é melhor do que ninguém, cada um tem seus perrengues e sem essa de que é mais fácil para eles do que para nós... Dificuldade é dificuldade. Se o meu problema é financeiro e o seu é de caráter, para quem é mais fácil resolver? Difícil para ambos. Cada um com seu quinhão. Tem gente que tem dificuldade para emagrecer, outros, para engordar... Tem gente que ama se manter estúpido, e acha que é melhor do que todo o mundo - mesmo sabendo, lá no fundo, que se acha o Ó... - enquanto outros se acham abaixo do mundo... Uma dia, todo mundo entende, que problema TODO O MUNDO TEM! Solução é que ninguém se dispõe a encontrar e quer que caia do céu. Quando cai, ainda reclama, porque não era como queria.
Eu prefiro: LEMBRAR DE SER FELIZ!

Aceleração, correria, se encher de coisas em demasia - redundância enfática, para alertar que, muitas vezes, trata-se muito mais de um "capricho" do desejo, do que algo necessário para nossa vontade - para fazer e alegar que nunca tem tempo para nada, para mim - como fazia e ainda faço muito - é desculpa para não começar a fazer o mais importante: o essencial.

Nunca nos privemos de nos dizer o necessário. Economizar em palavras, em ações para poupar tempo é gastar tempo à toa.

Uma ótima semana para todos nós!

Pat Lins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails