quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RESPOSTAS - ONDE E QUANDO ENCONTRAR: NA IDA OU NA VOLTA?


Hoje, acordei com esse texto pré-pronto na mente de decidi postar... Sentei para dar um tempinho com meu filhote e assistíamos a um desenho animado - meio bobinho - mas, que passou uma mensagem complementar: mesmo que a gente tenha nosso tempo e nosso jeito de ser, o grupo cria um onde temos que nos adaptar e, mesmo querendo ser autêntico, em alguns casos, precisamos nos "nivelar" e dar ao grupo o que eles querem. Assim, eles se aquietam e nos deixam em paz, porque chega uma hora que canssa ser cobrado e gente é gente - no desenho, um menino era fã dos pratos de comida do seu amigo, até chegar o "Chef Aluminium" e ele tinha uma frase de efeito e para todos, todos têm que ter essa frase de efeito para o prato ficar mais saboroso. Mas, o amigo do menino cozinhava muito bem e não tinha essa bendita frase e todos que comiam e saboreavam a comida dele deixaram de comer porque "Chef Aluminium" disse que TODOS OS CHEFS têm que ter! Pois, ele resistiu em criar a dele e disse que cozinhava por amor e conhecimento. Passou e o menino se afastou do amigo por conta da falta da bendita frase. E toda a cidade começou a pedir essa frase e todos, cada um, criou a sua para dizer que dava um "tchan". O homem cedeu e disse: "se isso deixa vocês felizes e vão me deixar em paz, eu vou criar a minha, mas, me deixem trabalhar em paz!". Assim, ele foi em busca dessa frase. Não queria ver em manuais, queria uma dele, que saísse de dentro. Foi quando me veio a tal mensagem reflexiva complementar - uma viagem, né...? Mas, insight é isso, vem quando estamos light, mesmo. Na hora da tensão só sai... só sai... só sai... Nada, apenas entra tensão. E essa a outra coisa foi a frase que me veio à mente na hora da cena dele em cima de um monte, meditando, sozinho e em busca de um sinal e só gritando, tenso: "onde está essa frase? Estou aqui, todo preparado, aberto para receber... Chega logo que eu tenho mais o que fazer...". Preparado? Travado e fechado no tempo de ter que fazer tanta coisa... e não no tempo de se abrir e alcançar. A frase que me veio foi: 

A GENTE PRECISA IR, MAS, AS RESPOSTAS SÓ CHEGAM NA VOLTA!

Na descida do cume, onde ele - o personagem do desenho estava - ele resmungava: "Onde está esse sinalw Eu preciso de um sinal!". Foi para a competição gastronômica e, na hora que terminou o prato, a tal frase de efeito saiu! E todos repetiram e aplaudiram.

A gente tem uma mania imediatista - sim, eu sei que existem vários tempos: o cronológico, o de cada um, o necessário, o que nos impõem, o do Tempo... - de querer obter logo respostas e fechar logo as inquietações.

Vamos em busca das respostas e nem bem formulamos as perguntas ou, não queremos fazer a pergunta certa - muitas vezes nem sabemos perguntar ou o quê... - assim, não sabemos se obtivemos as respostas. Foi, no momento da cena do desenho que a frase caiu e entendi: nem tudo é só "chegar lá" é a continuidade. Não se para o tempo, se segue com ele. 

Pois é, quando quiser uma resposta, vamos em busca, na volta, ela vem junto!

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails