domingo, 28 de agosto de 2011

A VERDADEIRA AMIZADE SUPORTA UMA VERDADE!

Eu não entendo porquê quando a gente se desentende de alguma maneira com alguém - normalmente, acreditamos que só a pessoa causou a situação e nós somos vítmas inocentes... - a gente acumula e alimenta a cada dia e a cada situação mínima uma raiva que, como uma bola de neve, só aumenta e perdemos o foco do real. 

Será que perdoar é tão mais difícil do que acumular dor e ver sempre um inimigo a espreita?Isso me incomoda. 

Às vezes, por dentro de um contexto qualquer, dentro de alguma explosão - que nem sempre e causada pela pessoa que detona a bomba - a gente descarrega tudo ali, naquela pessoa. Ou, somos os detonadores e descarregam na gente. Isso é a todo instante. 

Uma amiga me disse, certa vez, em meio a uma conversa daquela quentes, emocionantes, onde a sinceridade é imperativa - eu sempre me permito vivenciar isso com meus amigos: deles para mim e vice-versa - ela me perguntou: "Pat, eu aprofundei essa conversa de propósito, para que pudéssemos firmar ainda mais nossos laços através da verdade. É bom conversarmos, sempre é muito bom! Normalmente, nossas conversas são bem humoradas, mas, hoje, precisava esclarecer alguns pontos e, para minha surpresa, divergimos muito na maneira de pensar. Isso é maravilhoso, porque por mais que conheçamos uma pessoa, nunca conhecemos totalmente, nem a nós mesmos... O melhor de tudo é que você é a única amiga que sustenta uma discussão como deve ser, para se chegar a um consenso, mesmo que por impulso humanos a gente eleve a voz. É por isso que me sinto sempre à vontade com você. Não temos melindres e por isso nossa amizade é firme. (...) Toda amizade precisa suportar uma verdade..." E essa lição ficou. Nunca havia observado que uma amizade verdadeira passa por entraves, sim, mas, suporta uma verdade, nem que seja a verdade do outro. Isso é maturidade. 

Em amizades mais fracas, perdi algumas, por, hoje vejo, bobagens: fofocas, situações de estresse... Tanta coisa interfere em tudo a todo instante. Será que vale perder um amigo de verdade por UMA situação pontual? 

Assim como qualquer relação, resolver e ver o que salva com honestidade e maturidade é tão difícil, assim? Não sou perfeita, também já perdi alguns amigos e relacionamentos... Tudo é aprendizado. 

Hoje, só discuto com amigos. Porque discussão não é briga, nem para ser polêmica, é troca com objetivo de se esclarecer, não convencer. Se os pontos de vista ficarem claros, a mensagem foi transmitida eficientemente. Senão, refazer. Não perco mais meu tempo batendo boca ou guardando raiva de mais ninguém... Inclusive as raivas já instaladas estão sendo devidamente acarinhadas para se dissiparem.

A gente cresce a todo instante. E essa de decepção é para quem não tem muito o que fazer e tem tempo para perder com coisa pequena. Maturidade requer esforço de compreender, aceitar e respeitar. Depois, seguir em frente. E seguir em frente é seguir em frente, não andar para trás, atrelado a um passado que já foi e fechado para a construção do novo.

A decepção é algo muito mais pessoal e subjetivo. O outro é quem ele é. Durante muito tempo eu jogava a culpa das brigas com meu marido nele: "ele é uma criança", "um imaturo!", etc. Crescer dentro da relação foi minha escolha e tem dado certo. Pensei em separar e essa mesma amiga me diss: "evite tomar decisões em meio à crise." E foi um dos melhores conselhos que tive. A gente cresce muito quando se esforça para crescer e superar os desafios que a vida nos dá.

Então, que todos saibamos crescer dentro das crises, porque, se não for assim, a crise não passa! Saibamos suportar verdades, mesmo que para nós não encaixe e não faça sentido, mas, se fez para a pessoa, deixa. "As pessoas podem pensar o que quiserem da gente. A gente é que não pode se identificar com isso." Mas, aproveitemos para nos avaliar: "eu posso não ser assim, mas, por que fulano viu isso em mim?". Sem neurose ou mania de perseguição. Crescer começa agora! Por que o verbo é ser, o lugar é aqui e o tempo, agora! Vamos deixar portas e janelas abertas para recomeços! Não é preciso manter uma relação, se não existe mais a tal da química... talvez, não fosse para ser, mas, ao menos, tenhamos maturidade para evitar malestar e olhares de esquiva... Vamos afastar o germe que separa, afastemos as durezas da alma. É tão bom ser cordial honestamente. É tão bom ser livre... Não se iluda, esses entraves são verdaeiras prisões... Só e somente só o esclarecimento irá libertar. Assim, até o afastamento acontece naturalmente. E, como tudo que é natural, sem dor, sem sofrimento e sem angústia.

Beijoosss,

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails