terça-feira, 23 de agosto de 2011

SE CAIU, LEVANTA


O grande problema da gente é que quando caímos, lá ficamos e achamos que merecemos tanto a queda que precisamos ficar ali para aprender algo... O que precisamos aprender é que cair faz parte... seguir, também!

Ser feliz começa a todo instante.

Detesto ficar marcada por alguma derrapada. Me questiono: será que só veem a queda? Ninguém é capaz de ver meu esforço para levantar e me redimir? Ninguém é capaz de levantar a mão para ajudar, sem esperar nada em troca?

Só porque tive alguns problemas, não quer dizer que eu viva só esses problemas. Alguns foram superados; novos chegaram; outrros estão indo... E assim vou vivendo: caindo e levantando, como qualquer pessoa que assume que está vivo e que quer ser uma pessoa melhor a cada dia. Melhor do que si próprio.

Só porque hoje estou sem paciência e perco o controle, não quer dizer que vivo descontrolada... Só porque A vida é uma luta e, enquanto muita gente finge constância no temperamento, eu assumo meus rompantes e os deixo ir, para me apaziguar de verdade.


Só porque caí não quer dizer que não posso levantar e ser feliz. Tem gente que me encontra e fala: "Você está ótima! Que bom!" E sei que é porque torce por mim e viu tudo que passei. Em contrapartida, alguns não entendem como é que alguém passa por tudo que passei e hoje está sorrindo e em busca da felicidade e age como se eu fosse apenas a pessoa que teve DPP... Será que é tão difícil ver uma pessoa como o todo, antes, durante, depois e agora? Sem criar expectativa, apenas aceitando que a pessoa não é só uma fase que está passando - passando! Nenhuma fase é eterna, ela é passageira! Hoje, estou gripada, mas, não sou a gripe... Dá para entender?

Como gostamos de marcar as pessoas pelo que ela viveu de ruim. Impressionante! Isso mostra o quanto nos fechamos para as coisas boas e vivemos emrgulhados no abismo do que é ruim. Olha a qualidade daquilo que busca para sua vida. O quê costuma ler? O quê costuma assistir? O quê costuma pensar? Como costuma agir?  Essas coisas que a gente deve questionar e mudar, quando obeservarmos a quantidade de coisas ruins que acumulamos no dia a dia e depois não entendemos porque tanta coisa ruim acontece. Um exemplo? Os telejornais. Os assistimos e acreditamos que estamos nos informando... Fora os programas locais aqui em Salvador que ainda são tidos como "mostram a nossa realidade..." Será?! Programas sem qualidade! 

O que queremos mesmo para as nossas vidas? Selecionemos o que vale a pena. Não me sinto nem um pouco "por fora" por não assistir essas tenebrosidades e, em meio as rodas de bate-papos, quando alguém fala: "Você viu aquilo em 'bocão'?" e eu respondo, com naturalidade: "não!" e a pessoa arregala o olho e diz: "você não assiste tv, não, é? Não se informa, não? A gente precisa ver essas coisas, porque é o que acontece em nosso dia a dia..." Eu apenas digo: "Se para você isso é 'se informar' e se faz parte do seu dia a dia, paciência. Eu não assisto e nem recomendo. Não me sinto desinformada, porque esse não é o tipo de informação que me acrescente nada de bom, portanto, não faz parte do meu dia a dia!"

Muita gente teme "ser diferente", "fazer diferente" e romper com essa onda de coisa imprestável que manipula e engessa as mentes e a nossa capacidade de questionar e melhorar. Por isso que é difícil compreender quando alguém cai e levanta. Essas pessoas limitadas acham que isso é piada, que a pessoa está fingindo e querendo "se mostrar" superior. Desconsiderando todo esforço que é para alguém sair do breu, da escuridão de uma queda. Ir em busca da luz é permitir que os olhos se reacostumem com a luz do sol para não cegar ou enlouquecer. São os anos na "caverna", do nosso querido e eterno Platão, onde nos acostuamos com nossas sombras e esquecemos que só a luz da verdade pode nos libertar. Mas, não é fácil: romper com a realidade do condicionamento ao escuro; romper com os desdéns de quem não quer sair dali e viver a verdade; acreditar e seguir, sabendo que para se sair é um passo de cada vez; ajudar alguém a seguir no caminho dessa luz... 

Bom, na falta do que falar e do medo de mudar, as pessoas taxam as outras de alienadas, loucas ou influenciáveis... Mas, quem fica, aterrado na ignorância, na mesmice da idiotice e do vazio, na normose diária do superficial acha que não, que eles é que são "os tais"! Afinal, estão sempre informados e antenados no que está acontecendo. E com a própria vida, o que faz? Muita gente não sabe o que quer dizer: superação. Talvez por temer sentir a dor de romper e desapegar com o que não acrescenta nada. Superar é saber que tem algo te segurando e puxando para baixo e dizer: "Não! Eu quero sair daqui!" E sair! Mesmo que saia se arrastando, sem forças para empreender nova caminhada de imediato, mas, sempre aparece alguém para ajudar. Ninguém precisa seguir sozinho. E é fácil ver se alguém vem nos ajudar ou nos empurrar para baixo. Não se fala em liberdade podando. Se há respeito. Se há clareza. Se há diálogo, não briga. Muita coisa dá para ver.A vida é isso: seguir, seguir, seguir!

Eu caio e levanto! Leve o tempo que levar, vou levantando, vou seguindo, vou andando, vou saindo de mãos dadas com alguém que acredite e busque a luz da verdade, sempre.

Ainda dentro da caverna, mas, caminhando para o lado da saída. Medo, só de ficar parada e perdida nesse breu. É possível mudar, sim, basta acreditar que ser feliz começa agora: acreditando, vendo, sentindo, seguindo!

Mania tacanha de pensarmos que tudo é impossível, só porque é difícil! Se caiu, levanta! Mania de viver apegado à queda! Deixa o que passou como lição do que não deve ser feito de novo. Corrige e se redime. Corrigindo, não há apego ao erro, há superação. Crescer requer esforço e muito. Não quero receber mérito ou ser avaliada por terceiros sobre minha "melhora", apenas quero me manter no caminho do crescimento e crescer. O verbo é "ser" e pronto. Estar, estamos na fase passageira - leve o tempo que levar - da transição. Dizem que todo mundo evoluirá, que isso é certo. Bom, não sigo meu caminho para ser melhor do que ninguém. Sigo para ser melhor do que minhas dificuldades e meus obstáculos! É isso que é difícil de aceitarem em mim. Alguns questionam: "você que se trabalha tanto, se avalia tanto, ainda comete erros?" Lógico! Todo ser humano erra! Qual o problema? O problema é permanecer no erro! Se caiu, levanta e olha bem para o que te derrubou para saber lidar com isso de uma próxima vez!

Sair da caverna não é fácil, mas, impossível, também não! Se não começar, como sair?

Pat Lins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails