terça-feira, 16 de agosto de 2011

NEM TODA LOUCURA É BURRA, MAS, TODA BURRICE É INSANA! - Pat Lins.

Não consigo entender porquê as pessoas creditam a outra que quer mudar e se tornar algo melhor como alguém que é frustrado e quer desafiar o mundo para se sentir melhor...

Não desconsidero que muitas pessoas ajam assim, dizendo-se de uma praticidade fugaz e rasa, a ponto de perder o auto-controle por qualquer bobagem; com agressividade, em nome de uma paz que não tem dentro; intolerante... etc. Entretanto, existem pessoas que querem sair, sim, desse estado e se entragm a busca. Pessoas que erram, como qualquer outra, porém, veem um sentido além da queda... veem uma razão em se reerguer porque a queda se deu por um passo em falso e consegue ver que se há erro há o que ser consertado.

Estava assistindo ao filme "Poder Além da Vida" e o personagem principal - o jovem, Dan - diante de questionamentos simples, daqueles que nos sacodem, do tipo: "você é feliz?" ou "quem é você?", se revolta e grita isso para o senhor que ele chama de "Sócrates", por argumentar qu ele usava de filosofia, como se isso fosse coisa para doido... Engraçado que ele nunca se deu ao trabalho de perguntar o nome do cara, nem nada mais... nada além de como dar o salto para o telhado que o "velho" deu. Essa era sua curiosidade. Lógico que ao final do filme ele saciou, mesmo sems aber fazer ou explicar em poucas palavras como o "Sócrates" conseguiu chegar ao telhado em alguns segundos, sem subir escadas ou algo parecido... "Não existe impossível!" - essa foi a mensagem que li. Pois, sim, ele falava para o "velho" que ele deveria ser uma dessas pessoas frustradas... Na verdade, só porque o homem era sábio, calmo, seguro e feliz apenas por ter um posto de gasolina que nunca fechava e estava sempre disposto a servir e bem servir. Isso incomoda muito.

Eu sempre almejei ser alguém diferente e levei/levo a vida alemajndo algo que não é para se almejar, é apenas para se ser. Diferente do quê? De quem? Quem sou? Culpei meus pais a vida inteira por terem "me feito" alguém sem iniciativa, por terem me "mimado" muito, até entender que eles me deram o que sabiam me dar e essa era a maneira deles demonstrarem seu amor... Hoje, vivo os embates para me reconstruir, construir, relembrar quem sou, de fato. E isso incomoda. O pior é que me incomoda incomodar os outros e me freio... Sinal que ainda falta muito ainda para eu aprender, apreender, sentir e fazer. "A sabedoria está em agir!". Por que é preciso esperar que algo de ruim aconteça para acordarmos? Meu caminho foi pela dor, por opção. Não uma opção consciente e programada do tipo: "vou, um dia, ter que cair para me levantar!". Mas, foi assim. Conheço pessoas que não precisaram cair, se frustrar ou algo assim para serem pessoas virtuosas de verdade. Cada um opta a maneira como ver as coisas, por isso a vida se torna um mistério para nós, porque queremos ver além do que ela simplesmente mostra. Portanto, "a vida é um mistério, não tente entendê-la..." - risos. É preciso vivê-la! Eu penso que ela não nos esconda nada, a gente é que quer ver mais, como no filme, eles fazem uma linda jornada, e, ao chegar num determinado ponto, "Soc" diz: "chegamos" e Dan, diz: "Onde?" e começa a bradar porque estava tão empolgado no caminho apenas por esperar ver algo diferente... O "velho Sócrates" apenas disse: "você estava tão feliz no caminho, o que mudou?". E é assim que fazemos, perdemos a chance de sermos felizes no caminho porque estamos almejando algo que se afasta à medida que nos aproximamos: o nada. Como a utopia de se alcançar o horizonte e a cada dez passos dados a frente, dez passos o horizonte se afasta. "É a jornada que conta, não o destino". Todos temos um caminho a seguir e um lugar a chegar, afinal, imagino que todos já saibamos que não estamos aqui por acaso, nem soltos e relegados ao tempo que criamos e nos iludimos! Mas, só se transforma aquilo que vive p processo da transformação, daí, a necessidade das três regras:

"Paradoxo, humor e mudança.
PARADOXO - A vida é um mistério. Não perca tempo tentando entendê-la.
HUMOR - Tenha senso de humor. Especialmente sobre si mesmo. É a força por trás de toda atitude.
MUDANÇA - Nada permanece o mesmo."

O duro é que, por não estarmos preparados para o óbvio e para o simples, condemaos que esteja, no mínimo, no processo de agir em direção ao seu interior e sua paz verdadeira, mesmo o mundo todo se destruindo nesse caminho ridículo de guerra em nome da paz... Tudo isso porque tememos o que só está dentro de nós, mas, só lá encontramos as perguntas certas e as respostas.

O que importa é o aqui e agora, só esse tempo pode nos mudar. Diante da pergunta: "Onde está?" respondamos: AQUI. "Que horas são?" - AGORA! "Quem é você?" - ESTE MOMENTO!

Daí, para evitarmos os rompantes da ignorância e da estupidez, comos e fosse coragem, tenhamos cuidado, porque é preciso que tenhamos consciência das nossas escolhas e isso, sim, evita a tragédia: "DECISÕES IMPENSADAS LEVAM A CONSEQUÊNCIAS TRÁGICAS!".

E sobre o medo da morte, "não existe tristeza na morte. Há tristeza em quem não aproveita a vida!".

Não é preciso ser louco para começar a viver, mas, se a palavra que os "normóticos" - doentes da normosidade - assim chamam, que seja, tenho a vida inteira para trienar essa "loucura" da sanidade! A gente não precisa condenar quem não segue o caminho de fazer algo pelo bem, a gente precisa é fazer o bem e pronto! A ignorância está em saber que se sabe tudo e não vê a beleza de cada momento, porque sempre está contecendo algo incomum a todo instante: todo momento é único! Bom, nem toda loucra é burra, mas, toda burrice é insana! - essa é minha!Ainda não cheguei lá, mas, estou a caminho! Caminhando, caminhando, caminhando!

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails