quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"PAZ GUERREIRA" - TRECHOS PARA LEMBRAR E REFLETIR II

Faz tempo que tento organizar meu tempo para continuar com as passagens do livro "Paz Guerreira", que me chamaram mais atenção - aliás, se fosse deixar, acabaria copiando o livro inteiro, porque ele todo, do início ao fim é ótimo!

Agora, mais algumas reflexões para eu me lembrar:

"Um filhote de leão, mesmo sendo criado com gatos domésticos e entre as ovelhas, nunca perderá sua natureza de leão..."

"(...)A dúvida assolou Mulil, qual a vaga atinge o rochedo. Aparentemente não lhe faz estragos, mas cria frinchas na pedra, enfraquece paulatinamente a estrutura do sólido para em algum momento derrubá-lo..."

"(...) Sempre que estiver em dúvida sobre que caminho seguir, escolha o mais dificil."

"(...) não devemos colocar problemas onde eles ainda não existem."

"(...)
- Força? Não. O que Adaran tem não é força. Ele é vaidoso, e o vaidoso não tem força porque está sempre sozinho, ainda que compre apoios e companhia.
- Mas, se isso não é força, o que é força?
-  A força é virtude que compartilham todos os guerreiros de um clã, não é uma questão pessoal, mas sim um poder coletivo. Os antigos diziam que um homem sem cidade não é nada, pois carece de força para lutar como guerreiro. A força e o espírito que emanam da companhia vêm da união dos cavalheiros diante de um ideal superior. 
Dizendo isso, Ravi apanhou no chão um graveto e o entregou a Kadriel, mandando-o quebrá-lo. Kadriel o fez com facilidade. Então, Ravi juntou vários gravetos num feixe e mandou que Kadriel os quebrasse. Ele não conseguia, por mais força que empregasse.
- Por trás de cada graveto existe uma linha de força que os une e justifica, é como uma linha luminosa que se manifesta quando as partes descobrem que na realidade são unas em essência. Tudo no univreso está interligado e interconectado, o ser humano, quando desliza pelo aroma do mistério da união, encontra  a força que vem do ideal, e através da técnica o guerreiro é capaz de explorar com eficácia tudo o que a força do ideal lhe oferece. Espírito, força e técnica compõem as três armas do verdadeiro guerreiro."

"Da solidão do guerreiro nasce o silêncio, e do silêncio, qual véus que se abrem aos mistérios, surge o poder. O poder é a ponte entre o Ser e a existência. É o que abre as portas para a magia e para a vida. Por ser uno com o Ser, é puro. Por isso, o poder nunca pode corromper. Os homens, por perderem o canal do poder, é que se corrompem. Para um homem de poder, não existe o impossível, pois tem consciência  de sua unidade interior de sua própria imortalidade."

"Um líder é um canal do poder. (...) Um líder sempre toma a inciativa certa e sabe que rumo seguir. Sempre utiliza o elemento surpresa e com carisma garante êxito. O líder é como o Sol: quando surge, o caos e as sombras abrem espaço para a sua passagem."

"(...) Só quem tem o poder de vencer dentro poderá vencer fora."

"Discernimento é a arte de separar o que é do que não é!"

"(...) a paz só surge na terra quando há sabedoria. Mas no mundo em que vivia não reinavam os sábios. Então, seria necessário lutar pela sabedoria, lutar para alcançar a paz. E a maior luta deveria ser travada dentro de cada um, para vencer a ignorância, permitindo o surgimento da sabedoria. Não havia como se inspirar pela paz sem antes passar por essa guerra interior."

"...não há impossível!"

"O medo não pode nos paralisar! Senão não passaremos de presas nas garras do predador. A morte é a maior certeza de quem está vivo..."

"Caminhando derramamos nossas lágrimas, e caminhando as enxugamos."

"(...) Serás justo e injusto. Muitas vezes, a justiça soará como injustiça para os ouvidos ignorantes. Amarás e odiarás. Só um Rei, ou um Príncipe, pode abarcar os extremos do sentimento dentro de uma só alma. Compreenderás e não serás compreendido. Tal como um bom médico que para salvar a vida do doente não deverá ouvir seus queixumes, deverás cruzar a linha da sensatez por um bem maior. A solidão será tua maior companheira e só será suportada se encontrares em ti fibra do silêncio. No pináculo da solidão e do silêncio se encontra o poder, ponto de comunhão de todos os reis de todos os tempos. (...) Abre mão de sua própria vida para encontrar a vida própria do conjunto..."

"(...) Nada, para o cavalheiro, é comum. O homem comum pensa antes em si do que nos outros, enquanto o cavalheiro pensa antes nos outros e nada em si. O homem comum perde-se nas culpas e arrependimentos do passado e desespera-se ante as incertezas do futuro, esquecendo-se de estar presente naquilo que está fazendo. O cavalheiro só vive o momento presente, pois sabe que tudo mais é ilusão. (...)"

"(...) há momento para lutar e momento para não lutar!"

"(...) Para a mente, a dor é não ser compreendido. (...)"

"(...) Um filósofo, geralmente, não teme a morte, pois sabe que ela não é o fim de nada. Mas pode temer o que faz da sua vida. O que você chama coragem não passa de temeridade! (...) Muitas vezes aqueles que dizem não temer a morte e por isso se lançam em sua direção, o fazem por medo da vida. É fácil deixar a vida alegando que o faz por uma bandeira, mas isso tem pouco ou nenhum valor..."

"(...) coragem não é se lançar contra tudo e contra todos, nada temendo. Coragem é aprender a saber o que temer e o que não temer. Coragem é agir pode dever, não se deixando levar por baixos instintos, por tendências, por hábitos, por coisas que o impeçam de agir por dever. (...) Como saber a diferença entre agir com coragem, por dever, e agir por instinto? Simples: através da razão. A coragem não é ditada pelo ímpeto, pela loucura, mas sim pela razão, pelo discernimento do que temer e do que não temer. O homem corajoso não permite que sua razão seja obnubilada, que perca o discernimento, quando a situação é adversa. Dor, medo, desejo, prazer e outras sensações do corpo são instintivas e podem obscurecer o julgamento do homem. A coragem é colocar a razão acima desses elementos, não permitindo que tomem conta da sua mente e ditem seu comportamento. (...)"

"O instinto leva a uma reação e não a uma ação inteligente."

"A determinação é uma questão tática que canaliza a energia e a iniciativa para a mesma direção, gerando movimentos positivos que permitem ver soluções de forma inteligente. (...)"

O livro ainda tem muitas lições preciosas...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails