domingo, 3 de julho de 2011

"PAZ GUERREIRA" - TRECHOS PARA LEMBRAR E REFLETIR I


Eu amo ler! Leio de tudo, inclusive, bula de remédio. Por isso, amo ler a vida e tirar lições de tudo - mesmo que sabendo o que deveria ter aprendido e não aprendi, ainda... risos.

Atualmente, estou lendo "Paz Guerreira", de Talal Husseini, e por se tratar de um livro riquíssimo em ensinamentos e levantamentos de questões para reflexões, eis que vou colocar alguns trechos para me lembrar:

"A verdadeira guerra se trava no interior. A verdadeira paz é uma Paz Guerreira!"

"(...) E, como todo grande guerreiro, conquistou a paz... (...) Não é o poder que corrompe, o poder liberta, ilumina. Quando o homem se corrompe é porque perde o canal do poder e da sabedoria. Um guerreiro sabe disso e luta todos os dias para sacar o véu da ignorância que corrompe o homem. Portanto, onde homens comuns se corrompem, o guerreiro resiste (...)"

"As pessoas comuns veem tudo de forma comum e não sabem como conquistar algo diferente porque estão sempre com a mente no passado ou no futuro. O guerreiro vê tudo de forma especial porque vive o presente. Para um guerreiro, sentar-se, caminhar, tomar banho, ver o Sol e as estrelas são sempre atos especiais, porque vive cada momento como se fosse o último. A consciência posicionada no momento presente abre as portas da realidade. Só quem conhece essa realidade tem o verdadeiro poder para governar."

"PARA O FALCÃO POUSAR É PRECISO QUE O NINHO ESTEJA PREPARADO."


"(...) Ausência de medo: morte. Excesso de medo: morte. A vida residia no estreito caminho do controle do medo."

"(...) o fogo é perigoso porque queima, que a água é perigosa porque afoga, que os animais são perigosos porque mordem e que tudo deve ser temido porque é perigoso de alguma maneira, ainda que não saibamos de momento qual seja. A educação pautada do medo (...) é a incapacidade humana em se fazer entender de forma construtiva, mesmo pelas crianças. A humanidade havia desaprendido como ter obediência por respeito e admiração. O medo era a ferramenta mais fácil, começava a ser utilizada na infância e continuava até a morte, o maior de todos os medos. As pessoas viviam com medo e morriam com medo, quando não morriam , muitas vezes, do próprio medo. O instrumento natural de proteção e sobrevivência era transformado em aparelho de letargia e inconsciência."

"Certas aves, como os falcões e as águias, têm características muito especiais (...) Ao contrário de outras aves, quando veem uma tormenta, vão diretamente de encontro a ela, não se escondem, nem ficam agitadas, abrem suas asas poderosas e velozes e enfrentam a tormenta, superam as nuvens negras, a tempestade, os choques elétricos provenientes dos raios. Sabe por quê? Porque sabem que acima, para além da tormenta, está o brilho do Sol!"

"(...) - Diz-me aonde devo chegar, e irei.
- Chegar não é tão importante quanto é caminhar. É a trilha que conta, é a jornada que modifica.
- Mas, não se descobre o mistério se chega a ele? Não devemos chegar a algum lugar para para chegar a esse mistério?
- O mistério que se encontra no final é o mesmo mistério que se encontra no início e no meio..."

Logo mais, mais trechos para lembrança e reflexão!
Os techos acima são do livro "Paz Guerreira", de Talal Husseini e vale a pena ser lido e saboreado em cada uma das suas 710 páginas!

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails