domingo, 16 de novembro de 2008

NOSSA ESTIMA É CAPAZ DE CAMUFLAR MUITAS VERDADES


Eu não sou o tipo de pessoa que vive apenas os defeitos das pessoas, eu vivo também suas qualidades. Sempre tive o lema de que "quem ama o feio, ama o feio". O que quero dizer é que quando a gente ama, apesar de ver os defeitos, as qualidades devem prevalecer, mas, também, não precisa fingir que a pessoa é perfeita, senão, o desastre é garantido...




Tenho observado que algumas pessoas do meu convívio, como uma maneira de manter o "amor", precisam camuflar os defeitos dos outros, como se "não os vendo" ele deixe de existir. Por exemplo, a pessoa tem uma doença grave, tipo problema cardíaco, mas, ninguém na família toca no assunto, e algumas gerações desconhecem o que os mais velhos têm, tentando passar a imagem de perfeição e "saúde", como se alguém lá pedisse para ter problemas. Então, não comentando, a doença deixa de existir... e, assim, pode-se gostar da pessoa e de seus herdeiros genéticos... isso, quando se trata de doença. Fora quando é de caráter...
Existe também a questão do ambiente "carregado". Foi esse fator que me trouxe a frase do título: NOSSA ESTIMA É CAPAZ DE CAMUFLAR MUITAS VERDADES. Tem uma casa onde vou, vez ou outra, que é um dos ambientes mais "pesados" que já entrei. As pessoas que vivem lá até sentem, mas, como são muito apegadas ao local, caíram no costume. Uma dessas pessoas, inclusive, credita esse "peso" a fatores diversos, menos à sua própria contribuição. É aquela história, sou tão boa, me "cuido" que nada de mau acontece aqui... ficou meio vago porque não devo me aprofundar, enfim, a pessoa que realmente mora lá é muito estimada por esta que acabei de citar e esse estima faz com que não se admita que o lugar é pesado... Por isso que comecei a refletir que NOSSA ESTIMA É CAPAZ DE CAMUFLAR MUITAS VERDADES. Eu gosto muito dessas pessoas, mas, nunca deixe de sentir esse "peso", nem deixo de ir lá para visitá-las, vez ou outra.



É o clássico "tapar o sol com a peneira". Não faz sombra, não esconde e não é proteção! Muito menos SOLUÇÃO.




Eu creio que se a gente ama uma pessoa, deve amar em todos os sentidos e em toda a extensão da palavra/sentimento amor: com defeitos e qualidades. Se tiver a capacidade de amar a pessoa como ela é, você realmente a ama.


Gostar de alguém, de verdade, quer dizer aceitá-la como ela é e respeitá-la, mas, saber conviver com essa diferença, respeitando, inclusive, o seu jeito. Tanto bandido que ainda é amado. Gente, ninguém é 100% "bom", nem 100% "mau". Todo mundo tem o seu "calcanhar de Aquiles", por mais perfeito que se ache, SE É IMPERFEITO! Toda ilusão acaba gerando uma cobrança indevida e consequentemente, uma decepção. E a "culpa" ainda é do outro... risos, nunca de quem se iludiu.


A gente não precisa camuflar a verdade para apreciá-la. Viver a verdade é vivê-la de frente e como ela é. Isso é viver a realidade.

Pat Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails