quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ZONA DE CONFORTO


A gente tem sido cobrado a sair de tanta zona de conforto de vez que é confortável ficar em algumas, para ter fôlego e seguir. A gente tem mania de querer fazer tudo de vez e ao mesmo tempo... depois, cansa, cai, satura e se perde... Sabotagem? Ansiedade? Reatividade? Se a gente parar para escutar todos os "especialistas" da vida alheia, que entendem desde pré-natal até geriatria, passando por uma plantação de mamão e chegando até a NASA... sério, você não vai sair do lugar e ainda por cima, vai pirar!

Importante mantermos acesa a luz do bom senso e o reconhecimento das limitações... e não se deixar limitar. Fazer o que dar, de ninguém cobrar e de ninguém ser cobrado!

Gente, é tanto programa na TV dizendo como mudar a sua vida em curto espaço de tempo que se for fazer tudo de vez, meu Deus, você vai desejar uma zona de conforto à beira mar, numa praia deserta. É tudo tão lindo na teoria... São boas dicas, mas, francamente, isoladamente é tudo 100% aquilo... pena que a vida não para e nem é aquele 100% do recorte, daquela parte... Mudança cansa e dói... por isso que é bom saber por onde começar e fazer uma coisa de cada vez, porque mudamos cada parte que compõe um todo.

Nunca diria: não faça. Apenas me digo: por onde começo, o que e como fazer? E, sério: vai com calma! Ninguém precisa mudar para agradar no julgamento. A mudança é gradativa!

Quando vejo esses programas na TV - onde a repetição só daquilo nos angustia...-  penso: deve ser beleza entrar e sair da casa dos outros, ensinando o que de fato é correto e conseguir dar uma ajudinha. Para quem precisa de ajuda, recebe de fora, porque é tanta coisa de vez que receber ajuda é importante. Não sei quem inventou que crescimento, educação, criação de filho é algo apenas para os pais. A responsabilidade é dos pais, mas contar com apoio de outros é melhor do que contar com o julgamento dos outros. Esse é o ponto! Os grupos sociais lembram aos pais que a responsabilidade é deles. Tá, beleza! Mas, cobram e cobram e cobram tanto que me pergunto: a responsabilidade é dos pais, tá! E precisamos ser cobrados pelas nossas falhas humanas?

Não é para acomodar. Mas, ninguém merece estar em seu processo, em sua busca e ter que ficar sendo cobrado pelo que AINDA não fez. Pior: por alguém tão humanamente falho... Isso é CRUELDADE. Ouvir sugestão nunca foi problema... Ouvir crítica destrutiva, esse sim é o problema. Fora ser cobrado pelo que está em sua lista, mas ainda não chegou esse ponto.

Vou fazer um programa: SOCORRO, JÁ NÃO AGUENTO MAIS TANTA GENTE 100% CERTA! A vida não é um "Show de Truman", minha gente! A vida real é com erros, sim. Mas, com acertos no caminhar.

Bom mesmo é se saber, se aceitar - isso inclui as falhas, as limitações... - e reconhecer que não tem forças, mas pode ter!

Mudar é bom! Mas, mudar junto tem mais força. Como os lobos: se fortalecem em alcateia, mas vivem sozinhos! Vou fazer um programa SUPER FORÇA, ATIVAR! Porque união fortalece! Cobrança, enfraquece!

Bom, tem tempo e hora para tudo! Hora de descansar, de deitar, de ficar na zona de conforto. Hora de acordar, levantar, sair... Tudo ao seu tempo! Hoje em dia, de tanto se falar: "sai da zona de conforto", em vez de ajudar, vem criando um estado ansioso e angustiante. Não existe fórmula certa, muito menos uma única zona de conforto em nossas vidas. Existe dia a dia. Existe se buscar. Existe errar e acertar. Existe tentar. Existe entender que só muda genuinamente com um passo de cada vez! Correr? Só na rua, como atividade física. Nunca vi uma árvore sair correndo para dar frutos no tempo certo... Existe: o tempo certo! Inclusive, tempo certo para errar, para dar fruto "peco". Quem disse que acertar é só tirar 10 na escola?

Importante é entender, ter consciência, e se organizar, se preparar. Até sair. Senão, sai abruptamente e volta correndo, com medo, cansado e mais resistente! A zona de conforto existe por alguma razão. Não para ficar a vida inteira. Mas, para ser um ponto de espera. Melhor sair, sim, porque não foi feita para viver lá. Mas, podemos tirar esse peso extra e excessivo de que zona de conforto é algo tão ruim e péssimo como pregam. Mania de nos dizerem que não podemos ter um confortinho na vida... tudo tem que ser pesado? Para mim, sair da zona de conforto é consequência de ascensão da consciência. Levante a mão quem é consciente de tudo o que faz! Dê um passo a frente quem tem domínio e controle de si, 100%! Divirta-se e viva aquele que se vê como HUMANO, eterno aprendiz!

SÓ O CONHECIMENTO TRANSFORMA E NINGUÉM NASCE SABENDO DE TUDO!

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails