terça-feira, 7 de agosto de 2012

RAZÃO E EMOÇÃO NA DOSE CERTA


Gente, desenvolver apenas a razão é desequilíbrio, também. O excesso de razão gera frieza e indiferença e onde fica o sentido? O que se pretende alcançar?

É fácil se perder acreditando-se encontrar-se racionalmente. No excesso de razão não há paciência, nem tolerância - virtudes tão importantes para o estabelecimento do respeito -... há pressa e tempo cronológico correndo. Não há sonho, apenas meta. E qual o sentido dessa meta? Para quê realizar? Qual o sabor dessa conquista? A razão em excesso tira o gosto, o sabor, o tempero. Dá-se o tempo e técnica do cozimento da vida, mas, sem gosto. E o paladar? Tudo que existe em nós tem um bom motivo. A razão excessiva nos faz apenas ver com os olhos, e nada mais enxergar.

É fácil afundar-se no excesso de emoção. Mergulha-se tanto no impulso, no ímpeto, deixando-se guiar pelo instinto de sobrevivência que esquece-se de viver. Não há foco, nem meta, nem rumo a seguir. Não há onde chegar. Há ilusão e tempo fantasioso e irreal. Um mundo de sonhos. O sonho é melhor quando pode ser vivido! Um sonho real tem um sabor especial. Infelizmente, só com emoção não dá para realizar.

Assim, amizades terminam, relações são abaladas. As diferenças se tornam muros gigantescos. Eu também vivo esse dilema e construo muros e muros. As pontes requerm de nós esse equilíbrio. Não se iluda, numa hora se tem, na outra, cadê? Onde pisar? Como pisar? Não é só o caminho, é muito mais o caminhar! Precisamos urgentemente aprender a construir... Destruimos demais em nome de nós mesmos. PS - não falo para sermos permissivos, limite é importante. O "limite" é que é a questão.

Se cada um fizer a sua parte, todos estaremos melhorando esse caminhar.

A dose exata de razão e emoção, o equilibrar-se no desequilíbrio é o caminho, para mim. Isso, para mim, é viver intensamente, no equilíbrio do desequilíbrio nosso de cada dia.

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails