quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A PRÁTICA DO DESAPEGO

Falar em desapego é mais fácil do que praticar...

Praticar o desapego é simples; difícil no começo, mas quando realmente entramos no grau de consciência e entendimento, fica mais fácil.

Difícil é ficar no embate ou teorizando...

É o desapego que favorece a boa mudança. Desapego não me soa como ficar indiferente à realidade, mas, entender que é hora de seguir adiante e deixar aquilo que te prende, te soltar. Melhor, é hora de nos soltarmos do que nós nos deixamos prender. 

Às vezes eu me pego observando a beleza da Natureza e vejo árvores com raízes enormes, fortes, firmes e elas são felizes assim, porque já cumpriram e cumprem a bela missão de nascer de um pequeno fruto e produzir outros tantos que vão seguir e seguir, até encontrar o solo e deixarem-se nascer. Todo mundo tem um ponto a chegar e só lá fincaremos nossa raiz física, mas, nossa vida quer mais e estará em cada pólen que voa por aí, se multiplicando em cada nova fase. Seguir não quer dizer deixar de saber de onde veio, mas, saber para onde quer ir e ir!

Se desapegar é entender o que é mais importante: ir ou permanecer. Em muitos casos, a pessoa se encontra e o permanecer é a missão de vida. O desapego, nesses casos, é das ilusões de que deveria estar vagando por aí. Vagar não é desapegar, é ir sem saber para onde, nem de onde veio.

Nem toda oportunidade é de ir a outro lugar, mas, se for para ir, só indo para saber. Se for para voltar, só voltando para saber. Vai e volta, se for o caso. Enquanto há vida, há como se redimir, há o que aprender, há para onde ir de novo... Isso, para mim, também é desapego: desapego de idéias fixas e de pensamentos engessantes.

Desapego é estar aberto, com consciência de si!

Pat Lins.

2 comentários:

  1. Bacana o texto Pat!!!
    Desapegar-se para se livrar de qualquer sofrimento ou medo de perder. Uma boa estratégia é diminuir nossas necessidades ao mínimo possível para minimizar qualquer medo de perda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... é mesmo! Quanto menos inventarmos necessidades, menos teremos que inverter o processo.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails