quarta-feira, 15 de junho de 2011

SONHO, REALIDADE e CAMINHOS NA VIDA

Foto: Blog Palavra Abera

A distância entre o SONHO e a REALIDADE REAL é ACREDITAR e AGIR.

Pode parecer fácil... e pode ser, mesmo. A única maneira de diminuir essa distância e alcançar a ação é COMEÇAR.

Tanto ainda para começar! Acreditar mais e agir mais! Tudo só começa do começo, mesmo que já tenhamos avançado em anos de vida, mas, cada começo é sempre começo e, enquanto há vida, há um caminho a ser seguido.

Não se trata de romantismo, é crença pessoal: "chegar lá" requer muito mais fé do que se pensa, porque, nem sempre precisamos chegar aonde queremos ir... 

Muitas vezes exigimos do tempo que cure nossas frustrações... Por que não diminuimos as expectativas? 

Engraçado e que nos referimos ao próximo passo e, muitas vezes, nem demos o primeiro... ainda juramos de pé junto que já trilhamos uma longa jornada. Dá pena é saber que todos nós somos assim. Pior são os que se deixam levar e juram de pés juntos que não têm mais tempo a perder. Impressionante como o "valor" capitalista é imperante. Todos os nossos passos são para conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho e "ganhar" mais. Sei lá, tenho visto que escutar a voz do coração é que nos leva a todo tipo de realização, inclusive a financeira. Sabendo para onde ir o caminho é próspero. 

Como querer subir cada degrau da vida se nem nos damos o trabalho de saber qual escada é a nossa? Vamos no embalo da onda, do que dá dinheiro... E quem há de nos condenar por sermos tão humanos e agimos assim porque assim vemos. Um dia, somente no dia em que sentirmos o coração bater diferente e decidirmos deixá-lo falar - não apenas imaginar que ele esteja falando - conseguiremos escutar a voz da alma e saber para onde ir, qual escada subir. Nesse dia começaremos do começo e daí em diante o tempo será nosso aliado, porque assim seremos dele.

Como chegar ao topo da vida e termos consciência de tal feito se nem sabemos que rumo tomar? Ontem, uma amiga/irmã me disse: "... estou falando de mim: não tenho mais tempo para essa visão romântica da vida, sacou? Tenho que mudar de área, para algo que goste e que vá me dar dinheiro... Não é para você, não, falo de mim..." Disse que entendia e que era algo para ser pensado.

Pois, pensei e saiu esse post. Muitas vezes não percebemos que está tudo em nossas mãos. Não precisamos nos arrepender por ter tentado e não ter dado certo - já sei, você vai dizer: "eu não estou arrependida, mas, sem tempo para perder..." risos - nem pensar: "deveria ter feito Direito há tempos atrás, bestei"... Para mim, fazer direito, seja Direito, Medicina... Museologia, Geografia... é fazer o que sente que está na hora. Esse é O momento. Esse é o começo do novo caminho que, pode ser ou não, O caminho. Esse é o momento onde a distância entre dois pontos diminui. 


Ser grato a Deus inclui reconhecer que se é a hora, que seja e amém. Qualquer um de nós está passível de se tornar vítma de si, das expectativas e do desejo de ter estabilidade financeira como solução dos problemas - em meu caso, resolveria muitos problemas de ordem financeira - mas, que fique clara a diferença entre pagar contas e ser feliz. Eu senti, pela voz e pelo desejo de não querer perder tempo como alguém que está começando a beirar o medo. Alguém pressionada pela mente dos desejos humanos - não me refiro a "certo" ou "errado", mas, a esquecer que, começar é um caminho. Acreditar e ir. Isso não é romantismo. O tempo não passa rápido, a gente que vive perdido e demora para se aliar a ele. Eu não falo isso porque seja mais fácil para mim... Cada vez que percebo uma cosia e acredito estar consciente e que "aprendi", vem uma lição para me testar e para que eu apreenda! Ainda assim, nem me torno romântica - no sentido de sonhadora... me vejo e me reconheço mais como idealista, sendo que, neste caso, o próximo passo é o passo bem dado da ação... um idealista se permite sonhar um sonho como meta a ser alcançada, por isso que falta a ação, senão, vira sonhador, romântico... -, nem me torno frustrada... Tudo na vida precisa ser dosado. Cumprir os papéis de casar, ter filhos e etc faz parte do que nos propormos de verdade a fazer e fazemos. Talvez seja algo para pensarmos: 

1 - O QUE ME PROPONHO A FAZER - independente de se escutei ou não a voz do coração, ainda - EU FAÇO? 

2 - O QUE ME PROPUS E FIZ, ERA PARA SER FEITO? 

3 - DE QUALQUER MANEIRA, HOJE QUERO FAZER ALGO DIFERENTE, NOVO, QUERO SEGUIR MINHA VONTADE, NÃO MEU DESEJO; QUERO SEGUIR MINHA VERDADEIRA VOCAÇÃO, POR ONDE COMEÇAR? A resposta é óbvia: PELO COMEÇO! Se eu não começar pelo começo, se eu não agir, quem fará por mim?

Eu ainda tenho muitos sonhos, muitos ideais, muitas metas... Vou seguindo uma de cada vez, passe o tempo, que eu quero seguir e que eu vá da melhor maneira. Já fiz muitas coisas: algumas deram certo, outras erradas... O que sei foi do que fiz e não do que deixei de fazer, esse caiu no futuro do pretérito.

Bom, enfim, cada um com sua linha de pensamento e postura de vida. A minha é assim: vou indo, um passo de cada vez. Acabei de descer mais uma escada. Agora, estou olhando para outras duas, para ver qual é a minha... É procurando que se acha, leve o tempo que levar. Como eu não tenho o mapa, entrego e me entrego a busca constante. Ah, e não quero dizer que: "melhor errar do que dizer que não tentei..." Existem coisas que estão na cara e erramos por teimosia... O aprendizado que isso traz é o arrependimento, na certa. Mesmo assim, ainda é tempo de resolver e começar de novo. Somos aprendizes da e na vida! Essa arte de viver! Que só se aprende vivendo!


Que cada um de nós componha sua história e que enxerguemos o dom de ser capaz e de ser feliz! - ops! Plágio, plágio, plágio! 

De qualquer maneira, a vida ensina, né Djvan, "que não se aprende a viver, senão vivendo entre o NÃO e o SIM". Então, "deixe-me ir preciso andar. Vou por aí a procurar rir para não chorar... Eu quero nascer, quero é viver", né, Marisa (Monte) - Composição de Candeia. É isso dá música:  A MÚSICA DA VIDA e cada um de nós tem a sua! 

E é por isso que me digo sempre: A DISTÂNCIA ENTRE O SONHO E A REALIDADE, E ENCONTRAR O CAMINHO CERTO DA VIDA É ESCUTAR - o coração - ACREDITAR - na voz da alma - E AGIR - a prática de seguir o que se houve do coração, que é dito pela alma. E só quem acredita ouve, mas, só quem ouve pode acreditar que é possível começar! Eu "vou indo, caminhando sem saber onde chegar..." (Herivelto Martins), mas, focada para chegar em um lugar, que apesar de não saber onde está, sei que está aqui: O MEU CAMINHO, A MINHA VERDADEIRA VOCAÇÃO.

PS - verdadeira vocação pode parecer redundância - e é, afinal, vocação é a nossa verdade -, porém, necessária, para ressaltar o que muitos de nós esquece.

Boa caminhada!

Só assim podemos DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESTE MUNDO, começando da base!

De volta ao começo!!! Onde tudo passa a fazer sentido. Onde o nada desaparece! Temos inúmeros caminhos na vida e várias maneira de caminhar, mas, um dia, encontramos, enfim, O ÚNICO caminho! A verdade! A vida!

Pat Lins.

2 comentários:

  1. Com certeza, Paty! Recomeçar sempre e milhares de vezes se for preciso, afinal, somos eternos aprendizes...e até o final dessa jornada que é viver, estaremos aprendendo algo, construindo a cada dia um pouco mais de nós!! Adorei! Bjos linda

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Angel! Seu nome já diz tudo! Bjssss, my angel!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails