sexta-feira, 10 de junho de 2011

NECESSIDADE DE AUTO-AFIRMAÇÃO

Já reparou como tentamos convencer o outro do que achamos "certo"?

Existe fórmula mágica ou pessoas que gostamde encher o saco?

E isso é um caso sério. Se você opta em seguir alguma coisa, siga com fé. Não vá esperar que minha maneira de viver tenha que ser igual a sua e vice-versa.

Conheço pessoas de diversas religiões; diversas cores; lgbtt; vegetarianos; carnívoros; pregueiros; trabalhadores; analfabetos; filósofos; faxineiros; diretores executivos... enfim, uma gama de pessoas com estilos de vida variados. E, sempre, em cada canto, tem alguém que não está muto firme do seu propósito e vem querer dizer que sua parte da verdade é a verdade universal. 

Eu tenho uma amiga que me disse que quando optou em se tornar vegetariana se deu através de um processo natural. Já outros, tomaram essa decisão e querem impor a todos, fazendo "cara feia" quando alguém come carne perto. Gente, é a escolha de cada um. Não é porque uma pessoa opta em comer carne que é um assassino. Quantas pessoas são vegetarianas e de péssima índole? Vida moral é outra coisa. Eu, particularmente, não gosto de carne e nem sou vegetariana. Nem por isso saio dizendo o que as pessoas devem comer.

Já escutei uma pessoa me dizer que tem pigarro por conta de ter tomado leite de vaca... Quantas pessoas tomam e não têm pigarro? Gente, nossa saúde está além do que achamos e ficamos lendo por aí. Conheço uma menina de 4 anos que já nasceu com taxa de colesterol alta e a mãe sempre teve alimentação saudável. Como explicar? A gente não pode sair por aí fazendo alarde e passando informações pela metade para convencer alguém do que queremos. Cada um tem um estilo de vida, uma necessidade; cabe a cada um encontrar seu caminho. Não é o que eu como que vai falar quem eu sou. Conheço pessoas maravilhosas e que adoram beber coca-cola diariamente. E conheço muita gente chata que só toma chá - ah, detalhe, eu adoro chá e de verdade. 

Precisamos refletir até onde está, em nossos conselhos, a necessidade de auto-afirmação. Muitas vezes não estamos bem certos do caminho que escolhemos, mas, pelo fato de ter escutado falar em algum lugar, ou ter lido alguma coisa, fechamos nossa visão e focamos na parte que estamos vendo como todo. E isso independe de idade. Nem tudo na vida é controle. Saber respeitar o estilo de vida do outro - ressalva: desde que não invada o espaço de ninguém - é se respeitar. Coisa mais desagradável é ficar um tempo sem encontrar uma pessoa querida e, quando encontra, vem cheio de "afirmações 100% certas", repleto de razão. 

E, detalhe, muitos de nós, mergulha no mundo da leitura e esquece de interagir com a realidade... Isso é um perigo. Conhecer-se requer muito mais do que mexer o corpo e apenas ler. Requer a leitura de bons livros, atitudes coerentes com as virtudes reais e movimento, sim. 

Se escolhermos um caminho a seguir, sigamos; se precisar voltar e tomar outro, só recomeçar. Mas, querer convencer o outro de suas convicções para se auto-afirmar é demais!

Não é fácil se aceitar, mas, se não começar se olhando, ou vira um tirano ou um tiranizado... Manipulador ou manipulado. Sempre escravo de si e cego.

Se multiplicar é melhor do que se dividir em chatice. Muito chato uma pessoa chata. Nessas horas que vejo o quanto falto para começar a crescer como pessoa: não tenho a menor paciência - nem respeito - por esse tipo de gente. E, pior, tenho medo, porque essas pessoas são a maioria ao nosso redor. Pior: para eu ser diferente - no sentido de ser o melhor que há em mim - preciso me ver igual... É, não é tão fácil, não...

Esse post é um mero desabafo! Me chateei com uma pessoa e desabafei uma parte aqui... Por isso que mantenho minha distância saudável... para não gastar minhas energias em tentar entender quem não se enxerga, não se vê... nem sabe quem é e quer vender a imagem de ser legal... 

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails