segunda-feira, 7 de março de 2011

AMIZADE

Ontem, vendo meus primos - que ainda estão no início da fase adulta... oh, meu Deus, eles já estão nessa fase? Para mim eram crianças até ontem... - e os amigos de todas as horas - aqueles que passam a fazer parte da família - escutei meu primo falar que queria muito conhecer os amigos do pai dele de juventude, como ele e o amigo dele. Aquilo me fez, em meio a sessão nostalgia  - funny nostalgia... kkkkk - que todos compartilhávamos - como sempre nas reuniões de família -, lembrar de meu tio caçula e seus amigos fiéis e parceiraços. Parecia que eles nunca iriam se separar. Uma amizade tão forte e bonita - e de fato era - mas, como em muitos casos, se separaram por conta das circunstâncias profissionais. Cada um para um lado. Sem brigas. Sem rupturas. Apenas uma separação natural.

Me recordei de minhas grandes amigas; das de minha irmã; dos amigos de meu irmão... Todos nós passamos por isso. Todos aumentamos a família com nossos amigos e, depois, chegou a vez dos mais jovens do momento.

A juventude é linda. Mas, a maturidade também o é. Fazemos novos amigos, sem, sequer, nos esquecermos dos eternos. E, fora, que ainda mantemos contato, só não somos desocupados para vivermos grudados como na adolescência. 

Olho para eles, hoje, e os vejo amanhã. 

Ter amigos é uma coisa tão boa. Tão valiosa. Só quem tem amigos de verdade sabe disso. Triste de pessoas que olham ao redor e não têm ninguém com histórias para trocar. Triste de pessoas que não sabem escolher suas amizades e chama amigos a qualquer pessoa, só para não deixar um buraco aberto no peito.

Eu tenho categorias: AMIGOS-IRMÃOS, AMIGOS, amigos, conhecidos, parceiros(as) de farra - essa categoria já nem tenho mais... rsrsrs, colegas. Vou filtrando e vejo como sou rica, nesse aspecto. Apesar das distâncias circunstanciais, estamos sempre juntos. Quando nos vemos, nos encontramos, o carinho é o mesmo. Isso é mágico. Aliás, não é magia, é conquista, é zelo, é cultivo.

Algumas vezes, a gente decobre que a gente é amigo, mas, nem sempre a recíproca é verdadeira. Essa parte dói, ter que encarar que um AMIGO-IRMÃO, aquele que você se entrega, nada mais é do que um conhecido - ou desconhecido. Não falo com sofrimento. Graças a Deus, lidar com essas mudanças de categoria foi muito mais fácil para mim. Difícil foi ter que aguentar as pequenas calúnias, para justificar algo que, simplesmente, aconteceu. Vendo fotos, recordações são fantásticas, mas, só cabem lá, no baú, no passado, onde é o lugar: onde aconteceu.

Lágrimas me inundaram os olhos, mas, sem choro. Era como se quisessem lavar aquilo que eu via e como via e deixar tudo limpinho: foi belo, foi verdadeiro da minha parte. Perdi uma amiga-irmã, mas, vejo que algo  de bom fiz para ela e é o que fica: eu estava aberta... ela não soube se multiplicar e quis dividir... Recordações têm esse poder, mas, tem o poder maior de nos fazer crescer, quando percebemos que já perdoamos, por nem mais culpar. Liberdade. Libertemos todo o passado. 

Amizade é aquilo que fica sem a gente saber como, só se vive, se sente e se cultiva. Nada melhor do que ter e saber que tem, tendo certeza de que são, de verdade AMIGOS. Essa via de mão dupla, de confiança e lealdade. Obrigada, Deus, pelos amigos que tenho e que ainda faço! Obrigada aos meus amigos, por me suportarem. E, por nada, por eu suportá-los - kkkkkkkkkkkkkkkkk.

AMIGOS, EU AMO VOCÊS!

Pat Lins.
 

3 comentários:

  1. Adorei seu post, PAT. Voce ainda não sabe mas na escola ( a de filosofia)existe uma pirâmide, onde vopce pode chegar a sabedoria por 4 veiculos: arte, filosofia, religião e ciencia. Um pessoa que consegue ascender por esse meio é aquela que plasma o que ''enchega'' no plano das ideias. E, comcerteza voce é uma artista. Porque vc conseguiu captar e plasmar uma verdadeira , que inspirou outras pessoas ;] PARABÉNS :*

    ResponderExcluir
  2. Lindo o post Pat, me tocou profundamente. Olho pra tras e vejo que realmente a vida é assim, as amizades sao assim, que temos que seguir com a nossa vida e é dificil encarar isso, porque doi muito voce pensar que um dia, voce e sua melhor amiga, talvez nao estejam mais juntas amanha, como hoje. Enfim, a partir de hoje, vou tomar isso tudo como uma liçao e um desafio:Tentar ao maximo, me dedicar aos meus amigos, mesmo nos momentos que eu estiver mais ocupada. Meus amigos-irmaos de hoje. Um beijo Pat.

    ResponderExcluir
  3. Meninas, vcs são demais! Se entreguem, mesmo. Vivam cada dia com muita honestidade - para consigo e para com os outros - que sempre terão lucro. A amizade de vcs é linda demais e vcs já são amigas-irmãs eternas. A vida é cheia de mistérios, novidades, desafios, situações inesperadas, mas, nada que um sentimento sincero não resolva.

    Obrigada, minha Leti, pelo elogio. Estou tentando me manter no chão, viu? Porque me senti o máximo. Um dia estarei plena na coerencia, essa é minha meta, mesmo sabendo que sempre teremos algo de novo para aprender.

    Bjjjjjjjjjjjjjssssssssss.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails