terça-feira, 15 de março de 2011

"EU SOU FORTE! NÃO TENHO TEMPO PARA FRESCURA..."

As pessoas acreditam e creditam força ao fato de que ser forte é suportar um momento de crise - seja dor, raiva, irritação... - sem demonstrar sentimentos/emoções como medo, dor, raiva, angústia...

É como se chorar fosse fraqueza; já franzir o cenho e "fechar a cara" seja demonstração de extrema força.

O que importa é resolver a situação. É saber lidar com aquela dificulade e superá-la tirando o aprendizado daquela lição. Ou seja, se você chora, mas, trabalha isso e não acumula a raiva, a dor... e resolve o que precisa ser resolvido, teve força e superou. Se chora e não resolve nada, acumula os sentimentos ruins, é uma pessoa que ainda tem muito o que aprender e não um fraco. A mesma coisa para quem coloca um paredão na face, como se isso fosse proteger da tal temida fraqueza, e não resolve a situação - me refiro a resolver como solucionar a situação dentro e fora, ajustando o que você sente, mesmo que não demosntre e a resolução da situação - não teve força para superar. Se opta por colocar a face de durão e resolve, é isso que importa. A maneira como cada um reage é individual. Não podemos estabelecer um padrão e, muito menos, permitir que algém tente estabelecer sua maneira de reagir, sua conduta... como algo a ser seguido e padronizado. Muita pretensão e sinal de que apesar de se achar o máximo, sabe que é o mínimo e tem medo de que todos saibam... Como se ser quems e é fosse da conta do outro.

Ficamos muito presos ao medo de ser julgado, porque julgamos e condenamos muito. Uma pessoa que viva em paz consigo e com o outro, artavés do respeito sincero, tem mais facilidade para lidar com as relações pessoais e sociais. E, normalmente, com uma expressão mais leve, suave e tranquila. O equilíbrio requer muito trabalho e como resultado, a paz interna impera e impera-se, também, a facilidade em resolver as adversidades. Não que estas venham mais brandas para essas pessoas, mas, pelo fato delas terem foco em uma questão: resolver da melhor maneira possível.

Tem gente que acha que ser forte é não ter frescura. Conheço muita gente "fresca" que é mais forte do que muita gente "forte", inabalável. Estas pessoas já são e estão abaladas. É engraçado como damos mais força a aparência do que a verdade real e factual. Essa verdade fantasiosa é pura imaginação. 

Só dói um pouco mudar; só que, quando a gente quer, descobre que não acaba nunca o processo, é pelo resto da vida. Muito melhor ter força para ser melhor do que fazer um esforço imenso para aparentar ser "forte", sendo uma pessoa sem tempo para nada, que vive com a "cara" fechada e se acha prático, justamente por viver "resolvendo" um monte de coisa e sem tempo para viver. 

Bom, cada um tem a capacidade de se avaliar. Depois, é só se abrir para se libertar de si mesmo. A força está no lugar mais simples e que, justamente por ser simples, a gente raramente acessa: no saber amar. Saber amar-se e amar ao outro.

Sejamos fortes para melhorar esse mundo!

Pat Lins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails