sexta-feira, 30 de abril de 2010

QUAL O TAMANHO DA MINHA FORÇA INTERIOR?


Quantas vezes já nos deparamos com pessoas que superam/superaram seus maiores - e, porque não, os menores, também... - desafios e percebemos que a "salvação" foi a busca e aceitação da "força interior"?

Hoje, assistindo ao final da novela das oito - "Viver a Vida" - escutei a frase: "NOSSA FORÇA INTERIOR É MUITO MAIOR DO QUE A GENTE PENSA" e foi o que desencadeou esse post. Me tocou. Essas coisas não têm explicação racional... a gente até tenta explicar, mas, no que tange emoção e "força interior", somos semi-analfabetos... a razão, por mais importante que seja, ela pondera, mas, não gera a emoção. Através da razão, até podemos mudar um pensamento e, assim, transformar uma emoção... mas, não gera. Apenas, me tocou.

A gente fala tanto em "força interior" e só a acionamos num momento de necessidade de resgate, após uma dor real significativa. Cada um recorre a ela como pode. Mas, de acordo com minha experiência de superação diária, sinto que essa força quer sair, mas, ela vem com a força da transformação. Aí, muita gente freia e desacelera... fiz muito isso: desacelerei a força da "força interior". Ela é muito poderosa e é real, mas, destrói tudo o que não é base edificante... o que é vazio, fraco, desnecessário... cai. Essa queda, gera dor, através de sentimentos que nunca nos ajudam a crescer e romper com a situação, que são as dores geradas por raiva, mágoa, orgulho, vaidade, ressentimento... a "força interior" passa destruindo tudo isso. Quantos de nós está disposto e, o quanto estamos dispostos, a mudar e melhorar, de verdade? A "força interior" traz a cura de verdade. Até onde estamos dispostos a deixar "sangrar" para deixar ir e sarar? Estamos dispostos a pagar o preço da liberdade?

O que me veio, em forma de reflexão, foi que somos tão moldados a viver o externo e cultuar a supremacia da superficialidade que, engessados nesse processo, desaprendemos - em alguns casos, nunca aprendemos... -  a andar pelas trilhas da felicidade verdadeira. Estamos tão voltados para fora e em constante apego a busca da "força exterior" que, só em pensar na "força interior" "cansa"... ou, dói tanto que mais fácil nem triscar... Mas, se se trata de uma dor que vai curar a dor que já sentimos e, muitas vezes, que já nos acostumamos como parte de nosso dia a dia, é uma dor necessária... penso eu. Quando sentimos uma dor física, corremos ao médico, fazemos exames em busca de um diagnóstico e de remédio, para tratar o problema, certo?! Raramente, buscamos descobrir o que desencadeou essa dor e se é real... somatizamos tanto que é difícil tomar consciência do que estamos sentindo. Por que não buscamos aceitar e permitir a "força interior" nos curar de nós mesmos? Dizem que chega um momento em que cada um vai despertar e se lançar na busca pelo próprio cescimento pessoal. Amém! Poderíamos nos auto-examinar - ops! uma explicação que me ocorreu: não falo aqui para deixar de procurar um médico, hein?! Apenas me apoderei  de uma situação comum  e corriqueira, para fazer a metáfora... que fique claro, beleza?! - voltando: - e nos conhecer melhor, essa é a parte inicial de liberar a nossa força verdadeira: a "força interior".

Não precisamos esperar uma dor insuportável para rompermos com a realidade superficial que vivemos e deixarmos fluir a nossa "força interior". Para mim, é através dela que Deus se manifesta em essência. Em nossa essência. Por isso essa força é tão temida. Tememos a libertação pelo amor. Tememos tanto o amor que nem sabemos conceituá-lo e vivê-lo. Vivemos teorizando - cada um tem sua teoria - e nos permitindo viver esse quase-amor que nos acomodamos... Para quê mais? Nos acomodamos a tão pouco. Certo? Errado? Vai saber.

O fato é que a tal "força interior" não é teoria, só existe na prática e, quando a chamamos, ela vem em diversas intensidades. É tão perfeita e sábia que vem do tamanho que suportamos, aos poucos... se permitirmos, ela explode e aí, só alegria! Se acionarmos o freio/limitação ela para e fica em stand by até acontecer o seguinte: ou a gente se conscientiza e deixa ela agir e fazer toda limpeza, ou, ela vai sair de qualquer jeito. Mas, quando a acionamos uma vez, ela não retroage... não apaga mais. A gente pode "achar" que não suporta, mas, que ela vem, ela vem!

Bom lembrar que toda árvore frondosa foi uma semente que precisou ser regada e teve seu tempo de germinar e crescer. A depender de como regamos, colheremos. Tudo parte daquela "forcinha interior" da pequena semente. Mas, só parte dali. Todo o processo exige muito mais entrega e dedicação, cuidado, zelo, trabalho, respeito... tempo. Para brotar, tempo. O que abrimos antes do tempo não brotou, foi "brotado". Algo antecipou o processo... desrespeitando o tempo mestre. O tempo nos dá tempo para escolher. Ele respeita, mas, também, tem seu tempo... e, age! No tempo certo.

Dizem que todos nós temos uma "força interior" de tamanho incalculável e infinita. A gente nem sabe mensurar o pouco que nos acomodamos, imagine algo incalculável e infinito?! Ah, para quê mensurar? O ideal é sentir. Não, ainda não permiti que toda minha "força interior" saia... como falei, ela é sábia... está fazendo meu trabalho de base. Depois, sim, correr para o abraço. Mas, só de sentí-la agir, ainda que "aos poucos" - para mim, racionalmente, mensuro como "aos poucos"... - faz uma grande diferença. Sabe quando abrimos uma página da internet e vem a mensagem: "página em construção"?! Pois é, "Pat em construção, eternamente". De repente, a gente abre o site e lá está ele, novo, reformulado, prático, funcional e lindo! - vamos considerar os que alcançam esse patamar, tá?! risos.

Parabéns! Um dia você, eu, todos e cada um de nós, há de despertar e descobrir que somos humanos, portanto, capazes de uma infinidade de coisas, até mesmo, nos melhorar!

Será que estamos dispostos a viver nossa "força interior"? Será que estamos dispostos a sermos nós mesmo, algum dia, de verdade?!

"NOSSA FORÇA INTERIOR É MUITO MAIOR DO QUE A GENTE PENSA".

Isso porque a gente "pensa"  demais...


VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESTE MUNDO!!!

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails