quinta-feira, 8 de abril de 2010

TODA AÇÃO TEM UMA REAÇÃO



"Somos livres para escolher, mas prisioneiros das consequências

(desconheço o autor)


Correr risco pode ser interessante, mas, bom correr um risco calculado... lógico que existem algumas "pegadinhas" no caminho, mas, dizem que para tudo um novo começo, né verdade?!


Eu sou o tipo de pessoa que leva consigo a dúvida do "que teria acontecido se..." Coloco esse "se" como condição para tudo. Hoje, outro "se" é que me impulsiona: "'se' eu não me mexer, fico onde estou". E nesses últimos três anos, período de mudança séria e real em minha vida, "se" eu não tivesse lutado e lutando (mesmo caindo e levantando... faz parte. Afinal,cada um tem seu jeito de caminhar... esse é o meu, até eu conseguir partir para outro...) por mim e em busca de apoio real, continuaria caída no abismo escuro da DPP e sendo empurrada para baixo por pessoas que queríam que eu acreditasse que só elas poderíam e sabiam como me ajudar... mesmo eu contestando e dizendo que não estavam. Carrego minhas consequências por ter tomado um rumo qualquer e de qualquer jeito... e outras hei de carregar. Toda mudança exige escolha: fica ou vai. Eu estou indo. "Ando devagar,porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais..." (Almir Sáter - lindooooo!!!) Fora que ainda estaria sendo vitmada por quem não sabe "se" ajudar e me atrapalharam... agora, além do meu caminho, tenho que pegar outro: o de aprender a perdoar... só depois posso retomar ou tomar minha caminhada.


"Se" todo mundo soubesse, de verdade, e "se" ocupasse com suas verdades, primeiro, conhecendo-as e "se" conhecendo, talvez levasse mais a sério a lei de "ação e reação". Tudo que fazemos gera uma consequência. Essa lei está estabelecida em vários estudos e meios, até na "teoria do caos",onde - adoro repetir essa frase - "o bater das asas de uma borboleta na África pode fazer chover no Paraguai". Uma dia a gente cai na real de que estamos interligados. Se fazendo o bem, pelo bem, já é difícil, imagina continuar agindo como agimos? (Ir) racionalmente! Penso que a racionalidade do ser humano ainda não foi descoberta. Ainda conceituamos RAZÃO como "eu tenho sempre razão"... Somos animais selvagens, aliás, pior, porque os animais selvagens matêm o equilíbrio de onde vivem, para continuarem vivendo. A lei da selva, para eles, é questão de sobrevivência; a nossa, é imposição da burrice "racional". Razão mal-utilizada. Ou, inutilizada. Desconhecida...


"Se" bem soubéssemos conceituar, saberíamos que somos seres estritamente "REACIONAIS" - reagimos a tudo e, como consequencia, sofremos os danos... nem toda consequência precisa ser danosa, só é danosa aquela cuja origem/causa é impensada e irresponsável - e primitivamente levados pela emoção errada. Raramente buscamos ponderar RAZÃO e EMOÇÃO. Deixamos nos levar pelo instinto (quem quiser ler, falo sobre o que penso entre "intuição x emoção x instinto x criação", em 19 de maio de 2009), algo muito próximo aos parente animais "irracionais" que, mesmo sem "razão" carregam um "bom senso" impressionante.


Impressionante é colocar RAZÃO como a frieza de quem escala um morro de tesouros materiais - volto a afirmar que eu sei que precisamos de capital para sobrevivermos... não sou contra progresso financeiro-material. Sou a favor de bem utilizá-los para seus fins: pagar contas ou comprar bens materiais, como uma boa moradia, etc. - e "se" achar mais inteligente e bem sucedido que os demais, acreditando que as consequências de suas atitudes ambiciosas e egoístas não existe... Não vou me aprofundar nesse tema.


"Se" bem quiséssemos, seríamos GENTE! "Se" bem nos propuséssemos, caminharíamos para frente. "Se" bem fizéssemos, bem receberímos. "Se" bem ousássemos, melhores seríamos. "Se" bem soubéssemos o que é "bem", originaríamos boas ações e boas consequências... "Se" bem soubéssemos o que é RAZÃO, a usaríamos...


VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESTE MUNDO.



Pat Lins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails