quarta-feira, 24 de abril de 2013

JUVENTUDE TRANSVIADA, TRANSGRESSORA OU MENTES VAZIAS?


Quando se fala em jovem, só pensamos na atualidade. Quantos velhinhos de hoje já foram jovens? Todos! Quantos jovens senhores e senhoras, como eu, já fomos, apenas jovens? Todos!

O que é ser jovem? Uma categoria ou uma faixa etária? É só o tempo cronológico que determina esse "status" ou condição?

E, aí, ser jovem é algo bom ou ruim?

Jovem tem, em si, a melhor fase: descoberta, aprendizado, corpo fresquinho, mente aberta (?).

Mente aberta?

Essa geração atual tem TUDO o que as anteriores lutaram para que tivessem e que não usufruiram, porque as vitórias só chegaram após a juventude deles terem passado.

Se, hoje, temos um mundo globalizado e facilidades mil para viajarmos mundo a fora... tem-se a maior das dificuldades em se viajar mundo próprio a dentro.

Toda luta foi para se ter respeitado o DIREITO à liberdade. E tudo que se tem feito é usar o direito de se falar o que quer, como quer, sem estabelecer um código de entendimento. Falar errado não é dialeto próprio, é ignorância, mesmo. O DEVER de ser responsável pelos atos é esquecido e vulgarizado.

Fico vendo: tanto se lutou para o DIREITO da mulher tomar anticoncepcional e ter DIREITO a vida e as escolhas. Ou, os jovens não sabem que, antigamente, mulher boa era aquela parideira que ficava em casa cheia de filhos, enquanto o marido saia por aí fazendo mais bacuris, em mulheres alheias e se divertindo horrores? Para quê? Para ver, hoje, em pleno século XXI, meninas engravidando por "ignorância" ou pura estupidez? Gente, preservativo é dado em postos de saúde. Se, hoje, o sexo está mais liberado, o prazer para as mulheres foi conquista! Mas, "dar para todo mundo" é vulgaridade! Tanto para homens, quanto para mulheres. O preservativo e os demais métodos contraceptivos não foram batalhados para não ser usado e usar a "ignorância", o "não sabia..." como desculpa. Chega disso! A pobreza aumenta, não é por falta de incentivo do Governo, não, é por falta de alcance e interesse do Governo, para usar o aumento de pobres nascendo e justificar suas falhas em projetos assistenciais. E, aí, a população não tem DEVERES a honrar? 

Todo mundo tem um celular com acesso à internet, só não sabem ler e interpretar a leitura. Em plena ERA DA INFORMAÇÃO, em pleno século XXI e ninguém nem sabe o que é XXI, só 21. Tanta falta de capacidade de se filtrar, discernir, questionar as fontes... tanta falta de bom senso.

Para a maioria dos jovens, de hoje, liberdade é poder beber e fumar; poder gritar e xingar, usando a liberdade de expressão como desculpa. Ser jovem é ter o direito de transar a doidado... sem medir as consequências, porque consequências são para velhos. E são mesmo... quantos "velhos" ainda assumem os netos, por conta de jovens que engravidam por aí, sem a menor noção de que estão "jogando" crianças no mundo e propagando essa massa vazia, sem perspectiva de futuro e sem saber exigir os verdadeiro DIREITOS? O povo só sabe gritar e polemizar. Ninguém quer resolver!

QUANTO FUTURO INDO RALO ABAIXO!

Gente, liberdade é coexistir, também. É entender que não existe meu espaço infinito. O meu termina onde começa o do outro e o do outro termina onde começa o meu. Francamente, quanto jovem de mente vazia, ainda.

Me orgulho e muito, de jovens que convivo, que tive a honra e o prazer de ser professora. De jovens que sabem seu valor e merecem cada vitória que alcançam, enquanto outros, apenas vêm e se lamentam.

Gente, é batalha. Não no sentido pesado e sim, no sentido pesado.

A vida é feita de escolhas e me preocupa as escolhas vazias e impulsivas da maioria dos jovens. 

Peço aos jovens que se questionem: você sabe quanto tempo dura uma juventude? 

Dura a vida inteira. Sempre haverá jovens. Não os mesmos. Mas, o de hoje, não têm um idel pelo qual viver. Vivem à míngua, com valores deturpados. Ou querem só ter e ter, ou querem ser meros nada irresponsáveis.

Está na hora dessa galera acordar, enquanto é jovem, porque, senão, vão acordar - se acordarem - numa velhice amargurada, reflexo de uma vida mal vivida e pouco aproveitada.

O jovem tem a vida nas mãos e o delinear dela. Pena que só vão perceber isso depois de ter deixado a juventude escorrer pelos dedos. E, ao olhar para as mãos, verão o que sobrou: um passado que gera um futuro.

Sou feliz pela juventude que tive e amigos que envelhecem/amadurecem comigo, ao meu lado, desde a juventude! Sou feliz por ter errado - e ainda erro - na juventude e ter percebido isso, ainda nela, para poder ter tempo de me redimir com os meus ideais. 

Isso é ser um jovem consciente: viver a contradição natural da fase, mas viver a responsabilidade das escolhas!

Essa geração que tem tanto nas mãos, poderia, ao menos, ser grato por isso e começarem a dar a sua parte, desenvolvendo-se como pessoas melhores!

Francamente, ser jovem é uma coisa, ser idiota é outra e que segue até a morte, se a pessoa não acordar!

Estou inquieta com alguns jovens ao meu redor que reclamam demais da vida e fazem nada para melhorá-la, porque querem tudo fácil e rápido, como o clique de uma banda larga. Quero ver viver aqui fora, no mundo real? 

Hora de lembrarmos de 

DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS, DEIXANDO FILHOS MELHORES NESTE MUNDO!

Pais, mães ou responsáveis, firmemos essa parceria.

Para começar, lê um bom livro. Abre as páginas da própria vida e escreve um novo capítulo!

Por favor! Não deixe o mundo se acabar depois de tanto avançar!

O QUE PRECISAMOS É DE JOVENS QUE TRANSGRIDAM. TRANSGREDIR É SABER AONDE IR E QUERER CHEGAR LÁ! COM CONSCIÊNCIA! É INFRINGIR O HOJE NO QUE ESTÁ FORA DO LUGAR, DE MANEIRA INTELIGENTE, PARA SE COLOCAR ALGO CERTO NO LUGAR. NÃO PARA TIRAR O QUE NÃO AGRADA E DEIXAR O OCO!

Não acho justo eles assumirem o peso de ter que resolver os problemas gerados por adultos estúpidos, mas, ao menos, que saibam o que querem e engatem a marcha rumo à boa mudança, construindo algo novo, não destruindo de uma nova maneira...

Qual o maior ideal de um jovem atual?

E qual é o nosso próprio tempo?

O que falta a esses jovens - não todos, que fique claro - é o LIMITE DO BOM SENSO E DA CONSCIÊNCIA DE SI E DE SI COM RELAÇÃO AO OUTRO, DO OUTRO E DO OUTRO EM RELAÇÃO A SI...

SOMOS TÃO JOVENS E TÃO ÓRFÃOS DE NÓS MESMOS... SER JOVEM NUNCA FOI SINÔNIMO DE SER VAZIO, VADIO OU IRRESPONSÁVEL DIANTE DA VIDA!

AINDA DÁ TEMPO PARA TERMOS ESPERANÇA! JOVENS, ALISTEM-SE NA ESCOLA  DA  BUSCA DE SI MAIS PRÓXIMA - entre o coração e a mente, incluindo-os - A PARTIR DE JÁ E COMECEM A MARCHA RUMO A UM MUNDO MELHOR! - melhor é muito diferente de pior. Resgatem os bons valores. Medo? De quê? Só se for de ver a vida passar diante dos seus olhos e nada fazerem de bom!

Pat Lins - um jovem senhora do bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails