segunda-feira, 29 de abril de 2013

BA x VI - eu vi...


E aí, amigos, irmãos?! BA ou VI?

Isso deveria ficar mais forte na cabeça, se questionar: é Bahia ou Vitória?

Fico vendo disputas ridículas e frases do tipo: "odeio o Bahia!" e "odeio o Vitória!". Gente, "amar" um time não quer dizer odiar o outro... apenas goste do seu e torça por ele. Que dificuldade das duas partes em entenderem uma coisa tão simples!

Mas, independente disso, sendo BA ou VI, o respeito ao patrimônio público - aquilo que é usado por todos e, por assim ser, pertence a TODOS - deve existir. É uma lástima ver um povo que se diz tão alegre, receptivo e festeiro não ter o menor espírito esportivo... quem é que não sabe que nos jogos, seja lá qual for, um ganha e outro perde - nem o empate conta, porque trata-se de uma disputa de pontos  e um, no final, terá que ter mais. E que os jogadores também erram e perdem gol. 

Pelo amor de Deus, vimos imagens grotescas e isso não era revolta ou alegria, era banalização, era uma cena de terror, feita por...? Terroristas! Jogar as caxirolas não foi uma reação inteligente, muito menos, estímulo. A revolta é legítima - ao menos para quem é torcedor fanático - mas os atos são brutais e selvagens, gente!

Isso é falta de educação. E de educação moral!

O torcer saudável, em ver seu time disputar um campeonato cede espaço para que o mal impere. Levar bombas caseiras, destruir arquibancadas, provocar brigas, entrar em brigas, bater, chutar, arremessar - seja lá o que for -, destruir... é isso que o futebol arte e o futebol show incitam? Não! Isso é atitude de marginais! De vândalos! De doentes morais!

Aproveitando o ensejo: tenho vergonha da falta de educação da maioria do povo baiano, não da Bahia! Sendo eu baiana, posso falar com precisão que, onde estiver, assumo minha origem! Mas, meu maior orgulho está em ser pela minha Bahia! Como? Não destruo, construo. Jogar lixo no chão, pode ou não pode? "Ah, mas não tem lixeira!". Não tem porque um cidadão destruidor depredou, destruiu, arrancou, quebrou! Então, pagamos nós, os justos, pelos "pecadores". Para mim, nada custa colocar uma garrafa de água na bolsa ou segurar na mão, até descartar de maneira adequada.

O BA VI já começou mostrando a capacidade e "boa" conduta desse povo! Tanto dos organizadores, quanto dos "torcedores". Gente, que vergonha!

A questão não é apenas intensificar a segurança, gente, é levar a educação e o bom senso onde for.

Independente do time, torcer e sofrer faz parte, mas destruir não!

Para quem curte futebol deveria ser festa e competição, apenas entre os jogadores, de maneira saudável.

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails