quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TUFÃO


Gente, desde o início da novela das 21h - "Avenida Brasil" - que o povo condena Tufão, personagem de Murilo Benicio, como se ele fosse um "corno" pacífico... ou como um "otário" que gosta de ser enganado.

Pelo amor de Deus! Isso demonstra o quanto somos pessoas cruéis. Ele, o personagem, é um cara correto, íntegro e do bem. Uma pessoa que está sendo enganado. O "erro" na história é a maldade de quem engana.

Venho observando o quanto as pessoas são capazes de "aceitar" a vilã Carminha e condenam Tufão, como "cego". Isso me impressionou! Como é mais fácil aceitar quem engana, como pessoa esperta e como consideram o inocente enganado como burro. 

Não sei muito bem como expressar meu pensamento e o levantar de questões que ebuliram em minha cabecinha... mas, foi um som de alerta no tom de preocupação com as mentes humanas.

Isso determina muito sobre certas condutas nossas em querer enganar para não ser enganado. Que medo é esse de não passar atestado de "otário"? 

Não acho Tufão bobo, nem ingênuo, ele, simplesmente, nunca viu nada que o fizesse se sentir enganado. Ele   fazia a parte dele. Veja, hoje, que ele percebeu indícios de que estava sendo enganado, como manteve sua integridade e está em busca da verdade que lhe omitiram. Isso é ser uma pessoa do bem: investiga, antes de tudo, para não ser injusto. Eu sou fã do personagem. Ele é humano. Se apaixona, sente culpa, erra... se confunde... E age. 

Agora, que ele sentiu o cheiro de falcatrua, no ar, e age como sempre agiu, em prol da justiça e do correto, as pessoas começaram a idolatrá-lo... Ele é o mesmo do início da novela. O mesmo que sempre teve uma conduta íntegra e correta. Só porque o circo começa a pegar fogo, as pessoas o enxergam e valorizam...

O que nos leva a pensar e agir assim? Só gostamos de ver intrigas, brigas... Ninguém o valorizou por ser ele mesmo. Já a Nina, que era boa e passou  a agir como uma vilã, por aprontar e enganar, era tida como "esperta" e "certa". A vingança e o plano diabólico dela, do mesmo jeito frio que sua rival age, foi bem aceito... Isso me impressiona, viu?

Bom, não finalizo aqui meu pensamento. Não se refere a uma trama de novela, mas, a maneira como nós, pessoas agimos, pensamos... Por que é tão difícil aceitarmos o bem? 

Pat Lins.

2 comentários:

  1. Maravilhoso, isso expressa uma verdade escondida dentro de cada um, é mais fácil julgar do que fazer uma reflexão do que é correto e hoje correto é uma coisa feia...precisamos mudar esse conceito.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Rodrigo! Obrigada, pelo comentário de grande valia!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails