terça-feira, 17 de abril de 2012

PARA DEIXAR DE SER SUGADO, ESTEJAMOS SEMPRE BEM!

Impressionante: eu ainda me queixo por estar sendo "sugada". Por mais que eu saiba que existem pessoas que só têm esse talento na vida, o de vampirizar, eu ainda me permito ser sugada. Não. Não devemos pensar em desenvolver artilharia ou medidas de proteção contra essas pessoas. Eu devo ver em mim o quê está sendo sugado e me voltar para cuidar disso em mim. Só mesmo me fortalecendo em mim, como pessoa, com ações definidas e focada em minha lista - baseada na escala de prioridades e objetivos a cumprir - e no cumprimento da missão de minh´alma - coisa que não é de uma hora para outra... trata-se da construção e descoberta de um caminho - terei a capacidade de fechar o acesso para esses seres.

Nenhum ser vampiro vai desistir de seu alimento. Aliás, nem consciência disso eles têm, de que estão se alimentando. Sobrevivem assim, da vitalidade alheia. Essas pessoas sempre serão um estorvo na vida de qualquer um, porque, alguém que passa inocentemente, se for farejado e parar - alguns segundos que seja - sairá como uma árvore seca e com a terra rachada. Não é para ter raiva, ódio ou nada parecido... essas pessoas precisam de compaixão - mas, mantenha uma bela DISTÂNCIA SAUDÁVEL; sempre temos algo a ser trabalhado e, numa dessas, eles sentem a brecha, miram na fraqueza e atacam. Eles são inconscientementes, experts em "análise PFOA" (potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças). Rapidinho encontram uma vítima. Volto a falar: a maioria nem tem consciência do que fazem. É a lei da sobrevivência desses seres. O melhor é sempre cuidarmos da nossa saúde mental. Não somos melhores do que eles. Eles sugam. Nós, os alimentamos com nossos medos, nossas raivas, etc. 

Todo mundo está na vida para aprender algo maior do que essa vida. O caminho, todos estamos cansados de saber - apesar de fugirmos dele - que está dentro de nós mesmos. Esses seres, mais do que todo o  resto, fogem como o diabo da cruz, de voltarem-se para si. E acreditam piamente que se conhecem e "sabem" que são pessoas "guerreiras", "alegres", "incansáveis" - este, são mesmo... -, "vibrantes" e "bem resolvidos". O oposto geral. A hipocrisia nessa espécie é ainda  maior do que na maioria das pessoas comuns - muitos de nós - que são pessoas com problemas, questões, que fogem de se buscar. Um dia, alguns de nós entram num caminho legal que, mesmo em meio às dores, ao desgaste e ao cansaço, se esforça em se manter nesse caminho ao encontro consigo, com sua essência. Os sugadores, nem sei... Eles além de fugirem, cansam pouco, porque seu alimento vem de fora. Desconhecem o caminho dentro que nos leva a buscar a força que nos falta. Ainda que um dia a gente entenda que essa força extra vem de fora, não vem de outro ser humano. Não tiramos do outro. Da Vida e do Tempo essa força sempre chega. O Pai nunca nos deixa desamparados. De cada vento que sopra, de cada sol que nasce e se põe, de cada gota de chuva e de cada expressão da Natureza podemos recarregar nossas baterias pessoais. Infelizmente, os sugadores desconhecem essa capacidade em si. Essa capacidade é do ser vivo, não um mérito de A, B ou C.

O que me chateia em mim é essa característica masoquista de me deixar ser sugada e lamentar. Ah, um sugador é um sádico - ainda que inconsciente. Como fechar o acesso? Crescendo como pessoa. Superando nossas dificuldades. Enfrentando nossos medos. Nada de vez. Primeiro, é preciso nos fortalecer. É preciso ter um apoio sério de outra pessoa mais dotada de consciência e com um caminho de sabedoria mais desenvolvido. É preciso ter vontade. É preciso ter orientação. É preciso identificar o rumo. O caminho é o equilíbrio entre a razão e a emoção - nem um, nem outro, os dois. Ah, descontruir quase tudo que aprendemos desde criança e que só nos leva ao caminho da "normose" uma doença grave e que vem se manifestando com cada vez mais força; o pior do vírus; uma virose que tem cura e é fácil identificar. Um "normótico" repete inúmeras vezes: "o que o os outros vão pensar?"; "o que os viznhos vão dizer?", "você sabe que as pessoas falam demais" - a começar por si -, "todo mundo que se busca é maluco..." e etc. Ah, outro dia escutei um conhecido falar - a respeito do filho - que pensou em levar o filho a um psicólogo - o menino é metódico demais e isso acaba não sendo muito saudável - e um amigo lhe disse para não levar e ele refletiu e concordou. Eu pergunto o que o amigo disse e ele me repete: "O que é um psicólogo?". Eu, sem entender expresso: "Não entendi". De onde ele me sai: "O meu amigo me alertou: o que é um psicólgo? Um maluco! Um doido! Você já viu algum psicólogo normal?"... Eu parei. Pensei em como e o quê responder... Fui resumida e direta: "você conhece algum ser humano normal?". Diante do "ham?" dele, eu acrescentei: "Não sei os que você conhece, mas, posso te dizer que tive a oportunidade de conhecer profissionais de psicologia que honram essa máxima e são loucos que não se tratam e se jogam a tratar dos outros... Como conheci excelentes profissionais. A psicóloga do meu filho, inslusive é uma pessoa normal e uma ótima profissional.". Bom, o que tentei ilustrar com esse exemplo é o quanto temos tanto medo de nos conhecermos que é melhor taxar um psicólogo de doido e para doido, do que entender que nos conhecer é abrir as portas para a sanidade... Bom, lógico, é uma profissão. É uma ciência. Como toda ciência, sempre se baseiam em hipóteses - ou, grandes hipóteses, como me diz uma amiga que, depois de ser química, analista de sistemas, professora de matemática e não sei mais o quê..., é, há quase 20 anos, psicóloga e não parou de se buscar e, agora, encontrou-se como escritora. Como toda área profissional, em meio ao mundo capitalista - é sempre bom ter uma visão holística das coisas para dimensionarmos -, tem de tudo. Por ser uma profissão que lida com asemoções humanas, o ser humano que se dignasse a exercer tal atividade deveria ter um empenho maior em se cuidar e se conhecer para, assim, poder fazer algo de concreto pelos outros. Infelizmente, o capitalismo, as loucuras e outras coisinhas, permitem que qualquer um exerça essa profissão. Daí, o cuidado em identificar um profissional qualificado - como pessoa, porque qualificação profissional parte do pessoal, antes de tudo. Nós temos medo de buscar ajuda e solução. Nós temos medo de sermos mais abertos e aceitarmos mais as diferenças porque parece cansar. Nós temos medo de encarar a realidade. Nós preferimos taxar, julgar, condenar... e nada fazer para mudar.

Pois sim, é melhor estarmos bem conosco - isso não quer dizer que não tenhamos o direito de ter acessos de raiva, de ter sentimentos negativos e afins... isso faz parte da nossa natureza humana e é preciso saber lidar com elas para crescermos, aprendendo a administrá-las - para evitarmos perder para um sugador aquilo que nos dá força para continuar e viver: vitalidade.

Reunir forças para fortalecer a minha vitalidade, estabelecer meu espaço - não minha propriedade, mas, meu espaço pessoal e individual -, saber o que quero e, enfim, não sentir culpa por dizer "não! essa vitalidade é minha e eu preciso dela!". Bom, escrevo isso mais para mim do que para qualquer outra pessoa. Eu, mais do que eu mesma, preciso entender isso e fechar as portas para a enrgia que sai e me fortalecer em mim, para crescer, para melhorar como ser humano - não para mostrar aos outros... até porque, ninguém quer ver a melhora de ninguém... quem fala mal, vai falar sempre o que vê de mal.

É preciso descosntruir sempre, para começar O caminho de volta ao lar, ao nosso encontro com nossa essência, como nosso espírito, nossa alma, nosso Eu... como cada um quiser chamar.


Deus me dê forças, sabedoria e capacidade de discernir o que eu preciso do que eu apenas quero... o que eu necessito do que eu apenas desejo. Que eu seja! Que eu faça! Só fazendo - ou, começar a fazer - a nossa parte, que os milagres acontecem. Mania de esperarmos que o Mar Vermelho se abra sozinho... Essa é a equação da Vida: faça e receberás. A gente colhe o que planta, né assim? O que eu quero colher? Então, vou plantar. Ou então, se matenha na ilusão de que alho ao redor do pescoço vai ajudar.

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails