sábado, 14 de abril de 2012

GENTE!

As coisa só são, sendo... senão, apenas parecem ser! Pat Lins.

Eu vivo e convivo com gente. Gente que tem nome e sobrenome, mas, a mim não faz diferença, sempre tenho um apelido especial e uma maneira carinhosa para chamar: AMIGOS. 

Não, Marcos Carvalho, não é como a cobra que quando encontra a outra fala: "amiga!" - risos. 

Eu vivo e convivo com pessoas mais do que especiais. Bom, algumas que pensam que convivem comigo e nem se dão conta de que não fazem parte do hall dos meus "amigos" é porque são cara de pau, mesmo e nem o fato de não convivermos, nem trocarmos nada as faz entender, mas, paciência, se alguém precisa de mim e eu posso ajudar, porque não? 

Eu sou imensamente grata por poder fazer minha travessia pelo mundo e por minhas mudanças em paralelo e junto com outras pessoas que me são caríssimas e mais do que especiais - se existem os especiais, imaginem os mais que especiais. Estes são meus anjos da guarda em forma de gente.

As pessoas que convivo, que interajo e que fazem parte de mim - assim como eu deles - são de carne e osso; de sangue vermelho; de cores de pele distintas; de religiões diversas; de filosofias de vida próprias e pessoais; alguns se acham e juram de pé juntos que são normais...; outros, se assumem anormais - tem coisa mais chata do que ser "normal"? Coisa mais "comum" e "igual"... Igual a quê? Se fosse igual ao que presta, ao que eleve, mas, igual ao vazio e ao raso? Essas pessoas têm profissões diferentes; salários diferentes; contas bancárias distintíssimas; idades variadas; peso, altura dos mais variados... Eu amo viver e conviver com GENTE! Gente, como que as pessoas não entendem o que isso quer dizer? Eu não me refiro a seres quase humanos que não têm uma almainha para lembrar-lhes da condição humana. Eu não me refiro às pessoas estranhas e doentias, cuja convivência e/ou proximidade é insalubre - a gente não é capaz de fazer ninguém melhor... se é o pior que têm a oferecer, melhor nem se aproximar... tem "gente" que só nascendo de novo!

Eu sou assim, GENTE que convive com gente. Gente que ama observar e ser observado - sempre gostei. Todo mundo achava que pelo fato d´eu ser falastrona, extrovertida e brincalhona, era pouco observadora. Creiam bonitos! Vejo com olhos da alma. Sinto com cada poro de minha pele. Escuto com cada "tumtumtum" do meu coração. Essas pessoas que assim me falam, não me seduzem, me ganham. Só me ganha quem é sincero e honesto, de resto, me aturam e eu, a eles. 

Quem tem coragem de se assumir como GENTE, que se siga! Em meio a todo tipo de GENTE  e de gente que tive o prazer e o desprazer - que, mesmo assim, me deu o prazer de aprender algo, nem que fosse exercitar a distância saudável - de conhecer, entendi que religião não salva, porque a religiosidade é algo muito maior, mas, que a fé é capaz de ultrapassar montanhas, caso não tenha o poder de removê-las... Que as cores das peles são apenas fenótipos, uma mensagem da Natureza para nos ensinar a ver além dos olhos. Ela própria criou várias espécies de tanta coisa, seria com os seres humanos diferente? Imagine: eu sou filha de pai mulato - filho de branca com negro - que casou com minha mãe que é branca. Eu saí, assim, um tom mais próximo do branco, mas, sou mais para morena clara - comédia isso -, minha irmã, saiu cor de canela - ela é negra, mas, a cor parece que tem um avermelhado por cima e é linda - e meu irmão, cor de formiga - já sei, Ric, estou sentindo daqui a patadinha delicada... Pois bem, eu sou tão negra quanto os meus irmãos são brancos. Nossas peles são diferentes, mas, somos frutos do mesmo pai com a mesma mãe. Explicação? Sobe lá no céu e pergunta a Papai do Céu diretamente. Aproveita, lembra de pedir uma capacidade de entendimento e aceitação melhor. Continuando: quando escuto as frases chamativas do tipo "trago homem em três dias", "a igreja da salvação", "para quem tem coragem, venha, pois aqui só os fortes permanecem" ou "se quer ser fiel a si, aqui é o lugar"... tanta frase de efeito que me vem a questão: quem são essas pessoas que guiarão essa gente toda pelo caminho da salvação, da "verdade" e do verdadeiro conhecimento? Qual o verdadeiro conhecimento mesmo? Eu vejo tanta gente conhecendo, reconhecendo, conhecendo algo novo e por aí vai que me pergunto: qual o conceito de fé que as pessoas buscam, exercem e matam por ela? A fé cega ou faz enxergar? Gente, tem muita gente por aí que chama fanatismo de fé e segue sem saber o que está seguindo. Tem gente que sabe que segue porque sente afinidade. Lógico! Ninguém vai seguir algo que  não acredita e não consegue acreditar... Daí, tantas "fés" espalhadas por aí. O que vejo de próximo ao que suponho ser verdade, por isso chamo de minhas verdades, é que existe uma média aí que vale a pena ser observada e é o que faço. Por isso, curto tanto observar natural e espontaneamente. Já fui em tantos lugares e tantos credos que posso falar de carteirinha: o segredo da vida não é segredo, é só viver fazendo o bem, sem olhar a quem, mas, amando-se primeiramente, para saber o que é amar e poder dar, então, aquilo que tem! Legal, né?!

Nossa, vi tanta gente querendo conduzir gente sabe Deus para onde que algumas dessas pessoas, um dia, deixam de ver sentido naquilo e saem. Olha a discriminação... Nessa hora é que se vê o brilhantismo da verdade maldita - ou, não dita - dos interesses escusos. Saia de um grupo - seja religioso, filosófico, sindicalista, etc - e se sinta compreendido e que aceitam sua escolha. Pregar uma mentira é tão fácil... sustentar uma verdade requer ser GENTE e isso, pouca gente o é!

Por isso que sigo minha prática de ter bons amigos de diversos tipos. Aprendo um pouco de tudo e nada de tudo - não existe a verdade universal em meio a nós, humanos. Colocamos nossas verdades e óticas em tudo. Por isso que sempre digo: "a realidade é a verdade de quem vê do ângulo que está olhando". Tem como ser diferente? Tem como acreditar em algo que foi tão manipulado? Manipulado, mexido com as mãos. Mãos de quem? Quais os interesses? Quem eram as bruxas, os bandidos e quem eram os puros? A história é muito maquiada e contada através da verdade de alguém com suas crenças. Só quem viveu sabe o que viveu e, ainda assim, tenho minhas dúvidas. Como ser justo dando tudo igual, sem considerar o que era necessário para cada um? Deixa para lá... isso cansa. E cansa mesmo. Mas, é isso que me faz ser incredulamente crédula na Vida. Desconfio de promessas perfeitas, conduzidas por pessoas menos qualificadas. Confio no dia, no sol que nasce... no que vejo, no que sei, no que busco, no que me aparece... em algumas coisas que me dizem... Como todo mundo: filtro o que me convém, não somos todos assim? Senão, haveria uma religião una - e unida -, uma filosofia única, um caminho só. E respeito? O que é respeito? Como pregar respeito e não respeitar? Hipocrisia! Ninguém se assume, mas, quem não o é? Quem não julga, ainda que tente mediar? 

Eu vivo com GENTE  e com todo tipo de gente. Quem não vive? 

Meus amados, amo todos. Meus desafetos? Raiva, indiferença, desavenças... falta de afinidade. Eu é que estou certa? Eles estão? Eu sou melhor? Eles que são? Sei de nada! Sei quem sou e que não nos "batemos", mas, e daí? Me "bato" com outros e eles com outros, também. Melhor ou pior é parte do julgamento subjetivo. vai mensurar? Eu que não. Cada dia mais tento entender que é assim que é... cada dia, menos me sinto melhor do que os outros e mais me sinto melhor do que eu mesma! 

Gente, a vida da gente é para superar, aprender e ser FELIZ! O resto, estamos aqui para aprender a lidar. Cada um com seu quinhão de coisas para aprender. Joga para os outros, não. Assume e se vira! Não precisa ir sozinho. Muita GENTE  diferente é capaz de ajudar, mesmo em caminhos e trajetórias distintas. Experiência é algo que diz alguma coisa... nem que seja: não vá por lá. Chapeuzinho Vermelho foi teimosa, mas, no final deu tudo certo. Quando a gente erra, ainda assim, merece consertar! 

Atravessiamo! No plural! O mundo é a união de todas as partes! NÓS SOMOS PARTES ÍNFIMAS, MAS, PARTES, DE UM TODO! Isso é muito importante lembrar! GENTE, é para ser FELIZ! E caminhar!

Beijos em todos!

Estou aprendendo! Ninguém precisa seguir e atravessar a Vida sozinho! É preciso se conhecer para saber com quem trilhar! Meu nome é Pat Lins e que diferença isso faz? Eu sou Pat Lins! Isso faz diferença: quem somos. Minha descrição de mim mesma? GENTE! Gente que quer fazer e, assim, um dia, Gente que Faz!

... e quem quiser, que conte outra!

"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!"  (Mário Quintana)

Apenas sendo verdadeiros com nós mesmos, podemos ver a verdade do outro e compreender tornar-se-á uma capacidade real! Pat Lins.

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails