quarta-feira, 25 de abril de 2012

LOUCURA SAUDÁVEL x LOUCURA INSALUBRE

Vixe! Deus me livre! Tem doido para tudo, inclusive para mantermos uma bela distância. Só assim para se ter uma vida saudável! 

Respeitar o outro e suas características é uma coisa, mas, viver escravo e refém dessas pessoas eu discordo e caio fora, na boa e sem culpa, porque além de desgastante, é perigoso. 

Paciência é algo que deve ser utilizada, mas, tem gente que é dose para gastar toda a cota diária em um segundo... aí, o que fica? Como lidar? Me questiono: seria falta de paciência se afastar das pessoas que não têm noção do que fazem, de quem são e que nunca deixam de fazer alguma besteira? Ou, isso é distância saudável?! Infelizmente, tem gente demais ao meu redor com "probleminhas" sérios, não se tratam, são acobertados a todo instante e continuam agindo, porque sempre alguém cobre/limpa as merdas que fazem por aí. Só que alguns estragos podem prejudicar e isso eu acho injusto. Se tem problema, hora de resolver. Acobertar e ter medo de enxergar não ajuda e ainda atrapalha muito. Tem muita gente que não sabe as consequências de suas ações, têm esses "probleminhas" e está na hora dos responsáveis - sim, alguém precisa assumir a responsabilidade desses seres - fazerem a coisa certa e levarem a quem pode ajudar de verdade e deixar a vergonha e o tabu para lá e levar a um profissional qualificado. Ou, um dia, essas pessoas podem ferrar sério alguém inocente e desavisado... 

O cuidado que podemos ter com as pessoas com distúrbios sérios é entender que o convívio social precisa ser limitado e o controle da situação instalado. Deixar essas pessoas a solta é um perigo. A gente vê, olha, pensa que se trata de alguém alegre e divertido e, com o aprofundar da relação, eis que as vendas caem e podemos ver que essas pessoas não respondem bem ao contato com a realidade e se tornam agressivas e incompatíveis com o que se espera de pessoas dentro de um padrão normal. Não me refiro a todo o tipo de distúrbio. Existem pessoas com distúrbios emocionais, mentais, etc que podem e devem conviver tranquilamente, porque conseguem lidar com os limites de toda relação bilateral. Eu me refiro a pessoas com incapacidade de assumir responsabilidades. São pessoas aparentemente normais, mas, diante de uma negativa, seu comportamento se torna agressivo e descontrolado. Essas pessoas não têm posses de suas faculdade mentais, mas, por, talvez, falta de visão dos pais, cresceram, tornaram-se adultos; conseguiram concluir uma graduação, mas, vivem a fazer apenas o que lhes convém. Essas pessoas acreditam que Lei é apenas o que a cabeça deles manda e isso é um perigo, porque só respeitam a eles mesmos. O pior é que essas pessoas são capazes de reproduzir e, com isso, corremos o risco da perpetuação da espécie.

Ter um filho requer dos pais uma auto-busca e um auto-conhecimento maiores, mas, nesses casos, se os pais forem apenas como os normóticos e que vivem num mundo particular, enxergar que essas pessoas precisam de ajuda é impossível. É mais fácil passar a mão na cabeça de deixar se tornar adulto para ser dono de si... É mais fácil denominar de "gênio difícil" do que entender que existem pessoas com temperamento difícil, mas, quando isso é agravado pela característica preponderante e que ninguém quer ver do distúrbio mental. Essas pessoas não evoluem. Mantêm-se com características e atitudes de criança mimada e birrenta mesmo na fase adulta - e velhice, também. Alguns aparentemente, conseguem manter-se financeiramente, mas, na maioria dos casos que conheço, são bancados por alguém para que dêem menos trabalho e binquem de ser gente grande e profissional. Alguns mais próximos, já tiveram negócio próprio que nunca vai para frente por uma aparente ingerência, quando, na verdade, a ingerência é mental: a pessoa não tem a menor capacidade - e isso não é ironia, é constatação - de assumir compromisso e ser responsável por algo, porque boa parte de sua mente estagnou numa fase da infância. Duas três pessoas que sou bem próxima, me fazem ver o quanto uma boa educação é importante e o quanto uma educação sem firmeza e sem limites pode ser pior do que prejudicial - o caso destas pessoas. Se uma criança sem esses problemas graves já dão trabalho, uma criança dessa precisa de duas vezes mais compromisso dos pais. No caso, dos pais que identificam. Os que não identificam e não aceitam a realidade, vão deixar a criança crescer e terão dificuldade de conter esses seres na fase adulta e o bicho começa a pegar. Essas pessoas, em geral, sugam a vitalidade dos outros, porque não entendem que são capazes de nutrir-se por si só. Em geral, foram crianças muito egoístas e não deixam de ser egocêntricas, o que dificulta muito. Para piorar, desconhecem o que vem a ser humildade e associam em si arrogância com ignorância e se tornam estúpidos, grosseiros, mas, para eles, tudo isso são os outros... São capazes de te chatear ao extremo e, por mais calma que se tenha, só sossegam quando percebem que a pessoa se alterou e dizem: "Calma! Tenha paciência! Eu só estou falando...". Difícil não é a palavra mais adequada para o convívio com esses seres... impossível se aplica melhor! Por mais difícil que seja uma pessoa, diante de um fato real, podem até não gostar, mas, conseguem ver e se chocam... ainda que não adimitam. Esses seres, são incapazes de enxergar a realidade, postanto, nunca se chocam com o que fazem, porque não sabem que fazem o que fazem. 

Olha, esse post está me custando muito escrever, porque não existe uma maneira racional ou lógica para descrever essas pessoas. Elas são loucas, no sentido patológico da coisa. São doente e doentias, porque são tratadas a vida toda como apenas pessoas difíceis de conviver. Só depois que conseguem brigar com todos e mais um pouquinho é que os pais - já com idades avançadas - conseguem se dar conta do estrago que fizeram em não aceitar a realidade e a carência que esses seres tiverema de um cuidado apropriado. Não podemos esperar dessas pessoas um comportamento muito, como posso dizer... normal. Essas pessoas só reagem e nunca conseguem dar andamento na vida. As conversas são vazias e sem sentido; não suportam conversas inteligentes, acham um saco; não desenvolvem uma linha de raciocínio; falam e repetem incessantemente... eu acredito que seja uma maneira de defesa da mente para ver se fica alguma informação... e nada! Só fica o vazio. Depois que brigam com todos, se vêem sozinhos e partem em busca de novos ouvidos - porque só querem alguém que escute. Gente! Minha mente é cruel, às vezes...: vou criar um orelhão para essas pessoas. Tipo um vibrador, só que, uma orelha, apenas para escutar e dar o prazer de ser escutado. Todo o mundo está errado, só essas pessoas estão certas. Fazem contas que 1+1 sempre será igual a 1, porque, podem ser loucos, mas, sabem que precisam de dinheiro e aprendem a fazer conta direitinho... São avarentos, invejosos, ciumentos, possessivos e carentes excessivos. Só não sabem que são assim, porque, a maioria das pessoas não os leva a sério - o que faz bem - e mantêm uma bela distância. Para agravar, volto a repetir: têm os acobertadores.

Essas pessoas, só nascendo de novo, porque não têm jeito. E saia debaixo. Eu fico surpresa com a capacidade de fazer algo ainda pior do que o que já fizeram, cada vez que aprontam uma nova besteira. E continuam aí, surtando e tentando enlouquecer os outros. Dizem que todo mundo tem um talento e uma missão na vida. A dessas pessoas deve ser o talento de nos cutucar e, ou nos afastamos ou sucumbimos; e a missão de passar pela vida apenas provocando os outros a serem melhores. Todo mundo é capaz de crescer um dia, mas, essas pessoas, não. Tem gente que no leito de morte se arrepende de tudo que fez de "errado"... essas pessoas, não, afinal, nem sabem que erraram. É pancada conviver com  esse tipo de gente. Você pode fechar todas as aberturas e cortar as arestas, mas, eles sempre vão tentar entrar e tirar o seu sôssego. Isso faz com que eu esteja sempre me trabalhando com pessoa: primeiro para entender que a pessoa não tem jeito; segundo, para entender o que deveria entender primeiro, que eu devo cuidar de minha vida e manter distância.

Eu me surpreendo com a loucura dessas pessoas. Um louco saudável, que quer transgredir, ir além - sim, porque se queremos ser melhores, precisamos romper com a normose e desconstruir o que nos ensinam pelo engessamento mental - tem um rumo a seguir, um objetivo, uma vontade de ser melhor e evoluir. Um louco insalubre é apenas uma pessoa que não sabe de onde veio, a que veio, para onde vai e porquê está aqui... apenas passam, sem nada acrescentar... E muito a sugar...

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails