sábado, 10 de outubro de 2009

A CULPA É SUA...

Afinal de contas, quando algo "errado" acontece em nossas vidas, a culpa é sempre do "outro"?

Se a mulher está gorda, a culpa é do marido, que a leva para "jantar", todo final de semana... - risos.


"É você que me impede de crescer..."

Se um marido engorda, é porque a mulher quer "prender" pelo estômago... se ele emagrece, é porque a esposa "deve ser péssima na cozinha, que deixa o coitado 'maltratado'"...

Pior é escutar isso e achar normal. Pior, muito pior, é falarmos isso e acharmos normal. Muito pior é pensar assim e achar normal. Pior é viver e se acomodar a essa "fuga" de si e achar normal!!! Normal????

É, penso que tenho razão em estar me buscando para ser, cada dia, mais "anormal". Eu quero me entregar à loucura, isso sim. À loucura saudável de ser feliz e romper com essas "normalidades" e "permissividades".

A "sociedade" tem culpa da nossa infelicidade; o "mundo" é o culpado dos nossos medos, porque o "mundo" está muito violento... E a gente, tem culpa de quê?

É tanta culpa, tanto medo... que precisamos "jogar" em alguém ou algum lugar e continuar a fugir de nós mesmos. Lógico, ao parar para se auto-buscar, se auto-conhecer, a ter consciência de nossos atos e suas consequências... para quem vamos apontar o "dedão"? Ao percebermos que não precisávamos ter perdido tempo culpando e sim, compreendendo e solucionando, muito peso e desgaste pode ser evitado, diminuído, transformado... enfim, podemos ver que não precisamos carregar tanto e olhar para frente é aqui e agora!


Hoje, posso fazer algo melhor. Posso romper com esse "peso", essa "culpa" - seja a si ou ao outro... - e, hoje, optar por fazer algo de bom. Posso me perdoar hoje, perdoar A, B ou C hoje e "tocar" meu caminho em prol da felicidade!

Em muitos casos, o "outro" tem "culpa", nos faz mal... mas, não podemos permitir que esses acontecimentos se eternizem, ou, comandem nossas vidas. A responsabilidade de escolher o que fazer é nossa! Podemos arranjar mil "desculpas" e/ou nos "acomodarmos" a viver como vítimas, mas, chega uma hora que basta.


Nada é fácil... mas, viver sendo vítima é fácil? Viver sofrendo... é fácil? Tomar decisões é difícil, mas, um dia, precisamos compreender que desejar ser feliz é querer ser feliz.

O exercício do perdão começa perdoando a nós mesmos: "engordei muito, mas, preciso me esforçar para emagrecer" além de assumir a responsabilidade pela própria vida, não lida com "culpa" e sim com solução. O próximo passo, após a compreensão,após a CONSCIÊNCIA, é se perguntar COMO: "como faço para emagrecer da maneira mais saudável e equilibrada?" Daí para frente, é só crescer. É andar na vertical da evolução como ser humano! Cada pequena atitude ajuda.

Vamos nos curar de nossas "normalidades", isso faz mal! Que seja "normal" fazer e viver o bem, perdoar, amar. Tirando a alienação, que seja "normal" ser positivo, ou melhor, optar por um ângulo positivo, mesmo que a situação seja desagradável - mas, assumir que a situação é desagradável, por si só, porém, eu não quero afundar nela... como sair dela em paz?

Se cada um fizer sua parte, o "normal" será ser livre, sem medo de ser feliz! Isso: o "normal" há de ser SER FELIZ!!! Chega de hipocrisia! Vamos respeitar mais! Façamos um esforço. Nos policiemos, nos vigiemos em nosso pensamentos. Vamos parar de "achar", de "apontar" as falhas alheias - lembrar: sem alienação... admitir e querer mudar é ser positivo, e não se manter num estado de alienação de positividade e "culpar" o mundo por ter caído no abismo a sua frente, e você não viu, porque estava nos positivismo alienante... este cega.


Lembrar: COMPREENSÃO e CONSCIÊNCIA são LUZ!!!

Em vez de apontar o "dedão" para o outro, apontemos para cima: ESTOU AQUI E QUERO, FELICIDADE, LEMBRAR QUE ESTOU AQUI! QUERO ME LEMBRAR QUE EU POSSO E MEREÇO SER FELIZ!!! - lembrar disso todo dia!

A culpa sempre é dos outros, quando não assumimos a responsabilidade de nossos atos.

Está em nossas mãos:



VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESSE MUNDO!!!


E, definitivamente, parar de culpar A, B ou C pela nossa infelicidade! Vamos buscar, no dia-a-dia, pequenas atitudes para alimentarmos nossa felicidade!

Pat Lins.


2 comentários:

  1. Oi, Pat

    Que beleza seu texto! Repleto de reflexões valiosas. Sei que está lutando para concretizá-las, e isto torna tudo que você diz muito comovente e verdadeiro.

    Continue, mulher! Você vai longe.

    Morgana Gazel

    ResponderExcluir
  2. No, vc sentiu o que quero dizer a mim mesma. Ando refletindo sobre essas questões e, creio eu, por isso estão mais verdadeiros ainda. Estou me esforçando muito em praticar, em trazer para a atitude. Estou "(re)significando" tudo que preciso.

    Obrigada pelo apoio, pela "boa influência" e estímulo. Vc é um exemplo vivo de viver e superar e acreditar na possibilidade em tudo. Comecei a ver que tudo é possível, sim, nem que seja sentir de maneira mais sutil e liberar a dor... é muito chato ficar apriosionando e alimentando a dor. Que nada! Tem hora que chega. Quero é me encher de coisas boas, isso sim, faz bem.

    Beijosss, amiga.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails