sábado, 17 de outubro de 2009

SABEDORIA, FÉ e PRÁTICA


"Sabedoria é conhecimento e transformação"

(Paulo Coelho)


Eis o que penso e busco:


conhecimento / informação / compreensão +

transformação / prática / atitude =

crescimento / evolução / viver em harmonia


Do que adianta conhecer e não praticar? Buscar sem aceitar o que encontra? Enxergar. Querer ver! Por que buscamos tantos "por quês"? Por quê? É tão difícil apenas compreender que por mais que busquemos, muita coisa, talvez, nunca compreendamos, mas, num esforço de continuar seguindo o caminho e com fé, descubramos que toda a vida é um mistério simples. E enxergar e valorizar o simples, em meio a um mundo de complicações é muito mais difícil.


Conheço gente que fala tanto em amor, em Deus - inclusive eu - e depois, está "falando" - e, normalmente: mal - do outro; executando o preconceito, a falta de respeito, a incompreensão... Ora, se Jesus perdoava e sabia lidar com as diferenças, por que nós, não seguimos Seus passos? Tão fácil falar em fé, orar com fervor, mas, na hora de sair da teoria para a prática parece que são dois caminhos distintos... o crescimento é para todos. Ninguém é melhor do que ninguém. Compreender o que a Bíblia retrata é sentir o que está escrito e não interpretar... a Bíblia vem de uma época que desconhecemos, de fato, os costumes e cultura. Temos uma noção pelo que nos passam. A escrita, por si só, foi muito mexida... traduções requerem interpretações pessoais... o que passa pelo subjetivo humano é humano... portanto, viver é muito mais do que apenas ler e "interpretar" é sentir e praticar o bem, pela essência do bem. Bom, não vou entrar nesse tema, iria escrever muito... risos. Cabe a cada um de nós vigiar nossos pensamentos e refazê-los, sempre para o bem.


Fé é muito mais que dizer que tem, é praticar! Uma sabedoria onde você pode não conhecer, de fato, tudo, mas, ainda assim, acreditar e transformar!!! Conhecer o que não se explica é aceitar que tudo é possível, sem críticas e compreender que não somos os detentores da razão. Fé é ir além de si e de nossas limitações "intelectuais". Fé é surpreender, principalmente, a nossa "inteligência" com a aceitação do inexplicável como real!!!


"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2:26)


Penso que eu pergunto muito e escuto muito pouco as respostas. Muitas delas chegam antes das perguntas, mas, raramente escuto... A simplicidade nos cega... é tão simples, que torna-se inacreditável. Estamos condicionados a buscar o desafio no que é difícil, complicado... o que é fácil, simples é para quem não tem "capacidade" ou "inteligência"... ENGANO!!! Enxergar, valorizar e simplificar é SABEDORIA, é TRANSFORMAÇÃO. Muitas realidades já são tão pesadas e ruins por si só, que mergulhar na dor e lá ficar parece o único caminho, quando parece ser difícil, mas, não é, SIMPLIFICAR: deixar a dor passar!!! Não falo em negar a existência, mas, aceitar e permitir que vá. Transformar em algo que passa!


A verdadeira força da sabedoria está em aceitar mais - mesmo que não concorde... mas, vale a reflexão - e lutar menos pelo que não vale a pena. Vamos lutar pelo que é preciso e urgente: CRESCER! A fé é isso: mesmo sem saber "como" nem "porquê" acreditar que tem o dedo do Criador em tudo. Eu sempre converso com Ele e me abro: "posso não compreender seus desígnios, seus planos para cada um de nós, mas, acredito que o Senhor tenha um e cá estou, fazendo a minha parte e no aguardo." Um dia, tudo acontece! Aliás, a todo instante, TUDO ESTÁ ACONTECENDO!!! É como disse Regina Brett, em suas "45 lições de vida" (postei seu texto mais abaixo - dia 02 de outubro de 2009) e sua primeira lição: "a vida não é justa, mas ainda é boa". Eu colocaria que aparentemente, a vida não é justa, mas, ainda assim, podemos ver que é boa!


"E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como." (Marcos 4:26 -27)


Muita coisa não está em nossas mãos, mas, o que está, cabe a nós realizar. Se estamos sem força, basta pedir que o Pai ajuda. Mas, nada Ele pode fazer se eu não permitir! Até Ele respeita nossa liberdade de escolha!!! Saber pedir e saber receber é acreditar.


Precisamos deixar UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESSE MUNDO!!!
Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails