sexta-feira, 5 de junho de 2009

Espiritualidade - por Leonardo Boff



Você já viu Deus?




"Minha mãe era analfabeta, nunca quis aprender a ler. Certa vez eu lhe trouxe um caderno e um lápis bentos pelo Papa Paulo VI para ver se ela se animava a aprender. Minha mãe jogou longe, dizendo: 'Para que eu quero aprender a ler e escrever se tenho onze filhos que fizeram universidade, quase todos doutores. Para quê? Eles sabem por mim. Não preciso eu estudar e saber.'




Mas era uma mulher de grande sabedoria existencial e profunda piedade.




Eu costumava gravar coisas que escrevia para ela escutar. Minha mãe escutava e dizia: 'Onde você aprendeu tudo isso? Eu nunca te ensinei tais coisas!'




Ao ouvir uma das gravações em que eu falava da experiência de Deus, ela me olhou fundo e fez a pergunta: 'Você já viu Deus?' Eu respondi de pronto: 'Minha mãe, a gente não vê Deus. Deus é espírito, é invisível.' Ela deu como que um suspiro, colocando a mão no peito, me olhou com infinita tristeza e disse: 'Você é padre há tantos anos e nunca viu Deus?' Eu insisti: 'Mãe, a gente não vê Deus.' Ela retrucou: 'Você não vê Deus, mas eu O vejo todos os dias. Quando o sol se põe lá no horizonte. Deus passa com um manto fantástico, lindo. Ele vem sempre sério, e teu pai que já faleceu vem atrás, olha para mim, me dá um sorriso e segue junto com Deus. Eu vejo Ele todos os dias.'




Eu fiquei parado, me perguntando: 'Quem é o teólogo aqui, ela ou eu? A analfabeta ou o doutor em teologia?'




Temos que aprender com as pessoas que vivem tais experiências. Porque a fé é uma experiência tão global que entra pelos olhos, entra no coração, entra na fantasia, entra nas projeções.




Deus é substância da sua própria substância.




Essas pessoas não crêem em Deus. Elas sabem de Deus porque O viram, porque O experimentaram."



LEONARDO BOFF






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails