segunda-feira, 27 de abril de 2009

DEPOIS QUE A GENTE VAI, O QUE FICA?



A vida! Ah, a vida! Ávida,a vida!


No último sabádo (25/04/2009), mais uma pessoa querida partiu. Enquanto nos dávamos conta de que a "ficha não havia caído", me peguei refletindo. Existem pessoas que partem e que a gente até aceita melhor... mas, existem pessoas que farão falta. Parece que existem pessoas que parecem que nunca vão "morrer", de tão vivas e alegres que são. E, como chorar a partida de alguém que sempre fez todo mundo rir? Alguns que passavam, ñão entendiam, o que seus amigos faziam num bar, se o corpo estava sendo velado? Ora, eles comemoravam o que as lembranças e o gosto de Tonho pela bebida! Eles riam e choravam sua existência e sua partida. Ali, familiares e amigos de todas as idades sofriam e lembravam. Por que criticar aquele momento de comemoração e despedida? Amigos de mais de 30 anos, queriam lembrá-lo. Cada um ao seu modo. Nem todos queriam beber. Todos queriam ele ali, com certeza!


No velório do meu querido e saudoso amigo, Jonatas, poesias foram recitadas, suas músicas favoritas, canatadas em capela... não era alegria, era dor, era lamento, mas, alegria de saber que ele deixou vivos os seus caminhos, seus passoas, até ali.


No de Tonho, pessoas riam de suas piadas e seus "causos". Hahaha, como não rir daquele homem, de tão branco, ficava vermelho, ao contar os "causos" da Petrobrás. E ele, amava repetí-los. E nós, riamos como se fosse a primeira vez que escutávamso! Ele era um grande amigo do meu pai, mas, conquistou a todos nós. Era irreverente e alegre. Sabia organizar um encontro de amigos, onde todos ficávamos à vontade. Todas as idades juntas. Era muito bom.


Eu, em meu enterro, quero alegria. Que nada de me velarem como se eu não tivesse trazido algo de bom... a dor da perda é muito grande, para ainda a aumentarmos em morbidez, peso e lamentos pela partida.


Vi, nesses últimos acontecimentos tristes, o lado positivo que a vida sempre nos dá e que meu querido amigo, o Mestre Jayme Sodré me falou, no tributo a Jonatas, que fizemos, no programa de rádio: "morrer, nunguém morre. Não alguém que tenha um curriculum vivo. Quando você olha o que a pessoa fez em vida, ele não morre! Ele parte e deixa o que construiu...". Concordo!


Isso me fez ver outra coisa: nunca devemos deixar para amanhã... pode ser tarde. Dizer EU TE AMO. Disfazer mal-entendidos. Reconstruir uma destruição... enfim, estarmis juntos de quem amamos e NÃO MAIS PERDERMOS TEMPO COM MELINDRES! Depois, bate aquele arrependimento, do tipo: "poxa! quanto tempo perdi!" E PERDEU mesmo! Pais, mães, abracem seus filhos, lembre-se que são parte de você. Sucesso é tê-los ao seu lado. Fracasso, é lamentar, tarde demais! Filhos, amem e respeitem seus pais e mães. Amigos, família, todos se levantem e digam a alguém que ama. Para quê vergonha? Pior é lamentar tarde demais!


Vamos pedir desculpas. Vamos agradecer! Vamos perdoar! Vamos conviver em paz! O tempo sempre passa, leve o tempo que passar, sempre temos algo a consertar. Para quando chegar o tempo de partir, poucas coisas nos arrependamos... e muita coisa boa lembremos.


Em "Enseada do Segredo" esses dramas de conflitos são descritos e vi o quanto nossa mente aprisiona por "tão pouco". Pouco, se comparado com o infinito de oportunidades que a vida nos dá. Lógico que certas consquencias são danosas e frustrantes, mas, o que é maior? Essa dor, que devemos deixar passar, ou a leveza de superar e se abrir para algo melhor e mais rico? Tudo em nossas vidas são lições. Basta a gente ler. Basta a gente mergulhar com prazer ma vida e se entregar a essa sensação de sempre poder ir além, e agradecer por não estar sozinho.


Meus amigos, um com 57 e outro com 58 anos, partiram! Dois em 1 mês! Mas, lição para uma vida pela frente! O que eles deixaram? Muita vida! Muita construção. Não me refiro a herança material... isso, fica o que cada um tiver... matéria é para isso. Mas, falo da construção de VIDA PESSOAL. Falo de edificações de idéias, conceitos e estilos de vida. Falo de viver acreditando em algo proveitoso!


Falo de viver além do orgulho que aprisiona e da insensatez que derruba e destrói. Falo do prazer da libertação pelo amor. Quem não ama? Você pode negar da boca para fora. E da boca para dentro? Em seu íntimo? AMOR. AMAR!


Que Deus os receba de braços abertos!


E, para quem ler, não é para sofrer, é para correr!!! Corra e diga que ama. Ninguém deve virar santo, também. É perdoar de coração, é permitir que o melhor supere o pior. Que a luz espante a escuridão e que a tristeza da ausência se encha de presença, ainda que distante, mas, presente. Amanhã, pode ser tarde. Hoje é a oportunidade de um amanhã mais vibrante e melhor.


Depois que a gente vai, o que fica?


Pat Lins

em homenagem a Firmino (também conhecido como "Tonho Banha" - foto: ele, a filha e o (a) netinho (a) - o que partiu, e o que chega... "todos os dias é um vai-e-vem, a vida se repete na estação, tem gente que chega pra ficar, tem gente que vai...") e Jonatas Conceição

dois amigos, duas partidas, um mês, duas lições que ficam!

Que Deus os tenha!

3 comentários:

  1. Muito linda sua homenagem!
    Com certeza meu tio deixou muitas saudades.uma pessoa maravilhosa(bom filho,tio,irmão,marido,pai,amigo) deixará saudades e lembranças que jamás serão apagadas e muito menos esquecidas.
    Sentir muito a morte de meu tio(por ele ser forte eu tinha toda esperança do mundo que ele iria superar e ia sair daquela,mas infelizmente nem tudo e como imaginamos.Deus sabe o que faz!
    lembraremos sempre com saudades,alegria e muito amor a pessoa maravilhosa que ele sempre foi.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lari. Mas, como vc mesma sabe, só escrevi o que ele é/era, não tinha como falar diferente...agora, é darmos continuaidade, né verdade?! Vamos sorrir mais, agradecermos mais, por cada dia e cada vitória. Beijossss em todos aí!

    ResponderExcluir
  3. com certeza! Ele era tudo o que você colocou e muito mais. rs!
    Bjs em todos ai também.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails