domingo, 1 de março de 2020

Foco



Quando a gente atentar para o fato de que o FOCO é o caminho para viver de maneira saudável, a gente vai conseguir evoluir muito.

Não basta ser inteligente, cognitivamente falando, há de se ter traquejo, capacidade de compreensão, empatia, inteligência emocional para conseguir administrar a gama de demandas que a gente cria e inventa, dando forma e transformando em rotina.

Ter PhD, um passaporte com carimbo do mundo todo, dinheiro e fama servem para quê, quando bate aquele vazio, aquela angústia e dispara aquela crise de ansiedade que dá tanto medo, tanto medo, que, ou implodimos ou explodimos... Saudável isso?

Precisamos entender uma coisa, que, ao meu ver, cabe para todas as coisas: realidade de cada um é a verdade do ângulo de quem vê. Autorreferência é importante para a gente se saber, se reconhecer como é e o que pode melhorar; usá-la para entender o outro é uma conta que não fecha, pois, nela, sentido não há.

Onde manter o foco? Primeiro, fazer uma lista de coisas que temos para dar conta - separando por setores: vida pessoal, profissional, social, maternal, conjugal, familiar... e aglutinando tudo na mesma escala cronológica do tempo contado em segundos, minutos, horas, dias, anos e prazos curtos.

E agora? Agora, seguir em frente, fazendo o melhor que pode com o melhor que tem... Igual nas emergências: azul - não urgência, verde - pouca urgência, AMARELO (tenho a impressão que nossas cobranças estão sempre aqui... Creio que é onde mais teremos tópicos, nessa lista 🙄) - urgência, laranja - muita urgência e vermelho - emergência (é... problema é que "jogamos" aqui banalidades e surtos por inabilidade emocional em lidar com frustrações, como se fossem as questões mais relevantes... 😏).

Quando a gente passa a listar, nossa mente cria mecanismos de organização, naturalmente. Aí é que está: ela cria o FOCO NATURAL, NO QUE É, REALMENTE - para além da limitação da autorreferência e das banalidades - É NECESSÁRIO PARA VIVER COM QUALIDADE.

Viver saudável não é só o que come ou se pratica atividade física, é como organiza sua vida diariamente. Onde está seu foco? No desejo egóico, superficial e melindroso ou na realidade concreta, no que é preciso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails