domingo, 2 de dezembro de 2012

COLECIONADORA DE PESSOAS


Tem gente e lugares que pregam e afirmam querer fazer diferente e fazem igualzinho - ou, diferente, da pior maneira. Sempre me recordo de Morgana Gazel - escritora -, em seu livro "Enseada do Segredo", nessas horas. Ela tem uma frase/pensamento/reflexão que faço uso frequente e constante: "FAZER DIFERENTE EXIGE MAIS QUE CONTRADIZER".

Eu coleciono - desde que me entendo por gente e, penso que antes, também... - pessoas. Pessoas diferentes. A-mo! Se tem uma coisa na vida que ganhei de presente foi oportunidade de conhecer DIVERSOS tipos de pessoas - temperamentos, emoções, razões, de diversas religiões, seitas, doutrinas... enfim, pessoas! Algumas legais - de acordo com meu julgamento de valor - e outras não tão legais, outras insuportáveis, mas, que me atraíam de alguma maneira. Não catalogo. Não investigo. Eu convivo com cada uma dessas pessoas desde que as conheço e, daí para frente, não para. Podemos nos afastar, mas, fica lá, aquele elo que nos levou a trocar o primeiro "oi", fosse num olhar, num sorriso, numa apresentação... 

Sabe aquela frase do Chaplin:

"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha,
é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só,
porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova
de que as pessoas não se encontram por acaso."
Charles Chaplin

Eu me sinto esse mosaico. Deve ser alguma parte doida de mim que quer se sentir globalizada... uma coisa em mim que me diz: "somos todos iguais em nossa imperfeição. Todos temos medos gigantescos; medos medianos; medos pequenos... Não se iluda, apenas se permita sentir cada pessoa que cruzar seu caminho, elas sempre têm algo a ensinar sobre a grandeza humana, ainda que estejam num patamar rude ou medíocre, elas têm muito a nos ensinar como ser melhor apenas aceitando-as". Bom, eu me faço uma ressalva: "ainda que aceitemos, isso não quer dizer se puna convivendo... Se essa pessoa não se permite se ver e não para de fazer o que sempre faz e machuca, mantenha uma bela DS - distância saudável. Não sou partes dessas pessoas, eu vejo um quadro com diversas características interessantes e me encanto com a natureza humana do bem. Ainda não aceito e nem sei lidar com as do "mal", mas,chego lá. Meu vício de conhecer e conhecer pessoas me leva a isso naturalmente.

Tive, nessa caminhada, a oportunidade de conhecer pessoas muito legais - isso não quer dizer sem defeitos - num ambiente que fala muito em "escolhas". Falam muito em "respeitarmos a escolha de cada um" e, nunca respeitaram a minha escolha. Eu escolhi o mundo aqui fora, a vida sem esconderijos e com toda essa trabalheira que é lidar com as diferenças. Não é fácil, mas, escolhi. Interessante, quem pregava tanto o respeito às escolhas, não respeitaram a minha! E fico chocada por "aprisionarem" as pessoas pelo mesmo medo que condenam. Não Adianta. Não Ajudam. Não Amam! Não sabem amar. Se escondem em si. Não Aceitam quem não quer seguir e não vê sentido em seu lema. Mas, pude conhecer pessoas interessantíssimas e assustadoramente interessantes ali. Deveríam ser menos arrogantes e menos impositivos. Quem segue é quem deve estar lá. Não entendo o motivo de quererem ter um monte de gente. O idealismo não se esgota e nem se encerra em um único lugar. Deveríam respeitar as afinidades e não forçar que outros sigam. O que faz bem a mim pode não fazer a você. Existe muita gente que prega isso e na hora de viver isso condena a escolha. 

Enfim, penso que lutamos tanto pela liberdade de expressão e religiosa que nem sabemos o que vem a ser liberdade sem invadir o espaço alheio. É como se para ser livre, tivéssemos que possuir o maior número de terras e invasões. Como se manter um império fosse a chave para a liberdade. Não sabemos como agir, essa é a verdade.

Lulu Santos já diz:

Eu vejo a vida melhor no futuro.
Eu vejo isto por cima do muro de hipocrisia
que insiste em nos rodear.

Eu vejo a vida mais clara e farta,
repleta de toda satisfação
que se tem direito
do firmamento ao chão.

Eu quero crer no amor numa boa,
que isto valha pra qualquer pessoa
que realizar
a força que tem uma paixão.

Eu vejo um novo começo de era,
de gente fina, elegante e sincera.
com habilidade pra dizer mais sim do que não.

Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Que não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo o que há pra viver
Vamos nos permitir."
Lulu Santos

Gente, o tempo voa, o tempo passa, mas, ele é O TEMPO e existe é para passar, mesmo. Impressionante a mania que temos de querer controlar a tudo. Diante daquilo que é mais do que a gente, paramos embasbacados, desviamos e tentamos nos convencer de que tudo aquilo não passou de um sonho. Como se o real fosse apenas o mal, o que dá errado.

É por isso que amo colecionar pessoas em meu coração. Apesar de conhecer mais de meio mundo de gente - TODO TIPO DE GENTE - apenas os que me são interessantes moram em meu coração. Alguns, em lembranças distantes. Outros eu nem sei dizer onde foram parar.

Colecionar pessoas não é fácil. Nem difícil. Todos nós temos nossos pontos de carência e, em meio a tanta gente, proporcionalmente, a cobrança é grande. Mas, tempo humano é algo limitado e varia muito de acordo com nossa vida profissional, acadêmica, religiosa... Os grupos sociais dizem muito para nós e nos ampara, nos fortalece - ou enfraquece... -, nos une a nós mesmos pelos outros. Enfim, somos seres individuais, mas, o ser social que se desenvolve em nós tem um peso gigantesco. Não nos relacionamos apenas com pessoas. Nos relacionamos com o social, também. Precisamos é nos encontrar em meio a tantos encontros e desencontros com tanta gente.

Se me preguntam QUEM EU SOU? Respondo: "Um ser em constante construção".

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails