terça-feira, 22 de maio de 2012

CONFUSÃO QUE FAZEMOS... JURAMOS DE PÉS JUNTOS QUE SOMOS MELHORES QUE OS OUTROS...

Muitas vezes, confundimos muito...:

SABEDORIA com INTELIGÊNCIA INTELECTUAL;
SERENIDADE com TIMIDEZ;
SERIEDADE com SISUDEZ;
MATURIDADE com IDADE;
MATURIDADE com SISUDEZ;
MATURIDADE com FRIEZA;
SUCESSO com MUITO DINHEIRO;
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL com SISUDEZ E ESTRESSE; 
SUCESSO PROFISSIONAL com FALTA DE TEMPO PARA SER GENTE;
AUTO-CONHECIMENTO com COMPLEXO DE GABRIELA;
EXPERIÊNCIA com IDADE AVANÇADA...;
SER MÃE com  MATURIDADE;
SER MÃE com SABEDORIA;
SER MÃE com JUÍZO;
SER MÃE com SENSATEZ...;
TER FILHO com SE CENTRAR;
TER FILHO com AMADURECER;
TER FILHO com SER CAPAZ DE PASSAR BONS VALORES... muitas vezes, nem vivemos esse bons valores, como vamos passar?
SER MADURO om NÃO SORRIR;
SER MADURO com NÃO VER GRAÇA EM NADA;
DISTANCIAMENTO com FRIEZA;
DESPRENDIMENTO com INDIFERENÇA;
SER LEVE com SER IRRESPONSÁVEL;
VIVER com SOBREVIVER;
AMAR com GRUDE;
AMOR com EGOÍSMO;
PACIÊNCIA com TOLERÂNCIA;
ADULTO com CHATO;
HIPOCRISIA com VERDADE;
PASSAR OS ANOS com VIVER!

Nem tudo que pensamos ser realmente é. Existe uma grande diferença entre o que as palavras querem representar; o que sabemos delas; o que entendemos; o que realmente são; o que fazemos na prática...

E não falo de A, B ou C. Falo de mim, de você, dele, dela, de nós, de vós, deles, delas. Falo de gente; de pessoas. Falo de que não sabemos a verdadeira essência de quase nada.

O que mais me chama a atenção é quando escuto alguém me elogiar como: "você amadureceu...", como se a própria pessoa já tivesse nascido madura... - e como se a pessoa fosse "madura", só porque se tornou fria diante da vida não ter seguido seus planos pessoais... (ops! veneno.) - A gente amadurece quando consegue superar algum entrave, assumindo que tem medo ou dificuldade, enfrentando-o e se mantendo humano, sabendo lidar com cada emoção na hora apropriada. Para mim falar de negócios num almoço entre amigos é falta de "setocômetro", é chatice, mesmo. Coisa mais desagradável é estar num momento amenidade e a pessoa com aquela postura fria, sisuda e avaliando a todos, julgando os que se divertem como "incompetentes" ou "imaturos", afinal, "a vida é estar sério"... Sai dessa! A mania triste de julgar, de ter algo a ser julgado e a necessidade de se comparar é que acaba com tudo. Como vi num documentário sobre a sobreviência dos leões na África - assim como muitos animais que estão entre o desmatamento e as construções e, por isso, com frequência, "invadem" a zona urbana... - peguei uma mensagem que serve para todos nós:

"... e o sol nasce, como todos os dias. Mas, para aquela leoa que estava faminta e que precisava proteger sua cria, após seu macho ter sido vencido e perdido o território para um novo bando, nascia diferente. Ela havia aprendido a ser uma grande nadadora e assim, se manteve longe do novo bando e aprendeu como atacar os búfalos que, mesmo aparentemente seguros e uma muro intransponível, diante de sua união e força, mesmo estando em maior quantidade, na hora de fugir demonstravam sua fragilidade: a falta de organização dentro d´água e ela conseguiu se alimentar. Depois, esqueceu do lema que aprendera: na selva, dormir demais pode ser um perigo vital. Dormiu mais do que devia, vencida pelo cansaço e a espera de, após alimentada, ter leite para amamentar seus filhotes. Nesse meio tempo, ela que havia comido um filhote de búfalo para matar a sua fome, perdeu os seus filhotes para os búfalos, que atacaram seu esconderijo com seus filhotes sozinhos e assustados. O sol se põe. O sol nasce. Nada dos filhotes. E a vida é assim: indiferente aos vencedores e perdedores, porque o que importa é que cada um saiba qual o seu destino e siga-o. Cada um tem a sua razão de existência e isso não é questão de mérito ou demérito. É a vida de cada um. É o destino de cada um...Não existe o melhor, o certo, existe a sobrevivência na selva..."

A gente em vez de querer ser melhor que há dentro de cada um, quer ser "melhor" do que o outro, como numa selva. A gente esquece que a vida humana é mais do que matar ou morrer, é viver. Eu vivo isso na prática, talvez por isso algumas pessoas próximas percebam meu "progresso", o mesmo que confundem ou relacionam - ou talvez seja - com "maturidade". Maturidade é acúmulo de experiência, com superação e colocar em prática, para mim. Portanto, todo mundo tem maturidade em algum departamento da vida. Alguns alcançam a independência profissional e se julgam pessoas maduras... Para mim, nada mais são do que profissionais bem sucedidos e com estabilidade. Se agregam maturidade, ótimo! O legal de me verem mudando é que enxergam que eu vivo minhas fases e muitos, não, apenas vêm a vida do outro - ou a minha. Uma coisa é ver que a pessoa se esforça para ser alguém melhor, outra coisa é julgar a pessoa como "madura" ou não por querer ser mais leve e feliz. Muita gente acredita que eu estou regredindo e vivendo uma utopia. Eu vivo a minha vida, me esforçando para me fortalecer como pessoa, em vez de me ocupar com a vida do outro.

Venho observando que algumas pessoas começaram a acreditar que a vida é uma reunião de negócios... Tem hora e lugar para tudo. E têm horas que rir de bobagem se faz necessário - bobagem não é idiotice... Entender isso, para mim, é um passo para a maturidade geral, que envolve a vida pessoal: o ser.

A lista acima não se esgota, muito menos, revela uma verdade universal... trata-se de uma interpretação minha, pessoal e subjetiva!

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails