terça-feira, 24 de agosto de 2010

OPERAÇÃO "BARRACAS DE PRAIA" - SURTO, CRUELDADE, TIRO NO PÉ OU...?

Em pleno século XXI; com o "aumento" (paulatino e, ainda, insuficiente) da consciência eleitoral; estratégias de marketing para estabelecer a imagem "perfeita", entre outros aspectos, ainda me surpreendo com certas atitudes e incoerências políticas.

A derrubada das 352 barracas de praia, da orla de TODA  a cidade do Salvador, para mim, é um objeto de estudo. O objeto, na verdade, são as respostas para a perguntas: "o que levou, em meio a tanta coisa urgente e prioritária, o nosso digníssimo prefeito a tomar essa atitude?"; "o que está por trás dessa operação?". Surto, crueldade,"tiro no pé" ou...? Tem algo estranho no ar. Como diz meu "amigo" Fred - Scooby Doo - "temos um mistério nas mãos..." ou parafraseando meu "amigo" Shaekspeare: "tem algo de podre no 'reino' de Salvador..."

Ao menos esse político pode ser chamado de "honesto"... afinal, ele fez o que queria, sem se preocupar com a imagem vinculada a um fato como esse, numa demonstração de completo descontrole... Uma coisa é certa, se o povo - nós, né?! - tiver memória: NUNCA mais ele elege, nem será reeleito!

Uma barbaridade!

Onde está a democracia e o diálogo, que é a base para soluções de problemas do referido regime?

Por que medidas de melhorias em vez de destruição, não foram o foco?

Ah, sim, QUAL ERA O FOCO, MESMO?

Caos! Desordem! Ingerência! Desorganização!!!

Quem saiu ganhando? E quem perdeu, como poderia ter perdido menos?

Talvez, nunca tenhamos respostas para essas e outras tantas perguntas, referentes a esse caso. Mas, uma coisa é certa: eles contam com um trunfo - NÓS VAMOS ESQUECER. É, nós. Todos e cada um de nós, vamos retomar nossas vidas e, passados os primeiros instantes - a "novidade" - tudo cai na rotina e ver nossa orla "lisa" vai fazer parte da paisagem e pronto - bem provável que até passemos a gostar mais, enquanto os ambulantes não se instalarem... Nem a sujeira deixadas pelos banhistas domine... Nós tembém precisamos exercer um simples papel: consciência de nossa parte. É um processo natural. A gente esquece, porque, logo, logo, ninguém fala mais no assunto; a imprensa precisa de outras novidades para elevar a audiência e nossa mente guiada pela massificação de informação acompanha e segue, no mesmo ritmo. A gente só não esquece o passado imediato da vida da gente, quando alguém nos faz algo de "mau"... né, verdade?! A gente só não esquece de se meter na vida dos outros, por bobagem. Assuntos sérios e de ordem coletiva cansam... Ficar atendo à ordem dos acontecimentos, para quê?

Fazer um movimento saudável, bem articulado e baseado em fundamentos democráticos é só para os loucos e utópicos... E vamos nessa marcha solitária, em meio ao coletivo gigante de marchadores solitários/egóicos. Vários "uns" andando em benefício próprio apenas e alegando culpa a "sociedade", para fugir da própria responsabilidade. Finalmente, mais uma vez eu pergunto: "quem é essa única pessoa, individual, chamada SOCIEDADE?" O que sei dessa criatura é que somos todos nós. Ela é o que todos nós juntos somos. E, pergunto: "O QUE QUEREMOS SER? SABEMOS COMO SOMOS - INDIVIDUAL E SOCIALMENTE...? AFINAL, SOMOS UM E MUITOS? QUANTO ESTAMOS DIPOSTOS A CRESCER DE VERDADE? ESTAMOS DISPOSTOS? EM QUANTO TEMPO QUEREMOS MUDAR? É POSSÍVEL PLANEJARMOS UMA MUDANÇA SOCIAL? O QUANTO PODEMOS MUDAR/CRESCER/MELHORAR ENQUANTO INDIVÍDUO E LEVAR ESSE MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO POSITIVA PARA O COLETIVO, COMO: EU FAÇO A MINHA PARTE, E INCLUO O BEM COLETIVO?

Muitas perguntas. Ui! Doeu! Dói a cabeça na hora de refletir sobre questões de base; questões profundas. A maioria de nós só quer gritar e gerar polêmica. Mas, tomar iniciativa não é sair por aí gritando e falando asneiras. É ORGANIZAÇÃO. É objetivo. É conhecimento. É saber o que quer e propor como se pode alcançar. Gerar polêmica é fácil, quero ver propor soluções. PLANEJAMENTO! Nos falta a prática e a teoria de um bom PLANEJAMENTO!

Mas, de volta ao "surto" programado do Prefeito de Salvador e de toda equipe envolvida - exceto a "peãozada", tá?! Esses, coitados, ficam com a cara exposta, mas, são a parte final... coisa são os que "pensam", "elaboram" e autorizam um desfecho sem propósito - nesse projeto "brilhantemente destrutivo". Sim, havia uma liminar a ser cumprida. Sim, os barraqueiros "sabiam" que isso iria acontecer, né verdade?! E, sim, o que há de bom nessa "informação" prévia? Falta justificativa. Faltam motivos reais. Falta clareza. Se a questão era uniformizar a orla, PROJETO. Se a questão era "respeitar" o espaço público e, muitas dessas barracas estavam indo além, CONVERSA, FISCALIZAÇÃO, PUNIÇÃO. Se a questão era dar espaço ao banhista, ORGANIZAÇÃO. Existem  maneiras mais eficientes e eficazes de se resolver um pepino: PLANEJAMENTO! Ah, um bom planejamento... Talvez haja um muito bem elaborado por trás dessa aparente loucura...

Só quero é ver... agora, o que está por vir. Isso é que dá medo... Essas coisas assim não vêm do acaso e para nada... Têm alguma finalidade específica... Aquilo que não é dito assusta mais do que o que é falado... Hoje em dia, uma atitude aparentemente desvairada tem algo de muito mais vantajoso para alguém - ou "alguéns"...

Analisando a estratégia de marketing: INEXISTENTE - para a questão da imagem positiva e democrática da prefeitura, porque, para o que está por trás, pode ser muito eficiente e muito bem arquitetada. Analisando o papel social, da mesma instituição: o que será feito com essas pessoas que dependiam daquele trabalho para "sobreviver"?

Não estou dizendo que concordo ou discordo; gosto(ava) ou desgosto(ava) das barracas na orla. Muitas, realmente, invadiam e nos tiravam a liberdade de apenas ir a praia, sem a obrigação de consumir nas barracas e sem espaço para circular. Mas, medidas de organização e fiscalização seriam mais eficientes e socialmente mais bem adequadas. E a "farofada", para quem curte e/ou só tinha esse recurso de diversão, lazer e alimento, nunca deixou de existir. A principal ocupação da prefeitura deveria ser equilibrar e dar oportunidade para todos. SE, e no caso de SE, fosse essa a questão: dar oportunidade e vez a qualquer pessoa.

Espero que não venha algo de muito podre por aí... Como construções de mega edifícios... Esses sim, serão difíceis de chegar um trator para derrubar. Nesses, o "lobo mau" vai soprar por várias gerações ou encarnações - fica a critério de cada crença estipluar a questão temporal - e os pés de prédio não vão cair como casinhas - ops! barracas - de palha e/ou madeira.

Essa é a nossa cidade, cantada como "minha cidade é linda demais... minha cidade é linda de ver..." Pena que nunca encontramos um governante que a valorize e respeite, bem como a seus habitantes e visitantes. Para tudo, moderação. Não a falsa moderação política do marketing de guerra, das aparências, superficialidades e interesses escusos. Mas, a moderação da democracia, onde há ou deve haver espaço para TODOS, com ordem, para o progresso.

Não sei com o quê estou mais indignada... Se com o "quê" foi feito; com o "como" foi feito; ou, com o "quê" está por trás de tudo que foi feito... "que meda..." Imagino, que muita gente apóie e acredite ter sido uma atitude enérgica do prefeito... mas, tem algo em mim que diz: essa é uma pequena parte, que, somada com a parte da indiferença, ainda é menor do que a parte das vítmas, de quem era usuário e ferquentador do sistema das barracas.

Agora, aguardar cenas dos próximos capítulos. Porque para mim e para quem não foi vítma, só fica o choque do que foi visto... mas, para quem foi vítma direta... peço a Deus que lhes dê o conforto, porque só apelando aos céus... afinal, na Terra, a gente se assombra com tanta "novidade".

Ah, um pedido: sr prefeito, que seja feito algo pela cidade mais significativo, viu?! Sim, significativo, no sentido de ser positivo e construtivo... Ah, não é alegando que teve aumento de emprego, com a criação de milhares de postos de telemarketing, não... Criação de medidas para geração de renda com empregos, não subempregos que apenas somam números e percentuais positivos para exposição e manipulação de informações. E, gente, vamos acordar e nos tornarmos mais sérios. Vamos tomar consciência do nosso papel. Sociedade é isso: todos os lados envolvidos!

Cada um fazendo algo de bom, viu?! Nada de se abater pelas teneborisdades, por aí. Isso é reflexo do que a gente deixa de fazer e tem dedo nosso, também. Afinal, nós votamos nele...

Se cada um de nós começar a fazer algo de bom, isso repercurte, também. Existe coisa boa, lembremos-nos disso! Um exemplo pequeno é começar a cuidar do lixo que sai de nossas casas; é evitar jogar lixo nas ruas; não ser conivente com as corrupções... muita coisa pequena pode começar a ser feita por cada um de nós no dia-a-dia, capaz de começar um novo caminho. Ou, estamos nos eximindo das responsabilidades de "sociedade"?

VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESTE MUNDO, começando agora e a cada instante!!!!

Beijos,

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails