quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VAMOS RESOLVER TUDO AQUI E AGORA


A gente tem uma baita mania de deixar tudo para depois... daí, o depois chega, passa, vai e outro depois chega, passa, vai... e a gente continua, até uma dia que nosso "tempo" chega, passa e vai... Ops! Já foi de novo! - risos.


Eu estava conversando, ontem, com uma grande e nova amiga, Cris, sobre essa questão de guardarmos tanto rancor, acumularmos tantos problemas e, ainda, creditarmos mérito à quantidade de problemas acumulados - quanto mais e maiores os problemas, mais "importantes" queremos parecer ser. E ela me disse uma coisa muito interessante: "o problema é de cada um, então, quem tem que sofrer é cada um o seu e buscar soluções. Essa coisa de sofrer pelo filho, pela mãe, pelo marido, pela esposa... não ajuda a ninguém. Podemos ser solidários, mas, o sofrimento é individual. Deixa o filho, a mãe, o pai... seja lá quem for, sofrer o sofrimento dele em 'paz'. É um processo individual. Já não basta cada um ter que aprender com os seus próprios problemas, a gente ainda aumenta esse peso para a gente e para eles?!..." Ajudar a buscar a solução é uma coisa, mas, se fechar no sofrimento do outro, ambos afundam. E a gente aaammmaaa viver assim. Você já teve a impressão de que tem gente que coleciona problemas, como se fosse um combustível? - ah, quem tiver oportunidade, leia o livro "O colecionador de segredos", é lindo e fala sobre isso de uma maneira tão linda. Tem gente que se não tiver um probleminha no dia, inventa.


É quase "cultural" procuramos problema: destruimos o planeta, depois, reclamamos que o "tempo tá doido"... uma hora chuva, outra sol escaldante... Por que é tão mais fácil cedermos ao peso do problema, jogarmos a "culpa" em algo ou alguém, do que nos entregarmos e abrirmos para a solução, para a libertação? Como fazer para mudar essa realidade? Quem disse que não existe uma boa fórmula? Existe, sim: conscientização! Precisamos tomar consciência de nós mesmos. Mergulharmos em um mundo que pouco exploramos: nós mesmos!!! Somos um infinito de opção e espaço. Podemos nos melhorar a cada dia e a cada dia, ter mais a melhorar - o contrário, infelizmente, também... podemos ser piores a cada dia e a cada dia, piorar mais...


Precisamos optar. Diariamente eu faço opção em ser feliz, em estar aberta para o, por enquanto, ainda árduo exercício do perdão. Os problemas chegam sempre e com uma velocidade incrível, mas, a cada dia que vamos optando por ver o outro lado, mudar o ângulo, a gente vê que o tempo segue, meu bem... risos - lembra do post "Ângulos e Verdades", de 31/08/2009? Desça mais que chega lá - risos. Escolher mesmo e falar em voz alta, para si: só tenho duas opções: cair no problema e ficar remoendo a dor, me aprisionando, me afundando... ou me abir e assumir uma postura mais otimista, sem alienação, claro, através da consciência de que tudo passa e passa mesmo, encarar a realidade e sorrir, para atrair para dentro a força e energia de um sorriso, de uma ação do bem; dar uma respirada e ir em frente, buscar solução e depois, deixar passar. Liberar. Abrir espaço para mais. Problema ocupa espaço em demasia e ama se enraizar, se a gente deixar. Alguns são tão espalhados e abusados que se misturam com outros, só para ir além e ter mais um "bocadinho" de espaço para ele imperar... cara de pau, né?! Pior que a gente deixa e ele vai. Depois, ficamos sem saber onde tudo começou... cristalizados lá, naquele ponto tão bem escondido, o ponto de origem, que o acesso é doloroso.


Deixar passar... xiiii!!! Tem gente, assim como eu, que a-do-ra ficar preso a dor, ao passado, ao "problema da vez" e deixar passar parece um desaforo. Fora o argumento básico: "é, para você é mais fácil, queria ver se você vivesse o que eu vivo..." Vixe, já repeti tanto essa frase. Meu lema agora é resolver e respirar - o poder dos R´s. Ah, respirar é tudo de bom! Não, não é a respiração fraca do dia-a-dia e da afobação, mas, a respiração que começa do umbigo e sobe até o peito, enchendo os pulmões e oxigenando legal o cérebro, trazendo energia e relax, mas, acima de tudo, nos trazendo para o foco e depois, deixa sair, expirar, liberando o stress junto: "xô problema". Fácil? Depende... inúmeros fatores podem dificultar e um só pode facilitar... vai depender de cada um. Não, não muda a realidade como um passe de mágica, mas, é como e o que eu digo sempre a mim mesma: trata-se de um passo para a mágica transformação. Eu faço de uma maneira bem infantil e simples, falo alto, para mim: "vai passar" e me conscientizo que passa, mesmo que dure na realidade... mas, eu quero encarar e viver de maneira leve e diferente. Aos poucos, vou abrindo espaço para o momento, para o presente e o "depois" é futuro, ainda que seja dali a um segundo, pode ser diferente e melhor, depende de como eu conduzo o instante de adversidade. Choro, xingo, dou murro na mesa, bato e castigo uma almofada... extravaso a raiva, que é uma emoção reativa, rápida, porém, momentânea, ela surge e eu deixo ela chegar, para que saia de dentro de mim e vá embora. Leve o tempo que for necessário: na hora; um dia; uma semana... para passar.


Enquanto conversávamos - eu e Cris - trocávamos ótimas receitas - igual a quem troca receita de bolo... só que nós estávamos falando sobre a massa humana, sobre nós como ingredientes desse delicioso bolo "ser humano" que somos... - e ela me trouxe outro pensamento que ela apreendeu: "o que tiver de resolver, resolvamos aqui e agora. Não vou deixar nada para depois... nunca sei quando vou morrer, então, sempre é hora de resolver, porque eu não quero que minha última lembrança seja de dor, tristeza ou problema. Quando discuto com meus filhos, por exemplo, a gente leva até o fim e resolve tudo ali, bota tudo para fora. E nenhum de nós sai antes de trocarmos sinceros e desejosos abraços, com força. Eu falo para eles que a raiva, a explosão são normais, mas, é para passar, é momentâneo. A solução tem que ser para sempre. Se eu morrer depois, nada ficou 'pendente'..." Eu achei isso "maaaaassa", velho! Depois que se morre, haja lamentação de: "como eu queria ter tido só mais alguns instantes com fulano para pedir perdão, para dizer que era importante para mim..." aí, minha gente: E-R-A! E rê a rá... FOI! Tchummmmmm, já era!


O estar bem deve ser sempre! - até quando se está mal - e é normal estar mal, só não é normal, viver mal: de mal com a vida; com os filhos; com os pais; com o vizinho chato; com o chefe turrão... galera, nós também somos defeitos e qualidades, exatamente como a quem julgamos... de fato, não podemos, nem temos esse poder, de mudar o pensamento do outro - vide post "NOSSO MELHOR A CADA DIA", de 19/09/2009,logo aqui abaixo - mas, podemos ser, no geral, algo melhor do que pior... já falei em vários outros textos, porque penso assim, que todo mundo é defeito e qualidade, mas, como queremos ser? Mais defeitos ou mais qualidades?


Importante frisar: ninguém deixa de ser ou ter sido chato, só porque nós mudamos a maneira de lidar com isso. Gente! Hello! Sem alienação, tá?! Tipo quando uma pessoa morre e depois, ninguém "ousa" falar em seus defeitos, por respeito ao defunto... precisamos romper essa outra barreira aí: a de reconhecer e admitir a realidade. Ver de outro ângulo não muda o que existe, só muda como nós lidamos com essa realidade.Nada impede que com essa estratégia, mudemos a realidade, também. Ao menos, dentro de nós, ela muda. Já se deu conta de que a raiva consome a nós mesmos? A gente sente dor, pressão no peito, desgaste... bem que diz aquele ditado: "a raiva é um veneno que a gente toma, pensando em destruir outro", em outras palavras: BURRICE! Viver de raiva e com raiva é burrice! É auto-destruição. Uma pessoa que conheci, uma senhora muito legal e atenada com o melhora da vida que Deus nos dá, disse: "se uma pessoa te pede, por exemplo, R$ 500,00 emprestado, para te pagar em um mês e você empresta, depois, essa pessoa começa a te enrolar e some do mapa... você vai viver com toda a raiva e a pessoa curtiu e nem se abala com sua dor... não chega nada para ela..." é verdade!


É a mesma história de "entrar pela outra porta", quando alguém estaciona o carro colado com o seu e você não consegue entrar pela porta do motorista... vai ficar bradando ao vento ou entrar pela outra porta e seguir seu caminho? Fazendo nossa parte pelo nosso bem, a gente vive bem. Não estou dizendo que precisemos ser bobos ou ingênuos, tá?! Mas, precisamos desligar a tomada do que nos faz mal. É errado e injusto a pessoa pegar dinheir emprestado e não pagar; estacionar colado com o carro do lado - independente de quem seja o carro... existe delimitação, marcação para a vaga... para que desrespeitar... mas, aí, será um tema para outro post - mas, precisamos ser práticos e tocarmos nossas vidas. Deixa que a própria vida ensinará essas pessoas. Lembremos-nos sempre: "não posso mudar a maneira de ser do outro. Somente a minha!".


Tudo que fazemos, sofremos as consequencias boas ou ruins... quem pega emprestado e não paga, um dia terá que prestar contas... ninguém vive impune para sempre. Mas, como vamos lidar com essas adversidades é que é a questão: agora, se a solução for parar e deixar o tempo passar, páre e deixe. Viver sempre com a raiva vai trazer seu dinheiro de volta? Vai tirar o carro que está colado com o seu? Vai colocar o leite derramado de volta e intacto ao vaso? Vamos lá! Resolver é questão de praticidade - até parece que eu sou prática assim... - risos - mas, estou praticando a cada dia, eis a diferença. O não ser hoje, se toamada a consciência, passa ser agora.


Então, mais um exercício para nossa mudança diária: "VAMOS RESOLVER TUDO AQUI E AGORA!" Porém, muito mais importante lembrar: RESOLVER, é diferente de piorar!!! RESOLVER = SOLUCIONAR. Não, não deixo de reconhecer que existe cansaço, farqueza... obstáculos mil, mas, apenas páro para refletir e, à medida que for me conscientizando de mim, colocar em prática como uma ação natural, forte em si mesma.


Para mim, todo movimento em prol de minha transformação constante e para sempre - sempre teremos algo a melhorar ou transformar em melhor... como queira - gera e fortalece meu movimento interno e externo de lembrar a mim e a você:


VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES PARA ESSE MUNDO!!!


Nós somos filhos desse mundo, do Pai, do Criador e deixar um mundo melhor hoje, é deixar um mundo melhor amanhã. Deixar e/ou sermor filhos melhores hoje, seremos um resultados melhor para o mundo hoje e, lógico, amanhã. Tudo interfere em tudo; tudo influencia é influenciado... e por aí vai. Por onde queremos começar, seguir e continuar?


Portanto, VAMOS RESOLVER TUDO AQUI E AGORA, sempre!!! O tempo passa, mas, sempre é agora. E, agora, sempre é tempo de começar uma mudança em busca do seu melhor!


Muita paz, equilíbrio, luz, vida... Deus em sua vida!


Pat Lins.


2 comentários:

  1. Pat,
    Você estava com a corda toda, neste artigo. Ótimo! Concordo. Resolver tudo aqui e agora. E não ficar presa à raiva. Se a sente, extravase, de preferência sozinha, para não ferir o outro. Se feriu, perdoe-se. Se está diante de algo ruim que não pode mudar, encontre uma saída alternativa, como entrar pela outra porta do carro.
    Façamos disso, nosso modo de vida, e seremos mais felizes.
    Um grande abraço,
    Noemia/Morgana

    ResponderExcluir
  2. No, eu chego lá! risos! Obrigada!!! Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails