quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PERDÃO - por mim e para mim mesma...


Para quem pensa que perdoar é fácil, perdoe!

Aí, vamos nos deparar com nossos tabus, preconceitos, mágoas, ressentimentos, expectativas mal geradas..., dor..., peso..., feridas abertas..., cicatrizes mal curadas..., prisão. Nossa prisão!

Venho descobrindo que a "chave do sucesso" para uma vida mais aberta e "livre" é o PERDÃO. Pedir desculpas é tão fácil, ás vezes... basta abrir a boca. É mais fácil abrir a boca, do que o coração. É mais fácil falar que perdoa, do que perdoar!

Muitos entraves em nossas vidas se dão, pura e simplesmente, pelo fato de não sabermos perdoar. Pior, por não sabermos nos perdoar.

Sair debaixo do manto de julgador e assumir que fomos nós que criamos certas expectativas; que fomos nós que idealizamos tal coisa ou tal pessoa; admitir que nós erramos - ainda que pensando estar acertando, motivado por bons sentimentos, boas intenções... - e que precisamos nos perdoar, para nos libertar e libertar o que/quem "julgamos" ou "culpamos" como nossa prisão é a única maneira de darmos o passo para a magia da vida, em vez de esperar pelo passe de mágica...

Para abrirmos o baú do nosso tesouro, precisamos encontrar o mapa e a chave... o mapa, é a vida e o dia-a-dia. A chave... ah, a chave... os sentimentos nobres: amor, humildade, perdão, respeito... tudo isso em duas vias concomitantes: de nós para nós mesmos - primeiro ponto ou ponto de partida - e de nós para os outros - que, somos nós mesmos, diante do próximo...

Mas, eu não compreendo como é tão "fácil" fingir vivê-los e manter expressões faciais de "eu sei fazer o bem" ou "eu só falo coisas boas, para atrair coisas boas"... Eu falo em viver e sentir, real e espontaneamente esses sentimentos. Chega de nos valermos de bons e maus. Somos essa ambiguidade sempre. Dentro de cada ser humano os dois lados existem. A raiva, o orgulho, a ambição... mas, na medida certa, são necessários e impulsionam. A questão é aceitar que se É HUMANO, que se é GENTE, de carne e osso - alguns com mais carne, outros com mais ossos, risos - mas, seres imperfeitos e falhos, sim. Somos fortes e fracos. Somos réus e algozes. Tudo varia do ângulo que estamos. Lembra do meu post sobre ÂNGULOS E VERDADES? Pois é! A gente vive de "recortes" da vida. Vivemos nos limitando e aceitando ver apenas daquele ângulo... ora, nos parece ser uma verdade tão completa... nem nos damos o trabalho de olharmos para o lado e ver quanto espaço a ocupar.

Verdade, perdoar é muito mais difícil que se pensa. O perdoar de todos os ãngulos, sem resquício de mágoa. Dói, porque precisamos tocar em nossas feridas. Feridas essas que a gente insiste em dizer que fechou, muito mais para nos auto-convencermos do que dar, de fato, satisfação à "sociedade" (aliás, em muitos posts meus - nos mais antigos é mais fácil encontrar - eu me questiono sempre: quem é essa tal sociedade que jogamos tanta culpa, fardo, responsabilidade...? Rapaz, quem souber me dizer, com clareza de detalhes e riqueza de argumentos, por favor, faça as honras...). Por que temos essa característica estranha de nos permitirmos sofrer tanto? Por que usamos tantas máscaras desnecessárias? Tantos "por quês", mas, por que não perguntamos da maneira correta? Uma amiga, Lorena, me ensinou - essa lição ela aprendeu depois de conversar e desabafar com um monge que lhe acolhera - que fazemos as perguntas na ordem errada... em vez de por que, deveríamos começar com COMO? Para depois, constatarmos os porquês.

Então, lá vai: COMO FAÇO PARA APRENDER A PERDOAR, DE CORPO E ALMA?

Nosso rumo é muito mais importante do que ficar parado, sofrendo. Ainda que façamos acordo com o tempo, para que ele nos ensine a melhor maneira de viver, ele vai continuar andando e a gente, correndo, tentando alcançá-lo, quando, na verdade, ele já passou e continua passando e indo... nunca voltando. O tempo não passa rápido, ele passa no tempo certo, a gente é que quer demais e sempre a mais...


Como faço para encontrar a chave e abrir meu baú da vida? A chave mestra é o perdão! Como eu posso aprender a perdoar a mim mesma? Como diminuir pesos e atribuições a terceiros (como o dia-a-dia cansativo; a falta de "tempo"; o trabalho; o outro; alguém; a sombra...)? Já viu quanto tempo perdemos com besteira? Por isso que ele, o tempo, não pode parar para agradar a cada um de nós. Já pensou? Aí, o tempo que estaria escrevendo num blog, em busca de se auto-conhecer, cada vez mais e se melhorar... risos!

Pegue a chave do seu sucesso: COMECE PERDOANDO A SI e, espontaneamente, já nem estará mais culpando nada, nem ninguém. Permita-se chorar e sangrar, mas, cure-se! Ame-se! Vista-se de ternura, sempre. Como volta e meia me falo: ser verdadeiro (sem "sincericídio", por favor) sem ser crédulo demais é possível. Nada de querer ser pior, para que não haja ninguém pior que você em dessa maneira, te passe para trás. Para trás de onde? Vamos começar do começo: de onde vêm essas fantasias, mesmo? Como nos livramos da mania de perseguição? Por que tanta mania de perseguição? Quem nos persegue? Quem segura a chave do nosso sucesso?????

É, quem disse que é fácil querer ser uma pessoa melhor? Mas, quem disse que é fácil se manter estático ou regressivo? Nada é fácil, mas, é menos difícil ir em busca de nossa alegria e felicidade, mesmo diante de escombros do que ficar vítima das circunstâncias! Precisamos é ter foco. Ser feliz não impede tristeza e dor de nos atingir. Ser feliz é escolher estar bem e acreditar que vai superar, mesmo dentro da dor e do problema! Ser feliz é acreditar e enxergar a solução, além do problema, mas, não negar que o problema existe. Ser feliz não é negar a realidade! Ser feliz é opção diária e pronto!

Uma grande amiga, Noemia, me disse certa feita: "a gente sempre precisa pagar um preço pelas nossas escolhas..." e eu vivo repetindo essa frase dela em muitos dos meus textos. E complemento: "se precisarmos pagar um preço alto para sermos felizes, paguemos, porque vale a pena". Agora, leia-se "preço alto" como dentro do respeito ao outro, viu?!

Tudo de coração aberto está em contato com o Pai e Ele guia para o caminho da paz e serenidade. A gente é que tem mania de dizer o que Deus quer e como Deus quer... que mania! Fora a presunção de quem quer conhecer mais Deus do que o outro... nosso coração, cada um, está diretamente ligado ao Pai, eu penso assim e Ele ouve a todos que O chamam, onde estiverem.

Fiquemos bem! Fiquemos em paz! Perdoemo-nos. Perdoemos, sempre! Amemos mais! Acreditemos mais! Sejamos felizes, mesmo dentro daquilo que nos aflige!

Vamos lá, continuar nosso movimento: deixar um mundo melhor para os nossos filhos e filhos melhores nesse mundo!

Pat Lins.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails