quinta-feira, 19 de maio de 2016

EM CIMA DO MURO COMO POSICIONAMENTO PACÍFICO

Imagem: Mundo Ubuntu
Percebo que esse ritmo de vida que desenvolvemos só tem causado problema... será que é só "achismo" meu? Vejo as pessoas acreditando em tudo que se é divulgado ao bel prazer do entendimento. Me assusto, inclusive, com algumas atitudes de pessoas que se intitulam e colocam como "pensantes". Não julgo, porém, não deixo de constatar. Apenas afirmo e reafirmo que se trata de uma maneira de pensar. Por isso, comigo, não há guerras, intrigas ou afins. O cenário político e econômico atual do Brasil revela algo muito mais grave: o social em crise. Uma crise moral, de valores, de respeito... melhor: falta de moral, de bons valores, de respeito. Uma intransigência que "Deusmelivre!".
Outro dia, subindo o elevador de um determinado local, eu com jornal na mão, vejo matéria sobre o impedimento da presidente e a ode à "Lava-jato" e digo: "que bom que a democracia permite isso. Mas, que não pare por aí. Que sejam investigados, sob a mesma linha desenvolvida e alegações que conduziram a esse levante de dados, todos os demais citados. Se serviu para um partido, os outros citados também devem ser olhados de perto. Aí, sim, acreditarei que o movimento é imparcial. Fora isso... para mim é só o começo de algo mais sombrio do que aparenta". Isso, falávamos suavemente, segurando a porta do elevador - coisa feia... - e uma grita: "para mim já tá bom! Eu quero é que continue investigando esse PT que só tem ladrão...". Susto! Uma pessoa "estudada", inteligente... veio para cima de mim e da outra pessoa como se fosse bater na gente. Eu sorri e disse: "creio que estamos falando quase a mesma coisa. Porém, apenas porém, eu quero que vá até o fim. Tire todo mundo!". E ela: "eu também! Que todo mundo do PT saia!". Por essas e outras que vejo uma coisa, só acho: o brasileiro é um povo "ruimzinho", viu? Aceita tudo que vem pelas grandes mídias... Aí, vejo que somos o quintal dos EUA. Na Europa se tem Educação como parte da Cultura. E todos são culturalmente bem educados, porque são pessoas orientadas a questionar, a não baixar a cabeça e se conformar com unilateralismo ou disfarces, ou manipulações, máscaras...
Um povo com Cultura definida tem Identidade, sabe ser mais tolerante. A intolerância faz parte da anti-cultura, da burrice, da estupidez. Como os ataques da senhora que me referi e tantos outros. Estou brigando com ela? Estou "de mal"? De jeito algum, para mim é o jeito dela e de muita, mas muita gente pensar. E assim se faz a história: cada um conta a sua versão dos fatos, amplifica seu ângulo para o todo e agride aqueles que não compactuam, ainda que pacificamente, da sua ótica. Minha ótica não é em cima do muro por não querer me posicionar, minha ótica fica em cima do muro do discordar dos dois lados, pois não creio em "um, nem no outro" e sim num todo maior, além do que se estão fazendo. Digo NÃO à manipulação, e ao retrocesso. Digo NÃO ao desrespeito. Como conversava com uma pessoa e concordamos num ponto muito interessante: "problema dos grupos mais radicais como os Bolsonaros e outros é que nós compreendemos o ponto de vista deles, ainda que pensemos diferente, temos um nível de compreensão e respeito, a gente inclui enquanto eles excluem qualquer um que pense diferente... isso é intolerância". Pois é!
Se um tem direito de manifestar, o outro também tem. Isso é estar em cima do muro? Respeitar é estar em cima de que muro?
Infelizmente, na atual conjuntura, enquanto o muro estiver ali, dividindo opiniões, amigos, familiares... pessoas, em cima dele estarei, porque muito se lutou e luta para que as divisões sejam transformadas em multiplicações. O Respeito traz essa base. Enquanto houver muro de segregação, há cisão. E se há cisão, graças a Deus temos a parte de cima do muro - que para cada lado se torna das lamentações, pois encontram uma zona neutra - pois, se não houvesse a parte d cima do muro, o futuro estaria comprometido e uma guerra acirrada se estabeleceria muito pior do que se apresenta.
O "muro" de hoje é a possível solução racional e ponderada de amanhã. O muro que me refiro são os da zona neutra, que assumem não tomar partido de um ou de outro lado, mas observam, constatam e enxergam os dois lados e mais outro: o que deveria ser realmente visto - o Brasil e os brasileiros.
Ademais, tudo circo. Sem ofender o circo, claro!
Em cima do muro é possível ter um pouco de paz e não cobrança, para se manter consciente e acordado nessa clara manipulação de ideais e interesses partidários. E nós, povo, onde ficamos? No paredão! Melhor me manter em cima do muro, enquanto ele ainda existe. Se ele cair sem respeito ou conciliação, adeus o que resta do engodo que ainda chamamos democracia. A quem interessar possa, assumir-se de um dos lados não é erro, é escolha consciente. Escolher um dos lados e culpar quem não é, isso sim é erro. Escolher um dos lados e se tornar agressivo com quem não é, isso sim é erro, loucura e insalubridade. Nos observemos dentro dessa crise... Além da crise coletiva, desencadeada em nome da democracia, ainda que não sendo muito bemmm esse o objetivo real - olha o veneno... - a crise individual vem mostrando um ódio entre pessoas próximas que não se justifica ou restringe à escolha do lado de cada um... olhe bem se o problema não é em mim mesmo? Muitas explosões, atritos, brigas... enfim, isso é algo a se observar. Mas, só quem está na zona neutra - ou no muro das observações, para refletir, ponderar imparcialmente - pode alertar. Eu não causei esse furacão... apesar de fazer parte dele. O centro do furacão é o lugar onde ele não gira... isso não é apologia aos partidos de centro, Ok?! Estes também têm suas coligações e posições. Me refiro ao centro neutro, sem vínculo ou ideal de partido algum. Não confundam o muro que falo com indecisão, é não se sentir representado pela cisão... é lembrar a cada lado que ele pode respeitar o outro lado. Quem está em cima do muro que me refiro, apenas pondera, para que um dia, esse muro possa deixar de existir e todos os lados sejam penas UM!
Pensar bem! UBUNTU! Do continente mais discriminado, vem a maior mensagem de salvação - EU SOU PORQUE NÓS SOMOS!
Pat Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails