sexta-feira, 22 de abril de 2011

ENQUANTO NÃO SEI COMO LIDAR, VOU MANTENDO UMA DISTÂNCIA SAUDÁVEL

Pois é... esse lance de "família é o que há de mais importante" eu acredito, mas, acredito na honestidade, acima de tudo.

Ouvir uma pessoa super contraditória e complicada falar isso e ter que escutar calado deve ser difícil. Sorte que eu não estava na hora, senão diria: "você valoriza a sua, tanto assim? Deveria começar definindo com clareza 'valorizar'." 

É por isso que dificulto meu progresso como pessoa, ainda tenho essas reações pequenas, que se alimentam de minha frágeis fraquezas humanas e imperfeitas. Fazer o quê? Por um lado, bom sinal: sei que sou humana. Por outro: ai, ainda sou tão humana... risos.

É por essas e outras das minhas imperfeições que, sabendo que algumas coisas ainda me incomodam e ainda não sei o porquê, enquanto não saio desse patamar, mantenho a distância saudável - fico longe do que me incomoda, para evitar desgaste e reações desagradáveis. Vai que eu abro a boca... ia ser chato para quem ouve - de todos os lados - e para mim, que ainda ia sair como errada por também falar o que penso. Engraçado é que todo mundo pode falar e fingir que concorda na frente, falar por trás... só não é permitido falar na frente porque a verdade ainda incomoda muito. Se não sei calar e deixar passar, respeitando que é o jeito da pessoa de falar sem fazer o que fala; se não é certo falar a verdade... melhor eu manter a distância saudável. Assim, ninguém sofre, né verdade? E minha anaconda - uma enorme lombriga que se contorce dentro de mim, quando preciso engolir as hipocrisisas alheias, desse povo que adora tirar onda de ser zen, sem ter a menor noção do que seja ser leve e equilibrada - é muito grande, então, nessas horas, quando me deparo com falsidade e hipocrisia ela se mexe muito forte, obrigando minha boca a abrir e pronto! A minha verdade sai. 

Melhor manter distância para não fazer que minha verdade queira ser maior do que a dos outros. Vejo que cada um tem sua própria verdade. E, se ela serve de consolo e engessamento, cada um com seu cada um, né verdade?! E, quem disse que minha maneira de agir é a melhor? Por isso, respeitando a política da boa convivência, me permito refletir sobre o motivo que me incomoda as pessoas serem como são e me questiono: "por que não sei respeitar que cada um tem seu tempo e seu ritmo, já que falo tanto isso para mim?". Pois é, tenho muito que refletir sobre PERDÃO nessa páscoa. 

Isso é que chamo de distância saudável: evito estar em ambientes que considero insalubres, enquanto ainda os considero como insalubres. No dia em que não me tocar em mais nada, quando eu conseguir me libertar do que me incomoda - que está em mim... não de mudar as pessoas... falo de mudar o que incomoda em mim diante de certas pessoas, não mudar a pessoa - aí, sim, poderei transitar com mais liberdade e tranquilidade. Aí, terei paz. Essa de se forçar a estar em todos os lugares com medo do que todo mundo vai pensar e/ou falar de minha ausência é muito mais pesado para mim do que respeitar o espaço de cada um, inclusive o meu.

Saudações e boa páscoa,

Pat Lins.

3 comentários:

  1. Poxa Pat essa mensagem foia que eu precisava pra essa semana!! Ao i ves de esta feliz da vida por causa do feriadão, eu to é triste. Triste porque cada dia mais, percebo que as pessoas se tornam mais ignorantes a respeito do que é familia, do que é esta com a familia ¬¬ E eu to estressada por causa disso. Nos dois lugares que eu fui almoçar com a ''familia'' esse feriado eu não vi nenhuma declaração de amor, de afeto. Pelo contrario, eu vi brigas e mais brigas.E é nessa hora que minha ''lombriga'' se mexe dentro de mim e minha personalidade pede que eu fale =// e eu to fazendo igual a voce : não falo mais nada, ou pelo menos tento me calar. Mas as vezes é muito ruim sabe? E o pior ainda é ver que as pessoas não sabem mais aproveitar o tempo que ainda têm junto =// Sooo quando acontece algo fatal como morte, tragedia.. é que as pessoas procuram dar valor a isso: ao que é esta om a familia, ao que é dar valor a familia.

    Brigada Pat. Depois de um tempo, percebi que a gente ainda pensa igual ^^ Iso é otimo, pelo menos tem algum que me entende ;)) bjs, booa pascoa. beijo em Pepeeu

    ResponderExcluir
  2. Le, a gente pensa igual porque somos uma parte da outra... Fora nosso desejo sincero de sermos algo além de um ser normótico que ronda por aí. Nós queremos ser pessoas melhores, sem revolta, mas, por enquanto, ainda estou me revoltando... Um dia, nem isso, porque saberei compreender as pessoas e suas ignorâncias... porque já terei curado as minhas próprias.

    Amo você, cada dia maisssssss!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse post me lembrou meu avo! Que hoje me mostrou uma pequena atitude de afeto.. aiai Pat, sem palavras.. como sempre, parabéns. Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails