terça-feira, 9 de novembro de 2010

EM VEZ DE AFOGAR, MANDA ÁGUA PARA O NORDESTE!

Impossível não ficar irritado com tamanha demonstração de "humanismo". Em pleno século XXI, ainda nos deparamos com pessoas tão pequenas... Detalhe: muitas pessoas.

Infelizmente, o PRECONCEITO, existe em todo lugar, dentro e fora do nordeste brasileiro. Está em qualquer lugar dentro do planeta Terra. Ele, sim, é quem precisa se calar!

Mania de julgar-se melhor do que os outros. Me diga o que essa menina, a estudante de direito - que ainda "queima" a imagem de uma classe que "luta" pela "igualdade"; classe essa que é responsável pelo "conhecimento" das Leis do nosso país; classe essa que precisa ter a mente mais aberta e livre de limitações e ela, essa menina, como tantas outras criaturinhas, insistem em fazer parte dela, colaborando para a falta de credibilidade em que estamos - sim, mas, me diga, o que essa criatura, meu Deus, pensa que é? Quem é esse serzinho que clama para o afogamento de um povo, de pessoas, de seres humanos, apenas pelo seu desejo? Oh, rainha do nada!

Isso me fez ver o quanto nossos jovens estão "perdidos" e desorientados. De onde vem esse tipo de pensamento? Para onde vai? Em plena era da informação, ou, informaticidade, pessoas tão "mentes vazias". Pois sim, isso tudo nos leva a refletir o mau uso, ou, uso indevido, da facilidade que o mundo virtual nos traz. As redes sociais não são um espaço para vandalismo. Infelizmente, ninguém sabe como lidar com essa nova realidade. Se já era difícil tentar estabelecer uma linha de pensamento sobre "como e por quê acontecem as mudanças", imagine hoje em dia, com essa falsa sensação de liberdade que o universo virtual dá. Nele, temos a sensação de infinito, onde passado, presente e futuro se encontram num clique. O ritmo acelerado, estressante e angustiante que vivemos, vem da não limitação de tempo que a internet nos causa. A gente dorme, ela não. Está lá, a todo instante e nós, sugados por ela. Existe uma maneira de se utilizar a rede mundial de computadores de forma saudável? Penso que sim. Precisamos lembrar que somos homens e mulheres, seres humanos, não máquinas.

Essa menina, coitada, é tão vítma como as vítmas para quem ela clama o extermínio. Ela é vítma de um mundo onde as pessoas permitem a propagação do que é ruim e o aniquilamento, através de termos como "fora de moda", "ultrapassado"..., do que É, realmente, VALOR. Não falo repetição dos valores engessantes, mas, dos valores verdadeiros, que lembram a importância do respeito ao próximo e às diferenças, afinal, não existe cultura superior ou inferior, existem culturas diversas. Tanto sim, que os países tão desenvolvidos, de acordo com seus própriso critérios, porque, para mim, só desenvolveram a destruição do planeta..., eles não construíram muita coisa bacana, não. A cultura rudimentar da África, por exemplo, não encheu os bolsos dos africanos, mas, não tem culpa no cartório pela destruição do planeta. Eles pensam que viver em laboratório, comendo produtos artifialmente fabricados, é vida? Todo produto artificialmente febricado requer matéria-prima e toda matéria-prima, vem de onde mesmo? Da Natureza, rebanho de gente inteligente. Pois, essa menina, que teve a infeliz idéia de postar um comentário infeliz no Twitter, precisa crescer mais e romper com essa besteira infantil de menina burra que se acha esperta. Nossa, e como isso é comum. Oh, criatura ingênua. Só uma pessoa ingênua pode acreditar que é melhor do que os outros. Ninguém é capaz de crescer sozinho. Olha, você deveria ler um livrinho chamado "João Não Precisa de Ninguém", para ver que todo mundo precisa de apoio, nem que seja a ajuda da Mãe Natureza, tão esquecida. Esta só é lembrada quando acontece algum acidente grave, como os tsunamis, furacões e etc e nós, humanos racionais e inteligentes, nunca admitimos nossa parcela de responsabilidade. É isso mesmo... Essa menina está tendo repercurssão muito grande. Chega de dar "IBOPE" para ela. Convido a cada um de nós escrever sobre o que HÁ DE BOM NA HUMANIDADE, para ver se criamos o hábito saudável de falar de coisas boas e propagar coisas boas.

E nós, nordestinos, precisamos deixar de correr para o sul e sudeste, em busca de melhor condições de vida e desenvolver essas condições, aqui. Deve haver algum jeito de levantarmos nosso povo. Não como guerra, mas, parar de ser base ou degrau para enriquecer os outros. Enriqueçamos a nós mesmos. No dia em que a gente "cair na real" e surgir um político sagaz, que olhar para o Nordeste, poderemos ver quem vai ter que calar a boca. Nem vou me "gabar" do Brasil ter começado por aqui... a colonização foi uma vergonha! Mas, não fomos nós, os nordestinos que a fizemos... Os colonizadores, aquele povo da burguesia, "se picou" para o sudeste e veja no que deu... Um povo esnobe, bossal e hipócrita que fala mal, mas, adora pular atrás dos trios elétricos e cantar o axé que, muitas vezes, já nem faz mais sucesso aqui. Não vou falar mal dos vários estilos musicais, nem enfatizar as diferenças existentes entre os estilos de vida... Tem coisa ruim lá e cá. E veja a que ponto desci... Também estou separando "lá" e "cá". E o Brasil, fica onde?

Só um parêntese: certa vez, fui importunada por um casal de mineiros - porque fizeram questão de assim dizer - onde me questionaram se eu e meu filhos éramos baianos. Diante da afirmativa, eles exclamaram, surpresos: "inteligentes?!"... Bom, pensei, pelo lado bom: eles devem estar querendo me elogiar e não sabem como... deve ser a maneira rude de dizer que somos um pouco mais inteligentes do que as pessoas que eles conhecem e, quem sabe, do que eles são...

Chegou a hora de lembrarmos e exigirmos RESPEITO, porque é bom e eu gosto! 

Se a presidenta Dilma foi eleita, bom para ela e que seja para o Brasil, porque eu, particularmente, acredito, que não haja um político completo. Seja Dilma, Serra... Tiririca, Maluf... Seja analfabeto, "estudado" - estes ainda são piores... Estudam contas de cartilhas de quanto e como roubar... Só o fato de ser político o perfil é saber que mesmo que tenha vontade, não é tão fácil fazer... A gente elege um político aqui, outro ali... mas, a rede, a composição e os roubos, para a gente, só chega a conta para pagar. Então, sem essa de acreditar que UM/UMA político - seja do gênero que for; seja da cor que for; tenha a origem pobre ou nobre... - será responsável por salvar a pátria! Minha gente, caiam na real, nós estamos a espera de um milagre. A cama de gato lá dentro é triste. Quem tem que fazer a diferença, somos nós, povo - de norte a sul, de leste a oeste... ops! Passando pelo sudeste e nordeste... - que precisamos saber exigir. Mas, calma, não precisa correr para ler a Constituição, nossa Magna Carta. Primeiro, vamos tomando consciência, para, enfim, entrarmos em ação.

Então, meu caro povo - sim, paulistas e cariocas, somos todos POVO. POVO BRASILEIRO, não polvo Paul, que advinha tudo e, mesmo assim, teve seu destino certo, do qual nenhum de nós escapa: a morte!

Então, em vez de calarmos a boca, falemos, para nós mesmos: EU SOU POVO! Mas, eu prefiro dizer que EU SOU GENTE. Assim, faço meu movimento individual de

DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESTE MUNDO - cheio de povo, cheio de rosa dos ventos que determinam a localização geográfica de onde estamos, mas, não determina quem somos!

Menina Mayara, você que é a "bola murcha" da vez, não se sinta só, assim como você, outros milhares de seres pensam da mesma maneira limitada e triste. Imagino que seja triste, porque uma pessoa que discrimina é muito pequena e ser pequeno, no pior sentido que essa palavra possa ter, é muito triste! E para você eu pergunto: o que te leva a pensar que é melhor do que o outro? Infelizmente, falo com imensa raiva, entretanto, com imensa pena, porque você, como tantos outros, são, como já falei anteriormente, reflexo da repetição de padrões dos nobres que colonizaram nosso país e disso, talvez, você tenha imenso orgulho. Outra pergunta: se você clama que matem um nordestino afogado, o que teria feito com uma chibata na mão, na era escravocrata; o que teria feito aos índios - aquela etnia, que vivia em paz, aqui, em sua terra e os espertos e inteligentes colonizadores os dizimaram, do alto de sua mais sublime capacidade "intelectiva", para se apropriar das terras... Isso é roubo, deixe-me ser mais clara, viu?! - se aqui chegasse, hein? Sim, você os teria afogado, né verdade? É, talvez, se assim tivesse agido, você não estivesse aqui, hoje, para utilizar-se de uma rede social e disseminar tanta besteira, só para ficar "famosa". Imagino que a quantidade de acessos em seu micro-blog tenha te popularizado, né?! Cada um escolhe o "nível" de popularidade que quer ter. me deixe aqui, com minhas visitas... Meu movimento é pelo bem - DE TODOS.

Sim, em vez de afogar, faz algo de bom, manda água para o Nordeste. Descobrir uma maneira de acabar com a seca seria muita mais humano, não acha?

Bom, reflitamos todos, no rumo que se tem tomado nossa realidade - a não-virtual - para que saibamos tirar mais proveito do mundo virtual!

Pat Lins.


Um comentário:

  1. Realmente o mundo virtual tem que ser uma forma de união entre as pessoas...
    E não de repudio...
    felicidades

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails