quarta-feira, 4 de março de 2009

A GRAMA DO VIZINHO É MAIS VERDE? QUE BOM!!!


Uma "conversa" com um grande amigo me fez para parar refletir, ainda mais, sobre um assunto que já venho observando: "QUERIA SER IGUAL A...", no sentido de que "a grama do vizinho é mais verde que a minha". Ele nem faz idéia do quanto uma conversa, que não tinha essa direção, me alertou para isso, só por conta de um comentário: "queria ser igual a..." em apenas um aspecto e dentro de um contexto. Mas, a frase me ver "viajar" e aprofundar nas reticências que ela deixa, como reticências da vida, que sempre deixa algo por ou para acontecer.

E, se a grama do vizinho está mais verde, que mal há nisso? Bom para ele, que enxerga o resultado de seus cuidados e bom para quem passa que pode admirar e até aprender como cuidar de uma grama e deixá-la verdinha, fresquinha, cuidada e viva!

Vamos regar as gramas de nossas vidas. O mérito ou demérito é nosso. E o prazer é de todos!

Já escutei e vi tanta gente dizendo, inclusive eu, já repeti essa frase várias vezes: "ai, eu queria ser igual a fulano..." e cada um tem o que "desejar" ser no outro. Detalhe, quando fazemos isso, avaliamos, apenas, uma característica, isolada e dentro de determinado contexto. No geral será que você queria ser como fulano, beltrano ou cicrano?

A gente sempre acha que ser DIFERENTE seria o ideal. Só olha para o externo. É mais fácil, dá margem para alimentarmos a culpa e nos acomodamos em não mudar, só "desejar", sem desejar de fato, ser ou ter determinada característica, em determinado momento, como características "descartáveis". Em muitos casos, desejamos ter uma qualidade que não temos, isso é bom, quando se reverte em estímulo para auto-mudança e crescimento, mas, quando se limita a inveja, ao ciúme, a intriga... isso é péssimo. Ninguém é parâmetro para ninguém. E todos somos parametros para nós mesmos. Nossas boas ações sim, são parâmetros. Não é porque A segue uma carreira profissinal bem sucedida que B deve seguir como fórmula do "sucesso" e da felicidade! Olha, para não cair na teia da EXPECTATIVA, que venho repetindo para mim e para quem quiser ler e ver... admiremos, sim! Mas, nos admiremos também! E nos modifiquemos naquilo que não nos dá paz no coração.

Será que é tão difícil nos enxergarmos como imperfeitos, porém, capazes de administrar nossas características? Porque tememos tanto ser quem somos, ainda que não seja quem as pessoas que amamos e valorizamos, "desejariam" que fôssemos. Será que essas pessoas se moldariam aos nossos "desejos" de que eles fossem diferentes? Porque dar importância aos "desejos" dos outros? Todo mundo sempre vai ter uma opinião de como seria o "você ideal" e raramente terá sobre si. Você, eu e todos, somos essas pessoas que apontam as falhas alheias e são apontados também! Parece que esquecemos que existe vida fora de nossas mentes e do nosso mundo egocêntrico e humano de ser. Natural? Sim. Mas, administrar esses dedos apontados e os que nos apontam de maneira saudável é que vem ao caso. Não devemos nos limitar, nem ignorar, o que acham ou deixam de achar de cada um e nós. Devemos, sim, buscar sermos melhores e nos doarmos mais a cada dia, com pequenos gestos e pequenas mudanças. Devemos nos abrir para o mundo e ver que o sol brilha com essas características ou não. Seja você perfeito ou não. Isso nos mostra que há algo divino e superior a nossa existência. Mas, nem todas as flores conseguem brotar, nem toda grama resiste ao calor e a incidência direta do sol, sem ajuda, sem cuidado, sem carinho e atenção. Eis a questão: ADMINISTRAR nossa conduta e direcioná-las sempre para o melhor, sempre para o bem!

Muitas vezes, idealizamos alguém. Normalmente, alguém que admiramos. Mas, será que essas pessoas estão 100% satisfeitas consigo? Será que sabe viver com leveza? Não é a especulação aos defeitos que quero abordar, mas, a observação das qualidades. Das nossas qualidades , em especial, a nossa maior qualidade: A DE TRANSFORMAR!

Venho observando e me surpreendendo, a cada dia, com o fato de que os nossos "seres admiráveis" também são admiradores. E o que me surpreende, como citei acima, é que algumas pessoas que eu admiro, também me admiram. Se abrir para enxergar e permitir essa troca é que é mágico e real, e, com certeza, a FORÇA TRANSFORMADORA.

Veja, você pode ver que a grama do vizinho está ais verde, mas, já foi perguntar o que ele faz para que ela fique assim? Trocar idéias, se abrir, ouvir... Relacionar-se. Precisamos romper com o medo da avaliação alheia. Olha, não se surpreenda se o vizinho te disser o que ele faz e que cuida para que a grama dele fique sempre viva e verdinha, com muito carinho, mas, que ele estava pensando em trocá-la por uma grama igual a sua...

Venho tendo cada vez mais certeza que o que faz bem é estar bem, é tirar o peso excessivo (se possível todo o peso), TRANSFORMAR o fardo em leveza e necessário. Na vida a gente precisa do NECESSÁRIO PARA VIVER. E você, sabe o que é necessário para viver bem e bem viver?

Faça um teste com você e seu coração. O que te dá aperto no peito, aquela angústia? A gente fica sem saber como liberar e no final, a culpa é sempre do mundo e da crise mundial... da falta de dinheiro e tudo mais que não dá para resolver da noite para o dia (e alguns ainda têm a presunção de querer resolver tudo na hora...). Libere seu pensamento. Fale para si: "isso depende de mim? até onde? o que posso fazer, de fato, para resolver?" FOCO NA SOLUÇÃO. Um pouco de esperança não mata, pelo contrário, te dá uma forcinha extra para aguentar aquilo que nos pesa. Até nos resolvermos e constatarmos de fato que a mudança interna é mais importante e primordial que a externa. Não se muda de fora para dentro, mas,de dentro para fora, em verdade. Fazendo um rápido paralelo com os ensinamentos de Cristo, não importa a construção dos templos, e sim a edificação em bases sólidas do seu "templo interior". Toda matéria tem sua importância, que não é primordial, porque outra a substitui, mas, o tempo corrói, destroi... você em sua essência, no equilíbrio MENTE, CORPO E ESPÍRITO é que carrega a verdadeira capacidade de se SER, FAZER, TER, CONSTRUIR E MUDAR! Em seu teste, verifique o que incomoda, o que te faz sofrer. O que dói. E deixe passar. Converse consigo, goste e aprecie a sua própria companhia. O que incomoda não é natural. O que pesa, não é para ser carregado a toda hora. A gente não veio para castigar nem ser castigado sempre e por qualquer motivo. Dar leveza, não é fácil, eu bem sei. Mas, buscar e se comprometer em dar essa leveza na vida faz bem, antes de tudo, a nós mesmos.

Será que é mais fácil viver querendo ser quem não se é? Quem, talvez, nem devesse ser...?! Ser quem achamos melhor ser, para agradar, mostrar ou se vingar de alguém? Para quê? Investir as fichas do jogo em algo tão pequeno. Para, na reta final, se arrepender, pedir perdão e, só naquele instante, ter paz? Bom, antes 1 vez do que nenhuma, né?! risos.

É tão difícil se olhar, se ver, se enxergar e se admirar? É vergonha? É "pecado"? Se aceitar enquanto HUMANO, para mim, é realidade, é fato, É! No momento em que nos aceitamos, podemos nos trabalhar e mudar. Como uma amiga minha, que escutou o seguinte conselho da psicóloga dela: "enquanto você não aceitar a sua realidade, você não poderá transformá-la". E é verdade! Como mudar algo que não existe? Se eu não admito determinada característica, para mim, ela "não existe", ainda que exista, mas, não admiti-la é negá-la e negá-la, é negar-se e negar a possibilidade de transformá-la. Ou seja, admitir e aceitar liberta! Como transformar algo que você nem sabe o que é? Quando admitimos, passa a existir, e o que existe, pode ser mantido, permitido, transformado, corrigido, adaptado, administrado... É a grande diferença entre viver (como sempre falo, é o ato diário de quem está vivo) e existir!!! Nos aceitemos e nos transformemos em cada vez melhor, cada vez mais aberto para a verdadeira doação, o verdadeiro amor a verdadeira alegria de viver, existindo em vida!!!

Olha, vou dar um exemplo meio nojento, mas, a metáfora é válida: eu tenho o maior nojo de cocô (e quem não tem, né?!), mas, às vezes, já sujei minhas mãos com essas "merdas". Não perdi o nojo, mas, tive que fazer. Assim: limpar bundinha de Peu, por exemplo. Ah, e quando ele faz no chão ou, na hora do banho, faz em minha mão? O nojo continua, mas, não deixo de limpar. A moral da história é que não importa "a merda" que nos acometa, precisamos fazer e limpar sempre! (ai, perdoem-me o termo tão chulo, mas, tinha que ser assim!!! risos).

Vamos terminar com essa falsa sensação de "não doer, por não ver"... dói muito menos e assim é permitido que a dor passe, quando enxergamos o fato real, do que fingir, esconder, se esquivar. Enquanto não saramos o que for ferida, nunca será cicatriz e sempre será dor latente. Ainda que se acostume com a dor (e não é para acostumar, porque toda dor é sinal de que algo está ERRADO. Então DOR = SOCORRO e socorro é pedir ajuda e cuidar, para, enfim, sarar, na intenção de não piorar...), ela continua doendo. Deixe toda dor, todo peso ir. Deixe passar. Deixe o tempo cumprir seu ritmo e seu papel. Deixemos o presente ser presente, o que passou, no passado e vamos construir no presente um futuro cheio de presentes!!!

Vamos anotar a cada dia uma qualidade e um defeito e ver o que temos mais e o que é mais fácil enxergarmos em nós. Posso não ser quem você queria que eu fosse, nem escrever aquilo que você gostaria de ler, nem você será tudo o que eu queria... mas, somos humanos e vivos, vamos existir a cada dia. E melhor, vamos deixar de querer que sejam como queremos e deixar de sofremos por não sermos como querem que sejamos... ui, deu nó! (Risos) Vamos abrir coração e mente para o melhor da vida, vamos transformar em ação aqueles sonhos; vamos parar de julgar tanto, quem sabe cada um diminuindo e abaixando esse dedão de julgamento alheio, temamos menos o julgamento dos outros... vamos edificar os sentimentos nobres! Abaixo a inveja da grama do vizinho, vamos regar a nossa e trocar idéias com o vizinho e quem sabe regarmos juntos. Vamos ser mais abertos, mais solidários, mais amigos, mais reais! Vamos mudando em pequenos gestos, a cada dia um pouco e com a nossa mudança interna, saberemos conviver em harmonia com as diferenças, entendendo que somos IGUAIS, e DIFERENTES!!!

Fica aqui mais um pensamento meu, para tocar a mim e a quem mais se identificar. Obrigada pelo carinho e pelas palavras amigas de cada um. Aqueles que não escrevem, pelo motivo que for, eu agradeço se mandar um pensamento positivo!

Um forte abraço! Um beijo em seu coração. Muita paz para mim, para você e para todos!


Pat Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails