terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

EXPECTATIVAS


Ni, minha amiga querida! Amei seu e-mail e decidi colocá-lo aqui. Nessa estória, que poderia ser uma história de fato, já que acontece o tempo inteiro, sem a gente nem perceber, está uma situação que venho levantando neste blog: nossos valores. E, se tem um que vivo batendo na tecla para administrarmos melhor, é o da OPRESSÃO, que, geralmente vem acompanhado, ou, imediatamente após uma EXPECTATIVA no outro. O querer demais, querer além. A INGRATIDÃO; a falta de serenidade. Ainda temos mmmuuuuuiiiiiiiiitttttttttttttooooooooo o que aprender. Tenha você 10, 15, 20, 30, 50...100 anos, todos têm a mesma oportunidade de aprender e mudar, ainda vivo.Se dê esse presente, transforme o seu presente em algo mais agradável para si e para os seus. Se abra para as correções, não as aumente. Você não provocou, mas, quer entender o porquê? Não caia na teia do orgulho : "que venha e me diga", vá atrás, abrace, diga, escute, mas, esclareçam e depois, continuem a viver e vivam em paz.


Muitas pessoas andam e carregam seus "valores" como quem arrasta um saco de lixo bem pesado e são incapazes (ou querem ser) de se livrarem dessa "matéria-prima" para a tristeza própria e a dos que estão ao seu redor.


Leiam o texto e permitam expressar aquilo que vier de mais forte em seu interior. Em meio a textos simples e historinhas, tipo fábulas e/ou parábolas, várias pegadinhas existem, porque há uma moral sempre ao final, muito clara e direta e aí, a gente se surpreende com a gente mesmo: "nossa, eu também sou assim?????" E vale a reflexão sempre. Vou continuar levantando a bandeira da justiça verdadeira, do amor a si e ao próximo, da coerência entre ação e pensamentos... enfim, levanto a bandeira de uma "doida" (como sou tida por muitos que não se enxergam, nem enxergam as "merdas" que fazem... mas, amam levantar o dedão da acusação e do julgamento, para não ter tempo de se apontar e se julgar... dói menos apontar a mim, que estou de fora, né?! Apontando a si próprio, capaz do dedo entrar na carne e tocar aquela feridinha aberta e coberta, apenas, por uma camadinha de pele...) que acredita numa mudança Divina sim! Creio que está chegando a hora de uma mudança maior, muito maior. Os valores estão muito distorcidos e a ambivalência nas ações muito permitida... enfim, vamos ler o texto, que fala de uma parte que nós precisamos trabalhar em nós. Não precisa ler com peso, nem pesar na auto-avaliação. Procure dar leveza sempre:


EXPECTATIVAS


"Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.


Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou.


Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.


Ele pegou o bilhete e leu:


- Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado:..


Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de R$ 50,00.


Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.


O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.


O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal.


Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.


O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada.


Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta.


Tornou a fazer isso.


Ninguém respondeu na casa.


Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes.


Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.


O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:


- Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!


A pessoa respondeu:


- Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!

Moral da História:
Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns IDIOTAS, você estará sempre abaixo do esperado."


Julgar, condenar, machucar, maltratar, maldizer, expectativas... será que precisamos andar "cheio de nós (plural de nó) pelas costas" achando que alguém vai aprontar? Ou, será que devemos viver armados como numa guerra, para nos proteger contra que? Contra quem? Quem são nossos reais inimigos? - Nós mesmos, muitas vezes, somos o inimigo que refletimos no vizinho, para não assumirmos a postura de rel e juíz de nós mesmos.


Fora que a figura do cachorro vem representar o "melhor amigo do homem", né?! Amigo fiel, leal e sincero... imagine, com um leão? No mínimo, seria engolido... e lamentaria ter maltratado tanto um amigo. A vida ensina, viu?! Hoje vocÊ bate, mas, amanhã, vai tomar suas porradinhas. Se levar como inocente apanhando, vai continuar girando a bola de neve do seu mundinho, senão, vai entender que mereceu e agradecer a lei do "aqui se faz, aqui se paga".


Ainda é tempo de parar de bater e de apanhar. De exigir demais de si e dos outros. Respeitar a limitação alheia e a própria. Agradecer, de coração, não só em palavras, pelo mínimo que tenha recebido, pode ter sido o máximo que a pessoa poderia fazer para você.


Vamos em busca de um mundo de harmonia e paz, começando na gente mesmo. Eu não preciso esperar que o vizinho para de deixar o lixo dele no hall da escada, em vez de levar até ao cesto no caminho, já que ele não estará em casa para entregar ao zelador... posso jogar uma ou duas vezes, até parar para conversar com ele e explicar a consequencia de sua atitude impensada. Às vezes as pessoas são "ingenuas" e "acreditam" que nada as afetará, só aos outros e que todo mundo terá uma solução... cuidado com as inconsequencias.


Como falei para uma jovem que amo muito: responsabilidade na hora certa, liberta mais do que aprisiona. Melhor se limitar a algo, sem deixar de curtir, e se prevenir, do que pagar o alto preço do remediar... Prevenindo-se você curte dentro de uma liberdade vigiada, porém, segura. Várias "loucuras e alegrias" podem existir com criatividade, dentro de uma condição protegida e segura. Não queira superar a expectativa de alguém sendo quem ou como ele quer que você seja, seja você sempre, porque, diante de uma expectativa, uma cabeça não sabe o que a outra pensa, e vira terreno fértil para a imaginação baseada no si próprio... daí, alguém sai machucado, ou ambos!


Vamos pensar mais em nós mesmos, nos colocarmos no lugar do outro, dar, receber, aceitar, conversar, esclarecer sempre e afastar as dúvidas. Escutar o outro tira a dúvida que você tem. Escutar a si, te leva a mudança. Escutar a Deus te eleva. Viver em paz, não tem preço.


Viver em gratidão é muito melhor do que "ingratidão"!!! Pense nisso.


Pat Lins

2 comentários:

  1. deixou muito emocionada, e em cada palavrinha que você escreveu tem um pensamento meu, que estava preso aqui dentro e que eu nao sabia como me expressar. Obrigada amiga por mais uma vez me ajudar. Te amo muito, nunca se esqueça disso!!!!
    Beijos da sua sempre Ni.

    ResponderExcluir
  2. Ni, a vida, para mim é isso: EMOÇÃO VERDADEIRA. Vc me conhece bem e sabe que para mim, a vida não tem sentido se não for vivida e sonhada. A gente cria expectativas muito grandes em tudo. Muitas vezes somos o cachorro que apanha, outras muitas e tantas, o dono... e outras, o açougueiro. Ambos fizeram coisas "certas" e "erradas". Se o cachorro desse uma mordida no dono, este cairia em si; o açougueiro espantou o cão, mas, só depois, voltou atrás...qtas oportunidades de viver novas experiências temos por conta do medo e do impulso...? Pois é, amiga, vc me emocionou com essa mensagem tão simples e profunda sobre nós mesmos. Vamos aprender a esperar menos dos outros e da vida e vamos viver e sonhar muito mais. Precisamos romper com essa prisão triste do dia-a-dia, em que só se mostra violência e destruição. Vamos construir. Vamos mudar! Vamos viver emocionados e alegres por ler ou ver algo que nos toque o coração e nos passe alguma lição. Vamos aprender sempre! Te amo, também, minha querida! Muita luz. Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails