domingo, 16 de dezembro de 2018

Escolhas: como escolher a melhor?


Daqui do meu ângulo, vejo o que dá para ver. Não ignoro que existe algo no outro, mas por mais que considere a possibilidade, também vivo os desafios e, sim, dificuldades, dessa convivência.

Não me acho melhor do que ninguém, mas algumas pessoas se sentem inferiores e transferem para a relação suas dores com um intuito, ainda que inconsciente, nocivo de atacar, alfinetar e atingir...

Eu costumo dizer: ela - me refiro à pessoa, ou o outro - não sabe o que faz, não tem consciência, mas não deixa de fazer. Chega uma hora que preciso fazer uma escolha: dou conta de conviver?

Precisamos ser mais honestos com a gente mesmo. Sustento a bandeira de que todo mundo deveria fazer terapia, inclusive os psicoterapeutas e teraputas em geral... 

Nem sempre, saberei lidar da melhor maneira, pois o cotidiano não para, a fim de resolvermos uma demanda, pendência ou situação de cada vez... Acontece de vir no tumulto, num sobressalto, numa reação tipo mola que a gente empurra e de repente, ela solta e pula com uma intensidade inesperada - talvez nem tão inesperada assim... Se eu vejo que estou engolindo e comprimindo essa mola emocional, subentende--se que ela vai ter uma reação contrária, na mesma intensidade. Enfim...

O que me escrevo aqui é reflexo de três experiências que vivi este ano - de 2017, pra cá. Onde, numa delas, soltei a mola, porque reagi a um ataque - mesmo sabendo todo turbilhão que ela estava passando, mas já não dava mais conta com todo meu turbilhão e os constantes "ataques" dela. Não era raiva, era uma simples necessidade de cortar aquilo, porque precisava da minha mente livre para outras prioridades. 

Chega uma hora que romper se faz preciso, o "como" é que fará a diferença... Nesse caso, foi no "como" estilo bruta, bem "já não tenho de onde tirar mais paciência". Me incomodou, porque procuro ser complacente. Mas, a sensação egóica que eu precisava de liberar, não nego, pode não ter sido da melhor maneira, mas foi muito consciente: não dou mais conta, estou sem reserva de energia para paciência e soltei a mola. Para mim: corte, diante de investidas notórias e claras. Para ela: "não entendi nada".

O que me levou a agir fora do meu padrão: chega! Estava no meu limite. As inúmeras conversas sinalizando, durante meses, não eram registradas... Se a clareza não funcionava, o corte seco será estabelecido, ainda que ela siga sem "entender", eu me preservo, haja vista que, realmente, não havia empenho da outra parte em se ver no processo, processo este que já vinha sendo pontuado, para ser avaliado, e ela, não dava valor, porque o seu valor era o de incomodar para ser notada. Mesmo atenta ao processo do outro, precisava estar atenta até onde isso impactava em meu dia a dia.

Minha escolha egóica foi consciente: preciso de distância, estou sendo sufocada. Não foi da melhor maneira, mas foi uma. Apesar de saber que ela propagou como conveniente, nem me preocupei, ela não tem muita credibilidade, o que me dava dó, mas entre eu e ela, em minha vida... Não a ataquei, não a difamei, apenas a cortei do meu convivio. Meu único objetivo era: manter foco no que realmente quero, sem ter que dividir tempo e energia numa relação desgastante. Sim, isso existe e acontece muuiitttooo. 

Tudo o que quero me dizer é: nem sempre teremos condições adequadas para resolver tudo de maneira saudável, mas preciso resolver. A única coisa que a atingiu foi achar que eu estava com muita coisa na cabeça. Ao menos, fiquei com meu tempo e espaço livres da presença que já avançava num nível de desgaste insuportável. 

Escolhas são necessárias. A única coisa que me preocupo é em não destruir o outro, mas, diante dessas experiências, entender que nem sempre seremos saudáveis na vida do outro. Em meu caso, meu ângulo de visão, no dela, o dela. Não haverá consenso. Assim, meu dilema era: o que causa menos dor no outro e me libera?

Escolhas são sempre um desafio, afinal, estamos dualidade, nada será como Sessão da Tarde, com finais bonitinhos. E nem tudo é estático, nem final do mundo, o Tempo renova tudo e cura aquilo que nossa vã humanidade não soube conduzir.

Continuo a me perguntar: escolhas, como escolher a melhor?

Attraversiamo! 

Paz e luz para todos nós e me lembro, bem como a todos aos meu redor: não sou santa, estou humana e ajo como tal. Nem sempre acertando, nem sempre ganhando, nunca jogando, sempre tentando e sempre aprendendo.

Pat Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails