sábado, 7 de março de 2015

LIVRE PARA IR ONDE PRECISA CHEGAR

Acho que foi Clarice Lispector que disse algo sobre a liberdade de uso do que foi escrito. 

A gente escreve algo, muitas vezes, sem definir a direção. Pensamentos são livres para entrarem  e sairem das nossas mentes. Quem lê é que enforma ou deforma... Alguns, reformam. 

Costumo escrever pensamentos soltos e livres. 

Venho ensaiando e dando meus passos como escritora e eles se chegam com mais força. Uns dizem logo: "Eu vou para o face"; outros,  me pedem: "Blogs" e, de acordo com o teor,  eu direciono para um dos três. Os mais gentis apenas pedem:"me guarde no caderninho, na hora certa, venha me buscar para o livro"... São tantos que me chegam e pedem passagem,  que hoje, obedeço. 

Um pensamento é mandão, se não escuto ou eles martelam ou se vão. 

Preciso exercitar a prática que a Clarice já sabia: depois que escrevo, não é mais meu, é de quem utiliza. 

Por vezes,  vejo tomando conotações muito diferentes da original  - ao menos,  eu tento dar uma origem... Mas,  não tenho direito de interferir. Ainda acho estranho isso, ver meu nome ou pensamento associado a algo que eu penso diferente...  tenho que me acostumar pelo real entendimento de que, as palavras escritas em forma de pensamento, são livres e encaixam onde são encaixaveis e por quem bem quiser. Isso não quer dizer que pense ou concorde com aquele uso. Quem cita, afirma o seu pensamento, reforçando com uma frase ou texto que leu e se identificou. Apenas isso. 

O exercício parece banal,  mas não é. Estou me preparando e buscando oportunidades. Já comecei e sigo em frente. E, até aqui,  uma simples  - nem tão simples assim - rede social, também é um laboratório. E eu gosto. Gosto de aprender. Gosto de ver que certo e errado  podem vir a ser a mesma coisa diante de pensamentos opostos... Cada indivíduo é que dá a direção. Tudo isso é interessante observar. Sem julgar ou emitir julgamento de valor. Apenas observar. 

Tô aprendendo. Sempre. 

Pat Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails