quinta-feira, 26 de março de 2015
LEMBRANÇA QUE CURA
A lembrança é sinal de respeito.
Ficar preso a ela, não. Ficar sem ela, não.
Nem amnésia, nem fantasia.
Lembrar para referenciar. Lembrar para reverenciar.
Lembrar sem prisão, nem aprisionar.
Lembrar é liberdade, lembrar é libertar.
Lembrar é consciência e conscientizar.
Esquecer não é saudável. Lembrar é curar.
Pat Patricia Lins
domingo, 15 de março de 2015
GOSTO DE GENTE QUE SE RESPEITA
Gosto de conversar com gente inteligente. Gente que defende sua opinião sem querer se sobrepor ao outro.
Gosto de gente equilibrada, que tem sua opinião formada e entende que o outro também tem.
Gosto de gente que pensa e fala o que pensa e faz o que pensa.
Gosto de gente que vê e enxerga.
Gosto de gente que entende, porque compreende.
Eu gosto de ser gente capaz de conversar com os fanáticos de cada lado e não querer matar ninguém, como muitos por aí, simplesmente porque não me vejo melhor ou pior que ninguém.
Gosto de gente que respeita e, com isso, vive a troca saudável.
Gosto disso.
E você, do que gosta?
Pat Lins.
Gosto de gente equilibrada, que tem sua opinião formada e entende que o outro também tem.
Gosto de gente que pensa e fala o que pensa e faz o que pensa.
Gosto de gente que vê e enxerga.
Gosto de gente que entende, porque compreende.
Eu gosto de ser gente capaz de conversar com os fanáticos de cada lado e não querer matar ninguém, como muitos por aí, simplesmente porque não me vejo melhor ou pior que ninguém.
Gosto de gente que respeita e, com isso, vive a troca saudável.
Gosto disso.
E você, do que gosta?
Pat Lins.
domingo, 8 de março de 2015
SONHO PARA SER SONHADO OU SONHO PARA SER VIVIDO?
Imagem: BBC |
Há limite para um sonho? Um sonho, apenas um sonho, pode definir o sentido da vida?
Diana Nyad falou uma coisa, no documentário no canal "Off", na segunda vez que tentou e não conseguiu, devido a ataque de águas-vivas, algo que me chamou atenção, mais ou menos assim: "Posso não chegar lá, mas hoje, eu ainda acho que posso. Um dia, se eu não conseguir, ao menos, espero ter maturidade para me conformar com o ter tentado. Mas, eu sei que posso conseguir e eu quero tentar mais uma vez, de novo!".
Ela se preparou 33 anos para atravessar de Cuba à Flórida. Com 61 anos - e uma vida de vitórias na natação - ela tenta por dois anos e 4 tentativas, até conseguir completar 166 km dentro d´água, enfrentando água com tubarões e águas-vivas, entre outros obstáculos, como tempestades e etc.
Aí, associo a mensagem do espetáculo "Vovó Lulu", onde a idade é apenas a idade. Enquanto HÁ vida, enquanto HÁ sonhos, HÁ o presente! Vou me dedicar a sonhar com essa determinação e torná-la realidade. Um sonho forte, que vem do coração, precisa ser realizado. Caminhar, sempre. Viver em busca ou buscar viver?
Associo à minha amiga Noemia, Morgana Gazel, que viveu a vida, passeou pela vida, fez tudo o que se espera de uma mulher e sempre se abriu para mudar o caminho e seguir uma nova rota, até descobrir, sentindo na alma, seu maior sonho, sua meta de vida: o poder de transformação pela literatura - escrever histórias fictícias de dramas reais para tocar inumeros corações e mentes, quem sabe,despertando alguns leitores/pessoas, como eu, a se sentir a fundo, a ponto de desejar acessar minha vontade, de saber qual aquele talento que veio em mim e que pode fazer algo de bom para mim e para o outro?
Percebi que ninguém realiza sozinho. E quem segue, sonha seguir o sonho do outro? ... Tantas perguntas.
Penso que quando começa a fazer sentido, o esforço é válido. O que vai ser ou dar certo, ou errado, precisa ser constantemente ressignificado. O que é obsessão? O que é loucura? O que é sonho para ser sonhado e sonho para ser vivenciado?
O que é tentar? O que é desistir? O que é desistir para preservar a possibilidade de viver outros sonhos? O que é seguir apenas um sonho e desistir de outros? Quando um sonho é uma meta? Quando um sonho é apenas um sonho... tipo uma fuga e uma vida inteira dedica-se a realizar esse sonho, em vez de viver? E, ainda assim, há erro? Há acerto?
Por isso que me pergunto, sempre: existe certo e errado? Existe uma fórmula, um caminho? O que é que existe?
Diante de algumas pessoas, me sinto muito pequena... mas, me sinto capaz de crescer. Crescer é seguro! Aprendi a sempre questionar.
É mais importante tentar? Chegar? Aceitar os limites? Superá-los? Arriscar a vida por um sonho? Viver a vida sonhando? Dedicar a vida ao sonho? Sonhar uma vida?
É chegar? É tentar? É conseguir? É conseguir tentar? É conseguir chegar? É chegar até onde dá? Até onde dá? Quem pode determinar? Qual o sabor da vitória? Vale a pena dedicar a vida a um sonho para ocupar um vazio? Ou o vazio é não ter sonho para seguir?
Minha mente explode de sonhos e perguntas.
Transformar erros em experiências e confirmações do que fazer ou não fazer...
Transformar erros em experiências e confirmações do que fazer ou não fazer...
Sonhar e viver são opostos?
Enquanto ainda existem perguntas, as respostas tendem a chegar!
Pat Lins - sonhando... hora de acordar.
sábado, 7 de março de 2015
LIVRE PARA IR ONDE PRECISA CHEGAR
Acho que foi Clarice Lispector que disse algo sobre a liberdade de uso do que foi escrito.
A gente escreve algo, muitas vezes, sem definir a direção. Pensamentos são livres para entrarem e sairem das nossas mentes. Quem lê é que enforma ou deforma... Alguns, reformam.
Costumo escrever pensamentos soltos e livres.
Venho ensaiando e dando meus passos como escritora e eles se chegam com mais força. Uns dizem logo: "Eu vou para o face"; outros, me pedem: "Blogs" e, de acordo com o teor, eu direciono para um dos três. Os mais gentis apenas pedem:"me guarde no caderninho, na hora certa, venha me buscar para o livro"... São tantos que me chegam e pedem passagem, que hoje, obedeço.
Um pensamento é mandão, se não escuto ou eles martelam ou se vão.
Preciso exercitar a prática que a Clarice já sabia: depois que escrevo, não é mais meu, é de quem utiliza.
Por vezes, vejo tomando conotações muito diferentes da original - ao menos, eu tento dar uma origem... Mas, não tenho direito de interferir. Ainda acho estranho isso, ver meu nome ou pensamento associado a algo que eu penso diferente... tenho que me acostumar pelo real entendimento de que, as palavras escritas em forma de pensamento, são livres e encaixam onde são encaixaveis e por quem bem quiser. Isso não quer dizer que pense ou concorde com aquele uso. Quem cita, afirma o seu pensamento, reforçando com uma frase ou texto que leu e se identificou. Apenas isso.
O exercício parece banal, mas não é. Estou me preparando e buscando oportunidades. Já comecei e sigo em frente. E, até aqui, uma simples - nem tão simples assim - rede social, também é um laboratório. E eu gosto. Gosto de aprender. Gosto de ver que certo e errado podem vir a ser a mesma coisa diante de pensamentos opostos... Cada indivíduo é que dá a direção. Tudo isso é interessante observar. Sem julgar ou emitir julgamento de valor. Apenas observar.
Tô aprendendo. Sempre.
Pat Lins
sexta-feira, 6 de março de 2015
ONDE "CERTO" MORA?
Alguém sabe me dizer onde CERTO mora?
ERRADO é vizinho dele. Mora uma casa antes.
Soube que saem sempre juntos. São muito próximos. Primeiro sai o Errado, logo em seguida, Certo vem.
Há quem diga que são irmãos e se ajudam. Crescem juntos e fazem tudo crescer bem.
Pois é. Se eles crescem quando unidos, quem somos nós para não aprendermos com os dois?
Pat Lins
terça-feira, 3 de março de 2015
PARA SABER O QUE PRECISO, SABER O QUE PRECISO SABER
Assinar:
Postagens (Atom)