Imagem: Google - Mundo em forma de coração. |
Estava ouvindo duas senhoras conversando, muito alegres, sobre um evento que houve e uma não foi, porque achou que quinta era hoje... Riam, faziam piadas... Aparentavam ter uns 75, só que super em cima. Daí, não acompanhei todo o papo, uma falou:
- ... é porque em nossa época a gente tinha família. Hoje, ninguém quer mais família...
E ficou aquilo no ar.
Poxa, me questionei: se a salvação do mundo eram os modelos de família que existiam, por que sempre houve guerra e desejo de ir além de formatações e imposições onde as mulheres ERAM OBRIGADAS a entender que aquilo era o CERTO, a submissão, pior, a subserviência?
Eu entendo família como núcleo de AMOR. Não por ter nascido... Isso é destino, sei lá, não é escolha, mas é o que é.
NUNCA, em tempo algum, houve modelo de família ideal. Se todos bem observássemos, o modelo "ideal" é o divino e ele não é humano, nem enquadrado numa crença religiosa.
O modelo de família que precisa existir para salvar o mundo é aquele onde existe respeito, amor e solidariedade, sem o desejo ambicioso do poder, do manipular, do criar um formato obrigatório e do que determina o que cada tem que ser para se reconhecer como membro daquele grupo. A identidade deve ser pelo afeto que por si só já traz respeito.
Então, zamores, o problema do mundo vai muito além de endeusar um formato ultrapassado, ditatorial, maquineista, machista e manipulador... A salvação do mundo virá no dia em que a gente sublimar esse desejo vil e cruel, insano, de se colocar como umbigo do mundo e querer, querer, querer como uma criança birrenta e mimada que acha que tudo é dela, pelo simples fato de querer. A gente precisa saber sentir. Precisa saber sentir a necessidade do outro... Precisa saber interagir, identificar as condições internas e externas a partir do ponto onde estou, ao mesmo tempo de quem sou.
O mundo estará salvo no dia em que o ser humano mudar... E não e o saudosismo de um formato imposto como ideal, que já era falido.
Salva o mundo quem souber ser, em si, um mundo melhor do que quem é.
Salva o mundo quem souber ser, em si, um mundo melhor do que quem é.
Pat Lins - só pensando...