domingo, 17 de julho de 2011

SUA ADRENALINA PODE COMPROMETER A VIDA DE OUTRO... PELA PAZ E CONSCIÊNCIA NO TRÂNSITO

Gente, estou chocada! A cada dia mais nos deparamos com inconsequentes no trânsito que destroem a vida de algum inocente. Para o causador, apenas um susto e nada mais. Ah, tem a fiança, que libera um marginal. Sim, para mim uma pessoa imprudente é um bandido, ou louco. Louco da loucura legitimada pela tal da sociedade onde quem está certo, está errado. Dirigir no limite de velocidade é para "babaca", afinal, um bom "piloto" precisa provar que é bom nas pistas urbanas, em meio a qualquer trânsito, porque eles acreditam estar no controle da situação. Controle de quê? 

Bêbados(as), imprudentes... sempre os "pilotos" estão atrás de adrenalina! Uhu! "Emoção"! Quanta emoção! Para quem causa, histórias para rir r contar, afinal, trata-se de uma pessoa "descolada", destemida, corajosa... Para a vítma, quando perde a vida: enterro, dor e tristeza para a família, amigos e afins. Quando fica vivo com algum problema: problema para a vida inteira. Poucos saem ilesos. Porém, normalmente, as vítmas perdem algo, os causadores, pagam fiança! 

Faz pouco tempo, o tio de uma amiga foi "assassinado" por um desses imprudentes, inconsequentes que acham que sinalização na pista é enfeite. Esse infeliz passou em alta velocidade mesmo com carros de um lado e outro da estrada, parados, piscando, para alertar; cones no caminho - há mais ou menos 30 metros de onde o caminhão estava parado; e ele acelera, como se nada estivesse chamando sua atenção, como se aqueles sinais de alertas não lhe dissessem nada. E, bem provável não dissesse mesmo, para entender os sinais você precisa saber que aquilo é um sinal... Muita gente acha, como falou Alexandre Garcia, certa vez, que dirigir é como ter um ventilador: você liga e ele funciona. Pois, sim, esse infeliz avançou e levou o tio de minha amiga pela frente, quando começava a retirar os cones... Dias depois, o assassino estava livre e o tio da minha amiga, enterrado. 

Até quando essa falta de consciência? Não adianta pedir rigor, apenas, nas punições - para mim, acidente de trânsito, se comprovado que foi imprudência do motorista, afinal, existem muitos pedestres imprudentes, também... - é preciso consciência. Fiança é dinheiro; dinheiro, quem não tem, arranja, dá-se um jeito e paga: livre! Só que existem situações irreversíveis. Uma vida não volta após tirada, por exemplo. Será que é preciso esperar por políticas públicas? E a responsabilidade de cada um, fica onde? Falta educação de base. Falta bom caráter nas pessoas. Falta consciência de que cada ato reflete uma consequência. A impunidade não era para ser medo de pagar fiança, deve haver auto-consciência, gente!

Fica aqui meu humilde manifesto! Tomo susto diariamente nas ruas. Por pouco ia sendo atropelada com meu filho, atravessando a rua, porque uma criatura doida entrou em alta, numa rua tranquila e na contramão... ainda me olhou de cara feia, como quem queria ter a pista livre para ele voar, no mínimo. E é assim, eu estava errada por estar certa: olhei um lado e outro da rua - sim, costumo olhar os dois lados, mesmo em pista de sentido único - e não vinha carro, até esse louco surgir. Minha única reação foi puxar meu filho e gritar com o sacana que seguiu em alta e sumiu. Quem nunca passou por isso? E no carro? Quantos sustos? Até quando?

Pela paz no trânsito, antes, paz individual! Se cada um organizar seu tempo, sair com tempo para deslocamento e imprevistos, sem pressa, sem deixar para sair em cima da hora... pode ajudar. 

Bom, essa é a hora de se tentar mudar essa realidade: agora! Uma mudança em atitudes pessoais pode ajudar e muito! Converse com pessoas que agem dessa maneira. Mostrem vídeos de acidentes. Recorrer sempre ao bom senso que existe dentro de todo ser humano. Vamos ver se assim a gente muda alguma coisa!

Pela paz no trânsito! Pela paz em si! Pela PAZ!

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails