sexta-feira, 30 de abril de 2010

QUAL O TAMANHO DA MINHA FORÇA INTERIOR?


Quantas vezes já nos deparamos com pessoas que superam/superaram seus maiores - e, porque não, os menores, também... - desafios e percebemos que a "salvação" foi a busca e aceitação da "força interior"?

Hoje, assistindo ao final da novela das oito - "Viver a Vida" - escutei a frase: "NOSSA FORÇA INTERIOR É MUITO MAIOR DO QUE A GENTE PENSA" e foi o que desencadeou esse post. Me tocou. Essas coisas não têm explicação racional... a gente até tenta explicar, mas, no que tange emoção e "força interior", somos semi-analfabetos... a razão, por mais importante que seja, ela pondera, mas, não gera a emoção. Através da razão, até podemos mudar um pensamento e, assim, transformar uma emoção... mas, não gera. Apenas, me tocou.

A gente fala tanto em "força interior" e só a acionamos num momento de necessidade de resgate, após uma dor real significativa. Cada um recorre a ela como pode. Mas, de acordo com minha experiência de superação diária, sinto que essa força quer sair, mas, ela vem com a força da transformação. Aí, muita gente freia e desacelera... fiz muito isso: desacelerei a força da "força interior". Ela é muito poderosa e é real, mas, destrói tudo o que não é base edificante... o que é vazio, fraco, desnecessário... cai. Essa queda, gera dor, através de sentimentos que nunca nos ajudam a crescer e romper com a situação, que são as dores geradas por raiva, mágoa, orgulho, vaidade, ressentimento... a "força interior" passa destruindo tudo isso. Quantos de nós está disposto e, o quanto estamos dispostos, a mudar e melhorar, de verdade? A "força interior" traz a cura de verdade. Até onde estamos dispostos a deixar "sangrar" para deixar ir e sarar? Estamos dispostos a pagar o preço da liberdade?

O que me veio, em forma de reflexão, foi que somos tão moldados a viver o externo e cultuar a supremacia da superficialidade que, engessados nesse processo, desaprendemos - em alguns casos, nunca aprendemos... -  a andar pelas trilhas da felicidade verdadeira. Estamos tão voltados para fora e em constante apego a busca da "força exterior" que, só em pensar na "força interior" "cansa"... ou, dói tanto que mais fácil nem triscar... Mas, se se trata de uma dor que vai curar a dor que já sentimos e, muitas vezes, que já nos acostumamos como parte de nosso dia a dia, é uma dor necessária... penso eu. Quando sentimos uma dor física, corremos ao médico, fazemos exames em busca de um diagnóstico e de remédio, para tratar o problema, certo?! Raramente, buscamos descobrir o que desencadeou essa dor e se é real... somatizamos tanto que é difícil tomar consciência do que estamos sentindo. Por que não buscamos aceitar e permitir a "força interior" nos curar de nós mesmos? Dizem que chega um momento em que cada um vai despertar e se lançar na busca pelo próprio cescimento pessoal. Amém! Poderíamos nos auto-examinar - ops! uma explicação que me ocorreu: não falo aqui para deixar de procurar um médico, hein?! Apenas me apoderei  de uma situação comum  e corriqueira, para fazer a metáfora... que fique claro, beleza?! - voltando: - e nos conhecer melhor, essa é a parte inicial de liberar a nossa força verdadeira: a "força interior".

Não precisamos esperar uma dor insuportável para rompermos com a realidade superficial que vivemos e deixarmos fluir a nossa "força interior". Para mim, é através dela que Deus se manifesta em essência. Em nossa essência. Por isso essa força é tão temida. Tememos a libertação pelo amor. Tememos tanto o amor que nem sabemos conceituá-lo e vivê-lo. Vivemos teorizando - cada um tem sua teoria - e nos permitindo viver esse quase-amor que nos acomodamos... Para quê mais? Nos acomodamos a tão pouco. Certo? Errado? Vai saber.

O fato é que a tal "força interior" não é teoria, só existe na prática e, quando a chamamos, ela vem em diversas intensidades. É tão perfeita e sábia que vem do tamanho que suportamos, aos poucos... se permitirmos, ela explode e aí, só alegria! Se acionarmos o freio/limitação ela para e fica em stand by até acontecer o seguinte: ou a gente se conscientiza e deixa ela agir e fazer toda limpeza, ou, ela vai sair de qualquer jeito. Mas, quando a acionamos uma vez, ela não retroage... não apaga mais. A gente pode "achar" que não suporta, mas, que ela vem, ela vem!

Bom lembrar que toda árvore frondosa foi uma semente que precisou ser regada e teve seu tempo de germinar e crescer. A depender de como regamos, colheremos. Tudo parte daquela "forcinha interior" da pequena semente. Mas, só parte dali. Todo o processo exige muito mais entrega e dedicação, cuidado, zelo, trabalho, respeito... tempo. Para brotar, tempo. O que abrimos antes do tempo não brotou, foi "brotado". Algo antecipou o processo... desrespeitando o tempo mestre. O tempo nos dá tempo para escolher. Ele respeita, mas, também, tem seu tempo... e, age! No tempo certo.

Dizem que todos nós temos uma "força interior" de tamanho incalculável e infinita. A gente nem sabe mensurar o pouco que nos acomodamos, imagine algo incalculável e infinito?! Ah, para quê mensurar? O ideal é sentir. Não, ainda não permiti que toda minha "força interior" saia... como falei, ela é sábia... está fazendo meu trabalho de base. Depois, sim, correr para o abraço. Mas, só de sentí-la agir, ainda que "aos poucos" - para mim, racionalmente, mensuro como "aos poucos"... - faz uma grande diferença. Sabe quando abrimos uma página da internet e vem a mensagem: "página em construção"?! Pois é, "Pat em construção, eternamente". De repente, a gente abre o site e lá está ele, novo, reformulado, prático, funcional e lindo! - vamos considerar os que alcançam esse patamar, tá?! risos.

Parabéns! Um dia você, eu, todos e cada um de nós, há de despertar e descobrir que somos humanos, portanto, capazes de uma infinidade de coisas, até mesmo, nos melhorar!

Será que estamos dispostos a viver nossa "força interior"? Será que estamos dispostos a sermos nós mesmo, algum dia, de verdade?!

"NOSSA FORÇA INTERIOR É MUITO MAIOR DO QUE A GENTE PENSA".

Isso porque a gente "pensa"  demais...


VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESTE MUNDO!!!

Pat Lins.

sábado, 24 de abril de 2010

"BAIANIDADE" - por Morgana Gazel



Baianidade
                        
Meu passo é leve
quase uma dança
Minha voz é mansa
Berimbau, capoeira
samba sapateado, axé
herança rítmica
dos ancestrais
Rezo a Deus Pai, aos orixás
Senhor do Bonfim, candomblé
Segunda a sexta trabalho sério
Oxente, ocê duvida? Venha ver!
Escritório, comércio, construção
Sou funcionário, chefe, peão
Domingo, praia, festa de largo
Cachorro quente, acarajé, picolé
Sou eu quem faz
Quem vai querer?
Minha palavra é fácil
Faço cordel, poesia
E se me der na telha
vou à terra alheia
como o Águia de Haia
ensinar, manhoso, artes de lá
Se duvidar, venha à Bahia
me conhecer
Baianidade é mistério
É saber sobreviver

                           MORGANA GAZEL


Mais uma poesia selecionado pela CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores, da grande escritora e poetisa, Morgana Gazel.

Como Mogana já faz parte de mnha vida e nos tornamos grandes amigas, sempre haverá um espaço para divulgar seus textos, dando a honra de quem por aqui passar, ler um pouco do seu trabalho.

Tem muito mais em seu site (http://www.morganagazel.recantodasletras.com.br/) e em seus livros.

Pat Lins.

terça-feira, 20 de abril de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

O PODER DA FÉ E DA ORAÇÃO



Gente, mais do que nunca, vamos nos entregar ao movimento

VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESTE MUNDO!

Vamos  nos entregar a oração pura, aquela que vem do nosso âmago, pedindo por paz, amor e orientação divina para todos e cada um de nós. Para toda a TERRA!

É só olhar e ver que o Planeta pede socorro. É muito evidente que é fase de mudança. Não sei de verdade o que isso quer dizer - e até sinto frio na barriga - mas, Deus sabe o que faz!

Hora de quebrar as barreiras do ceticismo e da incredulidade, causados pela exigência racional excessiva do mundo capitalista, e buscarmos o verdadeiro equilíbrio: precisamos do dinheiro para pagar e comprar bens materiais; precisamos de entrega e busca de paz verdadeira, amor, honestidade, sinceridade e fé em algo Superior, que eu conheço como Deus.

Hora de dedicarmos alguns instantes do nosso dia para uma prece, uma oração, um pedido aos céus.

Hora de verbalizarmos, ainda que sozinhos - ou, aparentemente sozinhos - em casa, no trabalho... que desejamos sim, receber a Luz vinda dos Céus e que Deus nos capacite a sentir sua presença, tocando nossos corações e mentes, para que saibamos vibrar com nossas emoções e discernir com nossa razão. Tudo equilibrado, porque Deus age aí, no equilíbrio, na harmonia.

Vamos implorar ao Pai e aos Anjos Celestes que venham em nosso favor, nos guiar e engrandecer.

Desejo e imploro ao Pai, neste instante, que a PAZ esteja em cada um de nós! Vamos nos dar as mãos e orarmos juntos!

Que o Pai nosso que está nos Céus nos conduza, abrindo e tocando nossos corações, nossas mentes, nossas vidas!

Paz, luz, amor - entregue-se a o que há de melhor em si!!! Oremos! Deixemos a fé brotar e crescer em nossos corações e mentes!

Deus abençoe a cada um e todos nós!!!

São os sinceros desejos de

Pat Lins.

VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESTE MUNDO!


sábado, 17 de abril de 2010

A ESPERA DO "INESPERADO"


Às vezes, tudo o que se espera é que o
"inesperado" aconteça...
mesmo sabendo que o "inesperado"
é aquilo que desejamos...

Pat Lins

REAÇÕES NATURAIS


Nossa, parece mesmo que o mundo está acabando!

Na verdade, vejo que é a Natureza reagindo. A quê? A nós.

As cenas são tristes e chocantes. O caos está instalado em cada canto da cidade. Pior que quem menos tem, mais perde...

Uma coisa que aparecia bastante nas imagens era muito LIXO nas ruas. Eu sei que o sistema de coleta é precário, mas, a gente tem nossa cota de colaboração. Existe uma falta de educação "natural" no povo brasileiro. A gente espera tudo do governo. Lógico que os governantes precisam assumir suas responsabilidades. Só que a gente também tem DEVER. Muitos bueiros estavam tapados pelo lixo jogado nas ruas...

A natureza chora e pede socorro. A poluição afeta tudo. O desequilíbrio é uma questão de falta de educação ecológica. Está na hora de repensarmos  nossas ações. O que compramos e levamos para casa? Que quantidade de lixo produzimos? Separamos o lixo? Infelizmente, essas atitudes isoladas não  vão mudar muita coisa, mas, se cada um começar a fazer em vez de repetir: "do que adianta, eu vou fazer sozinho", a gente pode começar alguma coisa. E, alguma coisa melhor.

Outra coisa, nesse caso, para os nossos "políticos"... as propostas de revitalizações e urbanizações de praças e parques são muito bonitinhas, mas, na prática, cabe um estudo mais apurado. E, vamos vendo aí. Quantas obras mal feitas estamos vendo? Onde está a eficácia? Tudo maquete para agradar aos olhos de quem passa... É! Cuidado em quem vamos votar. Não vamos nos deixar levar por "beleza"... igual a bêbado e mulher feia: a cachaça passa! Vamos exigir de seja lá quem esteja no poder, que cumpra com a obrigação de cuidar, zelar e melhorar nossa Cidade, Estado e País. Isso não é favor, é obrigação!

PAZ PARA O PLANETA!

Pat Lins.

sábado, 10 de abril de 2010

MORGANA GAZEL NA "TV PELÔ"



Link no toutube:
http://www.youtube.com/user/NMNGazel#p/a/u/0/ZCLFMAAmYQg 

Sou super-fã dessa mulher. Tive a honra de conhecê-la e tê-la como amiga. Sua história de vida é uma história que daria um livro de superação e possibilidades, fantástico. Li seu primeiro livro: "Enseada do Segredo" e caí ainda mais admirada! Uma leitura leve, direta e limpa. História muito bem amarrada. Fora o conteúdo instigante e surpreendente.

Assista no youtube e divulgue esse vídeo, para que a imprensa dê o espaço merecido para essa escritora talentosíssima!

Pat Lins.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails