sábado, 17 de outubro de 2009

SABEDORIA, FÉ e PRÁTICA


"Sabedoria é conhecimento e transformação"

(Paulo Coelho)


Eis o que penso e busco:


conhecimento / informação / compreensão +

transformação / prática / atitude =

crescimento / evolução / viver em harmonia


Do que adianta conhecer e não praticar? Buscar sem aceitar o que encontra? Enxergar. Querer ver! Por que buscamos tantos "por quês"? Por quê? É tão difícil apenas compreender que por mais que busquemos, muita coisa, talvez, nunca compreendamos, mas, num esforço de continuar seguindo o caminho e com fé, descubramos que toda a vida é um mistério simples. E enxergar e valorizar o simples, em meio a um mundo de complicações é muito mais difícil.


Conheço gente que fala tanto em amor, em Deus - inclusive eu - e depois, está "falando" - e, normalmente: mal - do outro; executando o preconceito, a falta de respeito, a incompreensão... Ora, se Jesus perdoava e sabia lidar com as diferenças, por que nós, não seguimos Seus passos? Tão fácil falar em fé, orar com fervor, mas, na hora de sair da teoria para a prática parece que são dois caminhos distintos... o crescimento é para todos. Ninguém é melhor do que ninguém. Compreender o que a Bíblia retrata é sentir o que está escrito e não interpretar... a Bíblia vem de uma época que desconhecemos, de fato, os costumes e cultura. Temos uma noção pelo que nos passam. A escrita, por si só, foi muito mexida... traduções requerem interpretações pessoais... o que passa pelo subjetivo humano é humano... portanto, viver é muito mais do que apenas ler e "interpretar" é sentir e praticar o bem, pela essência do bem. Bom, não vou entrar nesse tema, iria escrever muito... risos. Cabe a cada um de nós vigiar nossos pensamentos e refazê-los, sempre para o bem.


Fé é muito mais que dizer que tem, é praticar! Uma sabedoria onde você pode não conhecer, de fato, tudo, mas, ainda assim, acreditar e transformar!!! Conhecer o que não se explica é aceitar que tudo é possível, sem críticas e compreender que não somos os detentores da razão. Fé é ir além de si e de nossas limitações "intelectuais". Fé é surpreender, principalmente, a nossa "inteligência" com a aceitação do inexplicável como real!!!


"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2:26)


Penso que eu pergunto muito e escuto muito pouco as respostas. Muitas delas chegam antes das perguntas, mas, raramente escuto... A simplicidade nos cega... é tão simples, que torna-se inacreditável. Estamos condicionados a buscar o desafio no que é difícil, complicado... o que é fácil, simples é para quem não tem "capacidade" ou "inteligência"... ENGANO!!! Enxergar, valorizar e simplificar é SABEDORIA, é TRANSFORMAÇÃO. Muitas realidades já são tão pesadas e ruins por si só, que mergulhar na dor e lá ficar parece o único caminho, quando parece ser difícil, mas, não é, SIMPLIFICAR: deixar a dor passar!!! Não falo em negar a existência, mas, aceitar e permitir que vá. Transformar em algo que passa!


A verdadeira força da sabedoria está em aceitar mais - mesmo que não concorde... mas, vale a reflexão - e lutar menos pelo que não vale a pena. Vamos lutar pelo que é preciso e urgente: CRESCER! A fé é isso: mesmo sem saber "como" nem "porquê" acreditar que tem o dedo do Criador em tudo. Eu sempre converso com Ele e me abro: "posso não compreender seus desígnios, seus planos para cada um de nós, mas, acredito que o Senhor tenha um e cá estou, fazendo a minha parte e no aguardo." Um dia, tudo acontece! Aliás, a todo instante, TUDO ESTÁ ACONTECENDO!!! É como disse Regina Brett, em suas "45 lições de vida" (postei seu texto mais abaixo - dia 02 de outubro de 2009) e sua primeira lição: "a vida não é justa, mas ainda é boa". Eu colocaria que aparentemente, a vida não é justa, mas, ainda assim, podemos ver que é boa!


"E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como." (Marcos 4:26 -27)


Muita coisa não está em nossas mãos, mas, o que está, cabe a nós realizar. Se estamos sem força, basta pedir que o Pai ajuda. Mas, nada Ele pode fazer se eu não permitir! Até Ele respeita nossa liberdade de escolha!!! Saber pedir e saber receber é acreditar.


Precisamos deixar UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESSE MUNDO!!!
Pat Lins.

sábado, 10 de outubro de 2009

A CULPA É SUA...

Afinal de contas, quando algo "errado" acontece em nossas vidas, a culpa é sempre do "outro"?

Se a mulher está gorda, a culpa é do marido, que a leva para "jantar", todo final de semana... - risos.


"É você que me impede de crescer..."

Se um marido engorda, é porque a mulher quer "prender" pelo estômago... se ele emagrece, é porque a esposa "deve ser péssima na cozinha, que deixa o coitado 'maltratado'"...

Pior é escutar isso e achar normal. Pior, muito pior, é falarmos isso e acharmos normal. Muito pior é pensar assim e achar normal. Pior é viver e se acomodar a essa "fuga" de si e achar normal!!! Normal????

É, penso que tenho razão em estar me buscando para ser, cada dia, mais "anormal". Eu quero me entregar à loucura, isso sim. À loucura saudável de ser feliz e romper com essas "normalidades" e "permissividades".

A "sociedade" tem culpa da nossa infelicidade; o "mundo" é o culpado dos nossos medos, porque o "mundo" está muito violento... E a gente, tem culpa de quê?

É tanta culpa, tanto medo... que precisamos "jogar" em alguém ou algum lugar e continuar a fugir de nós mesmos. Lógico, ao parar para se auto-buscar, se auto-conhecer, a ter consciência de nossos atos e suas consequências... para quem vamos apontar o "dedão"? Ao percebermos que não precisávamos ter perdido tempo culpando e sim, compreendendo e solucionando, muito peso e desgaste pode ser evitado, diminuído, transformado... enfim, podemos ver que não precisamos carregar tanto e olhar para frente é aqui e agora!


Hoje, posso fazer algo melhor. Posso romper com esse "peso", essa "culpa" - seja a si ou ao outro... - e, hoje, optar por fazer algo de bom. Posso me perdoar hoje, perdoar A, B ou C hoje e "tocar" meu caminho em prol da felicidade!

Em muitos casos, o "outro" tem "culpa", nos faz mal... mas, não podemos permitir que esses acontecimentos se eternizem, ou, comandem nossas vidas. A responsabilidade de escolher o que fazer é nossa! Podemos arranjar mil "desculpas" e/ou nos "acomodarmos" a viver como vítimas, mas, chega uma hora que basta.


Nada é fácil... mas, viver sendo vítima é fácil? Viver sofrendo... é fácil? Tomar decisões é difícil, mas, um dia, precisamos compreender que desejar ser feliz é querer ser feliz.

O exercício do perdão começa perdoando a nós mesmos: "engordei muito, mas, preciso me esforçar para emagrecer" além de assumir a responsabilidade pela própria vida, não lida com "culpa" e sim com solução. O próximo passo, após a compreensão,após a CONSCIÊNCIA, é se perguntar COMO: "como faço para emagrecer da maneira mais saudável e equilibrada?" Daí para frente, é só crescer. É andar na vertical da evolução como ser humano! Cada pequena atitude ajuda.

Vamos nos curar de nossas "normalidades", isso faz mal! Que seja "normal" fazer e viver o bem, perdoar, amar. Tirando a alienação, que seja "normal" ser positivo, ou melhor, optar por um ângulo positivo, mesmo que a situação seja desagradável - mas, assumir que a situação é desagradável, por si só, porém, eu não quero afundar nela... como sair dela em paz?

Se cada um fizer sua parte, o "normal" será ser livre, sem medo de ser feliz! Isso: o "normal" há de ser SER FELIZ!!! Chega de hipocrisia! Vamos respeitar mais! Façamos um esforço. Nos policiemos, nos vigiemos em nosso pensamentos. Vamos parar de "achar", de "apontar" as falhas alheias - lembrar: sem alienação... admitir e querer mudar é ser positivo, e não se manter num estado de alienação de positividade e "culpar" o mundo por ter caído no abismo a sua frente, e você não viu, porque estava nos positivismo alienante... este cega.


Lembrar: COMPREENSÃO e CONSCIÊNCIA são LUZ!!!

Em vez de apontar o "dedão" para o outro, apontemos para cima: ESTOU AQUI E QUERO, FELICIDADE, LEMBRAR QUE ESTOU AQUI! QUERO ME LEMBRAR QUE EU POSSO E MEREÇO SER FELIZ!!! - lembrar disso todo dia!

A culpa sempre é dos outros, quando não assumimos a responsabilidade de nossos atos.

Está em nossas mãos:



VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES NESSE MUNDO!!!


E, definitivamente, parar de culpar A, B ou C pela nossa infelicidade! Vamos buscar, no dia-a-dia, pequenas atitudes para alimentarmos nossa felicidade!

Pat Lins.


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

LUTAR...


Lutar é nunca desistir!

Lutar é sempre persistir!

Lutar é ACREDITAR QUE É POSSÍVEL MUDAR!!!


Pat Lins.




segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BLOG DE CARA NOVA!!!

O blog está de cara nova, para celebrar mais um dia como todos os outros! Todo dia é dia de mudar! De "repaginar"!!!

Não precisamos abrir o casulo... ele abre sozinho, na hora certa!!! Estou no porcesso. Desistir de ser feliz? Nunca! Jamais! Sempre é dia de querer ser felizzzz!!!

Por isso, dei uma mudada aqui no visual! Só para me - e/ou "nos" - lembrar que a qualquer hora, a qualquer momento, algo acontece!!!


Vamos deixar um mundo melhor para os nossos filhos e filhos melhores nesse mundo!!!



Pat Lins.


sábado, 3 de outubro de 2009

NÃO SEI SE VOU OU SE FICO...


Você já escutou frases do tipo: "ah, isso é um desafio para ver se você persiste..." ?


E: "ah, isso é um aviso para você desistir... não insista..."?


E aí?! Já se sentiu como a velha máxima do "axé music" - risos -: "não sei se vou ou se fico"?


Eu também! Me sinto assim direto... porque sempre vem uma frase pronta dessas nas horas em que você menos precisa - hahahaha. Às vezes, me deparo com situações onde insisto e nada sai... e me pergunto: "qual dessas frases escuto para me sentir estimulada ou, no mínimo, consolada...?", por isso que escrevi "ACONTECE..." (desça mais um pouquinho, que poderá me dar a honra de sua leitura), porque, de fato, sempre algo acontece, mas, muitas vezes, não sai como gostaríamos e uma dessas frases idiota (ou não) vem para nos atormentar e gerar peso, culpa...

Quando li o texto "45 lições de vida", por Regina Brett, li a segunda "lição" e bateu com o que acredito, que é a maneira como reajo, hoje em dia: "quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo." Tenho registrado, sempre, aqui no blog, que minha alegria tem sido as pequenas vitórias que venho alcançando em meu dia-a-dia. Pequenas atitudes fazem grandes mudanças, é como me falo.


Estou apredendo e colocando em prática - como esforço, mesmo... um exercício - a parar, respirar fundo e dar um passo atrás, antes de reagir ou agir por impulso. Têm horas que precisamos parar e têm horas que precisamos avançar. Como saber a atitude certa, na hora certa? Não se sabe, apenas, ACONTECE.


O que converso comigo, para não cair nas malhas da "culpa" e da "auto-punição" reflito: "toda decisão que tomei, foi baseada no presente, na situação vigente, calculando os menores 'riscos' para o 'futuro', com base nesse presente". Verdade, não tem como a gente tomar decisões, que influenciarão o amanhã, com base no amanhã. Se a decisão de hoje, amanhã a gente constatar que estava "errada", refaça o pensamento e vá em frente. Primeiro, não estava "errado", você não sabia do "amanhã", apenas do "hoje", e, naquele "hoje", você fez o melhor que pôde fazer, então, perdoe-se/perdoe, até chegar a um ponto de nem se culpar ou culpar a outro... repita: "fiz o melhor que pude fazer, com base no que tinha, naquele instante" e, daí para frente, se abra para refazer sua trajetória, mudar o presente e continuar vivendo e mudando. Claro que têm coisas que se "quebram" e não há remendo, mas, há reconstrução... mesmo que não seja como era antes, mas, se é como se é agora e vai em frente, dando os passos necessários, sem "viagens".


Sempre ACONTECE algo. Sempre podemos dar uma ajuda a nós mesmos, pelo nosso próprio bem! Isso é crescer. Quem disse que crescer é fazer 18 anos? Crescer é todo dia. Quanta gente chega aos 80, 90, 100... anos e continua ranzinza, mesquinho, ambicioso, presunçoso, rancoroso... continuam "pequenos". Pequenos como pessoas.



Meu grande amigo Geraldo, uma pessoa incrível, humano e incrível (risos) - digo que quero ser parecida com ele, quando "crescer", ou seja, romper com o peso extra que tanto faço questão de carregar... dar valor e força às possibilidades... - disse uma coisa interessantíssima: "nossa educação é voltada para o mundo externo. Sempre somos educados para fora..." e é ou não é?! Nosso mundo interior, nós, deveria ser a base inicial. Firmarmos base sólida em nós mesmos, como seres humanos, pessoas em potencial e aprenderíamos, desde cedo, que tudo é possível, sim, porque nós somos seres possíveis. Assim, pararíamos de criticar a tal "sociedade" - como venho sempre me questionando aqui, em alguns textos: quem é essa tal "sociedade" que tanto leva a culpa por nossas próprias falhas?... - a vida, ao universo, a Deus, ao "mundo", a "humanidade"... sim, nós somos a humanidade, alguém lembra disso?


"A humanidade está perdida" = "eu estou perdida", já que, assim como f(x)=y - Marquinhos, essa equação é em sua homenagem, ainda publico seu poema aqui - "humanidade perdida" = "eu perdido": NÓS SOMOS A HUMANIDADE; EU sou parte dela... e aí?! Gente, está mais do que na hora de reconstruirmos nossos pensamentos para salvar a humanidade, que somos nós mesmos!!!



Pequenas atitudes, grandes mudanças! Cada um fazendo sua parte, gera um parte grande de boas mudanças. Vamos continuar esperando pelo outro? "Se fulano melhorar, aí eu acredito que a 'humanidade' tem salvação" é isso?! E a nossa parte. E o EU, o indivíduo que cada um de nós É? Estamos isentos de mudar ou melhorar, por quê? Você é melhor do que eu? Eu sou melhor do que você? Quem, como, onde, quando, por quê? Ah, para isso cabe uma bela expressão baiana: "aooonnnnnddddeeee?!" - kkkkkkkk - é ou não é?!


Por isso, toda vez que eu fico nesse impasse, simplesmente me permito. Como diz minha amiga Noemia: "Aceite que você agiu assim. Aceite que você pode errar..." e aceite que você pode mudar! Consertar, se for o caso e se for importante - tem coisas que pedem conserto, né verdade?! E, ter a oportunidade de consertar é um gesto nobre e lindo! Abrace a oportunidade de SEMPRE FAZER O SEU MELHOR, mesmo que tenha que dar um passo atrás, reconhecer uma falha, "dar o braço a torcer"... enfim, seja aquilo que seu coração tanto implora e a gente se esforça para não ser, por um orgulho bobo e furado; uma vaidade desmedida; uma armadura pesada de "porreta" que usa para "se proteger" - na maioria das vezes, se proteger de si mesmo, jogando a imagem de que é em alguém... inocente... risos.


Bom, a vida é isso: NÓS COMO RESPONSÁVEIS POR NOSSAS AÇÕES e POR NOSSA FELICIDADE!!!E Deus, acima de tudo isso!!!


VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES PARA ESSE MUNDO!!!


Quando estiver vivendo o embate do "não sei se vou ou se fico", respire lenta e profundamente; dê um pequeno passo; abra seu coração; faça com amor e com a melhor intensão - melhor de verdade, viu, nada de demagogia... palavrinhas mansas e falsidade incutida não vale... é sinceridade e honestidade no que se sente e se quer fazer - e sempre, sempre saiba que sua base é o hoje, amanhã, é outro dia e sempre é dia de recomeçar! Perdoe-se por suas falhas e aceite que sim, VOCÊ É HUMANO!!! - isso pode ser bom ou ruim, depende de cada um de nós!!! Nada disso é fácil, mas, é perfeitamente, POSSÍVEL!!!


Pat Lins.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

45 LIÇÕES DE VIDA - Por Regina Brett



ESCRITO POR REGINA BRETT.

"Para celebrar o envelhecer, uma vez eu escrevi 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais requisitada que eu já escrevi. Meu taxímetro chegou aos 50 em agosto, então, aqui está a coluna, mais uma vez:


1. A vida não é justa, mas ainda é boa.


2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.


3. A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.


4. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.


5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.


6. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde para discordar.


7. Chore com alguém. É mais curador do que chorar sozinho.


8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele agüenta.


9. Poupe para a aposentadoria, começando com seu primeiro salário.


10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão.


11. Sele a paz com seu passado, para que ele não estrague seu presente.


12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.


13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que se trata a jornada deles.


14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.


15 Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.


16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.


17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.


18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.


19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.


20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite "não" como resposta.


21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.


22. Se prepare bastante; depois, se deixe levar pela maré...


23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.


24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.


25. Ninguém é responsável pela sua felicidade, além de você.


26. Encare cada "chamado" desastre com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?


27. Sempre escolha a vida.


28. Perdoe tudo de todos.


29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.


30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo.


31. Indepedentemente de a situação ser boa ou ruim, irá mudar.


32. Não se leve tão a sério. Ninguém mais leva...


33. Acredite em milagres.


34. Deus te ama por causa de quem Ele é, não pelo que vc fez ou deixou de fazer.


35. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela agora.


36. Envelhecer é melhor do que morrer jovem.


37. Seus filhos só têm uma infância.


38. Tudo o que realmente importa, no final, é que você amou.


39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares.


40. Se todos jogássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos os de todo mundo, pegaríamos os nossos de volta.


41. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.


42. O melhor está por vir.


43. Não importa como vc se sinta, levante, se vista e apareça.


44. Produza.


45. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente "




Amei!


Espero que você também tire proveito!!!


Pat Lins.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails