terça-feira, 29 de setembro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
ACONTECE...

Eu não sei se as coisas ACONTECEM por acaso. Se ACONTECEM porque têm que acontecer. Se está escrito nas estrelas. Se Deus quer que ACONTEÇA assim, ou assado... Se só ACONTECE situação resultado de nossas ações. Se "isso só ACONTECE comigo"... o fato é que SEMPRE ACONTECE algo. SEMPRE outro algo poderia ter ACONTECIDO diferente, mas, não ACONTECEU e o que ACONTECEU... ACONTECEU!
Como não sabemos o que FAZ as coisas ACONTECEREM como ACONTECEM, mesmo que creditemos a Deus, ao Universo, ao acaso, julguemos não merecer tal ACONTECIMENTO, optemos por ver sempre de um ângulo (ver o post "ÂNGULOS E VERDADES", mais abaixo) que nos ajude a superar, mudar, transformar ou lembrar da melhor maneira possível. Sempre ACONTECE algo possível! Se TUDO É POSSÍVEL, É POSSÍVEL QUE ALGO MELHOR ACONTEÇA, SE A GENTE FIZER E QUISER QUE ALGO MELHOR ACONTEÇA!!! Será?! Talvez! Possivelmente, algo ACONTECE MELHOR, SE ASSIM O FIZERMOS SER! A gente tem o poder de ESCOLHER como RECEBER o que ACONTECE com a gente.
A qualquer hora, a qualquer instante, qualquer coisa pode ACONTECER, tudo pode ACONTECER e nada ACONTECE para sempre. Então, que hoje seja sempre um ACONTECIMENTO novo e melhor. A festa não é só no apartamento do vizinho. Se ficarmos esperando ACONTECIMENTOS, algo vai ACONTECER, óbvio, mas, não necessariamente o que QUEREMOS, ou COMO QUEREMOS... nós precisamos fazer nosso melhor, sempre! (ver post "MASSACRANTE FELICIDADE DOS OUTROS", de Martha Medeiros, que publiquei aqui no Blog - vai ali no cantinho da tela, onde tem TODOS OS TEXTOS AQUI, dentro de 2009, clica em ABRIL e procura o título).
Façamos nosso melhor diante de qualquer ACONTECIMENTO. Ah, nosso melhor não é fingir: é QUERER FAZER E VIVER O MELHOR, DA MELHOR MANEIRA!!! Isso é o que venho me esforçando para ACONTECER em minha vida. Não tenho o controle do que PODE ACONTECER - ou tenho... ACONTECE... refazendo a frase: POSSO NÃO SABER SE SÓ DEPENDE DE MIM FAZER ALGO ACONTECER... estamos e vivemos todos tão interligados... ações, reações... interferências... cruzamentos... tudo é tão POSSÍVEL de ser ou não ser... sei lá! - risos - mas, POSSO, no mínimo, ter o controle de COMO ENCARO O QUE ACONTECE.
Exercitando diante de cada ACONTECIMENTO. Podemos fazer ACONTECER algo legal, nem que seja romper a rotina, dar uma risada da própria "merda"... Eu estou aprendendo e me esforçando a crescer dentro, imersa e submersa na dificuldade, optando por continuar acreditando que algo MELHOR VAI ACONTECER... sei lá, tanta coisa ACONTECE, a todo instante que, vai que ACONTEÇA a qualquer momento?! - risos.
O importante é fazer nosso melhor e resolver tudo aqui e agora! (vide VAMOS RESOLVER TUDO AQUI E AGORA, logo aqui abaixo) Essa fórmula sempre dá certo seja lá qual for o ACONTECIMENTO. ACONTECE... Se "o trem que chega, é o mesmo trem da partida", num mesmo ACONTECIMENTO, outros diversos vêm juntos: POSSIBILIDADES!!! ESCOLHAS!!! MOVIMENTO!!! FÉ!!! ESPERANÇA!!! ACREDITAR!!! Quantos trens chegam na plataforma da vida?
Pois é, a cada dia podemos DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES PARA ESSE MUNDO!!! ISSO PODE ACONTECER.
É, ACONTECE... SEMPRE ALGO ACONTECE.
Pat Lins.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
VAMOS RESOLVER TUDO AQUI E AGORA

A gente tem uma baita mania de deixar tudo para depois... daí, o depois chega, passa, vai e outro depois chega, passa, vai... e a gente continua, até uma dia que nosso "tempo" chega, passa e vai... Ops! Já foi de novo! - risos.
Eu estava conversando, ontem, com uma grande e nova amiga, Cris, sobre essa questão de guardarmos tanto rancor, acumularmos tantos problemas e, ainda, creditarmos mérito à quantidade de problemas acumulados - quanto mais e maiores os problemas, mais "importantes" queremos parecer ser. E ela me disse uma coisa muito interessante: "o problema é de cada um, então, quem tem que sofrer é cada um o seu e buscar soluções. Essa coisa de sofrer pelo filho, pela mãe, pelo marido, pela esposa... não ajuda a ninguém. Podemos ser solidários, mas, o sofrimento é individual. Deixa o filho, a mãe, o pai... seja lá quem for, sofrer o sofrimento dele em 'paz'. É um processo individual. Já não basta cada um ter que aprender com os seus próprios problemas, a gente ainda aumenta esse peso para a gente e para eles?!..." Ajudar a buscar a solução é uma coisa, mas, se fechar no sofrimento do outro, ambos afundam. E a gente aaammmaaa viver assim. Você já teve a impressão de que tem gente que coleciona problemas, como se fosse um combustível? - ah, quem tiver oportunidade, leia o livro "O colecionador de segredos", é lindo e fala sobre isso de uma maneira tão linda. Tem gente que se não tiver um probleminha no dia, inventa.
É quase "cultural" procuramos problema: destruimos o planeta, depois, reclamamos que o "tempo tá doido"... uma hora chuva, outra sol escaldante... Por que é tão mais fácil cedermos ao peso do problema, jogarmos a "culpa" em algo ou alguém, do que nos entregarmos e abrirmos para a solução, para a libertação? Como fazer para mudar essa realidade? Quem disse que não existe uma boa fórmula? Existe, sim: conscientização! Precisamos tomar consciência de nós mesmos. Mergulharmos em um mundo que pouco exploramos: nós mesmos!!! Somos um infinito de opção e espaço. Podemos nos melhorar a cada dia e a cada dia, ter mais a melhorar - o contrário, infelizmente, também... podemos ser piores a cada dia e a cada dia, piorar mais...
Precisamos optar. Diariamente eu faço opção em ser feliz, em estar aberta para o, por enquanto, ainda árduo exercício do perdão. Os problemas chegam sempre e com uma velocidade incrível, mas, a cada dia que vamos optando por ver o outro lado, mudar o ângulo, a gente vê que o tempo segue, meu bem... risos - lembra do post "Ângulos e Verdades", de 31/08/2009? Desça mais que chega lá - risos. Escolher mesmo e falar em voz alta, para si: só tenho duas opções: cair no problema e ficar remoendo a dor, me aprisionando, me afundando... ou me abir e assumir uma postura mais otimista, sem alienação, claro, através da consciência de que tudo passa e passa mesmo, encarar a realidade e sorrir, para atrair para dentro a força e energia de um sorriso, de uma ação do bem; dar uma respirada e ir em frente, buscar solução e depois, deixar passar. Liberar. Abrir espaço para mais. Problema ocupa espaço em demasia e ama se enraizar, se a gente deixar. Alguns são tão espalhados e abusados que se misturam com outros, só para ir além e ter mais um "bocadinho" de espaço para ele imperar... cara de pau, né?! Pior que a gente deixa e ele vai. Depois, ficamos sem saber onde tudo começou... cristalizados lá, naquele ponto tão bem escondido, o ponto de origem, que o acesso é doloroso.
Deixar passar... xiiii!!! Tem gente, assim como eu, que a-do-ra ficar preso a dor, ao passado, ao "problema da vez" e deixar passar parece um desaforo. Fora o argumento básico: "é, para você é mais fácil, queria ver se você vivesse o que eu vivo..." Vixe, já repeti tanto essa frase. Meu lema agora é resolver e respirar - o poder dos R´s. Ah, respirar é tudo de bom! Não, não é a respiração fraca do dia-a-dia e da afobação, mas, a respiração que começa do umbigo e sobe até o peito, enchendo os pulmões e oxigenando legal o cérebro, trazendo energia e relax, mas, acima de tudo, nos trazendo para o foco e depois, deixa sair, expirar, liberando o stress junto: "xô problema". Fácil? Depende... inúmeros fatores podem dificultar e um só pode facilitar... vai depender de cada um. Não, não muda a realidade como um passe de mágica, mas, é como e o que eu digo sempre a mim mesma: trata-se de um passo para a mágica transformação. Eu faço de uma maneira bem infantil e simples, falo alto, para mim: "vai passar" e me conscientizo que passa, mesmo que dure na realidade... mas, eu quero encarar e viver de maneira leve e diferente. Aos poucos, vou abrindo espaço para o momento, para o presente e o "depois" é futuro, ainda que seja dali a um segundo, pode ser diferente e melhor, depende de como eu conduzo o instante de adversidade. Choro, xingo, dou murro na mesa, bato e castigo uma almofada... extravaso a raiva, que é uma emoção reativa, rápida, porém, momentânea, ela surge e eu deixo ela chegar, para que saia de dentro de mim e vá embora. Leve o tempo que for necessário: na hora; um dia; uma semana... para passar.
Enquanto conversávamos - eu e Cris - trocávamos ótimas receitas - igual a quem troca receita de bolo... só que nós estávamos falando sobre a massa humana, sobre nós como ingredientes desse delicioso bolo "ser humano" que somos... - e ela me trouxe outro pensamento que ela apreendeu: "o que tiver de resolver, resolvamos aqui e agora. Não vou deixar nada para depois... nunca sei quando vou morrer, então, sempre é hora de resolver, porque eu não quero que minha última lembrança seja de dor, tristeza ou problema. Quando discuto com meus filhos, por exemplo, a gente leva até o fim e resolve tudo ali, bota tudo para fora. E nenhum de nós sai antes de trocarmos sinceros e desejosos abraços, com força. Eu falo para eles que a raiva, a explosão são normais, mas, é para passar, é momentâneo. A solução tem que ser para sempre. Se eu morrer depois, nada ficou 'pendente'..." Eu achei isso "maaaaassa", velho! Depois que se morre, haja lamentação de: "como eu queria ter tido só mais alguns instantes com fulano para pedir perdão, para dizer que era importante para mim..." aí, minha gente: E-R-A! E rê a rá... FOI! Tchummmmmm, já era!
O estar bem deve ser sempre! - até quando se está mal - e é normal estar mal, só não é normal, viver mal: de mal com a vida; com os filhos; com os pais; com o vizinho chato; com o chefe turrão... galera, nós também somos defeitos e qualidades, exatamente como a quem julgamos... de fato, não podemos, nem temos esse poder, de mudar o pensamento do outro - vide post "NOSSO MELHOR A CADA DIA", de 19/09/2009,logo aqui abaixo - mas, podemos ser, no geral, algo melhor do que pior... já falei em vários outros textos, porque penso assim, que todo mundo é defeito e qualidade, mas, como queremos ser? Mais defeitos ou mais qualidades?
Importante frisar: ninguém deixa de ser ou ter sido chato, só porque nós mudamos a maneira de lidar com isso. Gente! Hello! Sem alienação, tá?! Tipo quando uma pessoa morre e depois, ninguém "ousa" falar em seus defeitos, por respeito ao defunto... precisamos romper essa outra barreira aí: a de reconhecer e admitir a realidade. Ver de outro ângulo não muda o que existe, só muda como nós lidamos com essa realidade.Nada impede que com essa estratégia, mudemos a realidade, também. Ao menos, dentro de nós, ela muda. Já se deu conta de que a raiva consome a nós mesmos? A gente sente dor, pressão no peito, desgaste... bem que diz aquele ditado: "a raiva é um veneno que a gente toma, pensando em destruir outro", em outras palavras: BURRICE! Viver de raiva e com raiva é burrice! É auto-destruição. Uma pessoa que conheci, uma senhora muito legal e atenada com o melhora da vida que Deus nos dá, disse: "se uma pessoa te pede, por exemplo, R$ 500,00 emprestado, para te pagar em um mês e você empresta, depois, essa pessoa começa a te enrolar e some do mapa... você vai viver com toda a raiva e a pessoa curtiu e nem se abala com sua dor... não chega nada para ela..." é verdade!
É a mesma história de "entrar pela outra porta", quando alguém estaciona o carro colado com o seu e você não consegue entrar pela porta do motorista... vai ficar bradando ao vento ou entrar pela outra porta e seguir seu caminho? Fazendo nossa parte pelo nosso bem, a gente vive bem. Não estou dizendo que precisemos ser bobos ou ingênuos, tá?! Mas, precisamos desligar a tomada do que nos faz mal. É errado e injusto a pessoa pegar dinheir emprestado e não pagar; estacionar colado com o carro do lado - independente de quem seja o carro... existe delimitação, marcação para a vaga... para que desrespeitar... mas, aí, será um tema para outro post - mas, precisamos ser práticos e tocarmos nossas vidas. Deixa que a própria vida ensinará essas pessoas. Lembremos-nos sempre: "não posso mudar a maneira de ser do outro. Somente a minha!".
Tudo que fazemos, sofremos as consequencias boas ou ruins... quem pega emprestado e não paga, um dia terá que prestar contas... ninguém vive impune para sempre. Mas, como vamos lidar com essas adversidades é que é a questão: agora, se a solução for parar e deixar o tempo passar, páre e deixe. Viver sempre com a raiva vai trazer seu dinheiro de volta? Vai tirar o carro que está colado com o seu? Vai colocar o leite derramado de volta e intacto ao vaso? Vamos lá! Resolver é questão de praticidade - até parece que eu sou prática assim... - risos - mas, estou praticando a cada dia, eis a diferença. O não ser hoje, se toamada a consciência, passa ser agora.
Então, mais um exercício para nossa mudança diária: "VAMOS RESOLVER TUDO AQUI E AGORA!" Porém, muito mais importante lembrar: RESOLVER, é diferente de piorar!!! RESOLVER = SOLUCIONAR. Não, não deixo de reconhecer que existe cansaço, farqueza... obstáculos mil, mas, apenas páro para refletir e, à medida que for me conscientizando de mim, colocar em prática como uma ação natural, forte em si mesma.
Para mim, todo movimento em prol de minha transformação constante e para sempre - sempre teremos algo a melhorar ou transformar em melhor... como queira - gera e fortalece meu movimento interno e externo de lembrar a mim e a você:
VAMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E FILHOS MELHORES PARA ESSE MUNDO!!!
Nós somos filhos desse mundo, do Pai, do Criador e deixar um mundo melhor hoje, é deixar um mundo melhor amanhã. Deixar e/ou sermor filhos melhores hoje, seremos um resultados melhor para o mundo hoje e, lógico, amanhã. Tudo interfere em tudo; tudo influencia é influenciado... e por aí vai. Por onde queremos começar, seguir e continuar?
Portanto, VAMOS RESOLVER TUDO AQUI E AGORA, sempre!!! O tempo passa, mas, sempre é agora. E, agora, sempre é tempo de começar uma mudança em busca do seu melhor!
Muita paz, equilíbrio, luz, vida... Deus em sua vida!
Pat Lins.
sábado, 19 de setembro de 2009
NOSSO MELHOR A CADA DIA

A gente não pode controlar os pensamentos e atitudes dos outros, portanto, cuidemos dos nossos! Que sejam os melhores.
Tenho aprendido que não dá para perder tempo "imaginando" o que o outro pode estar pensando ao meu respeito...
Façamos nosso melhor, a cada dia, e tudo ficará sempre bem. Se o outro não compreender, é um porcesso dele, não meu. Não posso mudar as pessoas, apenas a mim mesma!
Se cada um se dispuser a dar o seu melhor a cada dia, a cada dia teremos sempre o melhor de cada um!!!
Volto a repetir: vamos deixar um mundo melhor para os nossos filhos e filhos melhores para nosso mundo, através de pequenas mudanças diárias e contínuas atitudes de bondade, carinho, amor, verdade...
Pat Lins.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
"GUERREIROS SÃO PESSOAS..."
domingo, 6 de setembro de 2009
sábado, 5 de setembro de 2009
O QUE É BOM É PARA SER REVIVIDO!

Gente, é tão bom rever, reencontrar, estar com bons, velhos e eternos amigos!
Sabe, a falta de contato pode afastar as pessoas, mas, essa ausência dá uma saudade... e saudade é para isso, para maaaaatttaaarrrrmos ela, com as pessoas que nos fizeram/fazem bem!
Existe coisa melhor do que reviver, no presente, lembranças boas do passado? Juntos já fizemos planos para o futuro. Agora, relembramos o passado, no presente.
Sabe, a falta de contato pode afastar as pessoas, mas, essa ausência dá uma saudade... e saudade é para isso, para maaaaatttaaarrrrmos ela, com as pessoas que nos fizeram/fazem bem!
Existe coisa melhor do que reviver, no presente, lembranças boas do passado? Juntos já fizemos planos para o futuro. Agora, relembramos o passado, no presente.
Foi ótimo revê-los, amigos!
Pat Lins.
Assinar:
Postagens (Atom)

